História pernambucana em debate na Livraria Cultura nesta terça (25), com entrada franca



Os principais fatos da história pernambucana nos séculos 16 e 17 serão debatidos pelo escritor e jornalista Paulo Santos de Oliveira e o historiador José Luciano Cerqueira na próxima terça-feira (25), às 19h, na Livraria Cultura do Paço Alfândega, no Bairro do Recife. O evento, aberto ao público, conta com apoio da Associação Centro Vivo e do Museu da Cidade do Recife.

Paulo e José Luciano são autores da Coleção Pernambuco Libertário, que narra os episódios dos séculos 16 e 17 sob o ponto de vista dos protagonistas da história, acompanhados de análises. Os textos são leves para atrair leitores de todas as idades. O projeto pretende ajudar na popularização da história pernambucana. O objetivo é tornar personagens como Gervásio Pires, Cruz Cabugá e o Padre Roma, por exemplo, vivas recordações. As três publicações da coleção têm 19,5 x 21 cm e cerca de 60 páginas.

O primeiro livro, intitulado “A guerra velha contra Holanda”, traz a passagem dos holandeses pelo Estado, na primeira das suas etapas: a resistência luso-brasileira, de 1630 a 1637. Quem descreve são os portugueses Matias e Duarte de Albuquerque, o napolitano João Vicente Bagnuolo, o polonês Cristovão Arciszewski e do brasileiro Calabar.

A segunda é "No tempo de Maurício", que trata do governo de João Maurício de Nassau no Recife, mostrando as inovações na política e na arte, fundando a Mauriceia, mas também a forma com que foi o maior traficante de escravos no mundo. Esses fatos são reconstituídos sob a ótica do próprio Nassau, do seu secretário, o judeu Gaspar Dias, do índio Felipe Camarão e do frade cronista Manoel Calado do Salvador.

"A Restauração Pernambucana", terceiro livro, aborda a guerra de expulsão dos flamengos, travada pelos pernambucanos em nome da pátria portuguesa e da religião católica e movida pelos interesses econômicos e políticos dos senhores de engenhos. A narração é segundo as visões do negociante João Fernandes Vieira, do militar e político André Vidal de Negreiros, do valente soldado Henrique Dias, do general alemão Von Schkoppe e de Ana Paes.

A coleção tem produção da Associação Centro Vivo Recife, do Museu da Cidade do Recife e da Associação dos Amigos do Museu, com apoio da Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil. Mais informações sobre o projeto no site www.pelibertario.com.br.

Serviço:
História de Pernambuco em debate
Terça-feira, às 19h, na Livraria do Paço Alfândega
Entrada gratuita
Mais informações no site: www.pelibertario.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banda Som de Vinil inicia a programação de novembro do Taca Mais Música

Autor pernambucano Samuel Santos lança livro infantojuvenil Maria Preta pela Região Metropolitana do Recife, em novembro

Últimos dias da exposição Casa Habitada, dos fotógrafos Ulisses Moura, Dhyego Lima e Nivaldo Carvalho