Sesc Casa Amarela realiza VII Mostra Capiba de Teatro

Berceuse. Foto: Divulgação
A Mostra Capiba de Teatro, promovida pelo Sesc Casa Amarela, inicia sua sétima edição entre 5 e 14 de dezembro. O projeto tem como objetivo tornar a cultura do teatro cada vez mais forte em Pernambuco, oferecendo ao público uma programação com espetáculos e oficinas de teatro.

Nesta quinta-feira (5), a Mostra abre sua programação com o espetáculo “Tragédia no Mar: O Navio Negreiro” de Carlos Ferreira (PE), que aborda nome e a obra do poeta romântico baiano Castro Alves (1847-1871), ferrenho defensor da liberdade do povo negro. Durante todo o período serão encenados nove espetáculos de companhias do Recife, Olinda, Caruaru e São Paulo, que vagam por diversos gêneros teatrais.

Também serão oferecidas duas oficinas realizadas no período de 5 a 7 de dezembro, para jovens a partir de 16 anos. Intitulada como “Iniciação à Comédia – Teoria e Prática”, a oficina oferece por meio de duas linhas de ação, proporcionar uma compreensão dos princípios básicos da criação cômica do ator. O encontro será ministrado por Douglas Novales do grupo “Os Geraldos” de Campinas (São Paulo). A outra oficina tem como tema “Introdução ao Sistema de Stanislavski”, e busca apresentar princípios para o trabalho do ator oriundos do Sistema de Stanislavski, com referência também nos trabalhos de Eugênio Kusnet e Michael Chekhov. A oficina será ministrada por Carolina Delduque, também do Grupo “Os Geraldos” de Campinas (SP).

A entrada dos espetáculos é de R$ 5 para comerciários e dependentes e R$ 10 para o público em geral. Confira a programação no www.sescpe.com.br/capiba.


Palavra da Sombra. Marcos Costa. Foto: Divulgação
Serviço:
VII Mostra Capiba de Teatro | V Mostra Casa de Mamulengo
Local: Sesc Casa Amarela (Av. Prof.º José dos Anjos, 1190, Mangabeira)
Período: De 5 a 14 de dezembro
Entrada R$ 5 para comerciários e dependentes e R$ 10 para o público em geral
Informações: (81) 3267-4410

Programação VII Mostra Capiba de Teatro
De 5 a 14 de dezembro de 2013 | Sesc Casa Amarela

5/12 | Tragédia no Mar: O Navio Negreiro | Carlos Ferrera | Recife (PE)
Duração: 50min
Classificação etária: 12 anos
O espetáculo nasceu como uma iniciativa de comemoração aos 125 anos de abolição da escravatura no Brasil, exaltando o nome e a obra do poeta romântico baiano Castro Alves (1847-1871), ferrenho defensor da liberdade do povo negro.
Apoiando-se nas imagens e trilhas dadas pelo próprio texto, em seu imenso repertório de palavras e significados filosóficos, históricos, antropológicos e sociais, assume o tom performativo, extrapolando os limites da linguagem literária, lançando mão dos recursos da música e da atuação teatral.

Ficha Técnica:
Direcionamento Cênico: Sebastião Simão Filho;
Carlos Ferrera: Atuação, Direção Musical, Composição, Figurino e Iluminação;
Leonnardo Melo: Direção Musical, Composição e Violão;
Thiago Fournier: Contrabaixo acústico;
Tomás Melo: Percussão;
Operação de Luz: Fábio Calamy;
Fotos: Júlio Morais

A arte de trepar. Foto: Divulgação
06/12 | Lições de Abismo | Grupo Tempo | São Paulo (SP)
Duração: 60min
Classificação etária: 14 anos

O romance Lições de Abismo começa quando um professor descobre que está gravemente enfermo. Ele então se recolhe em casa para olhar para a vida vivida e refletir sobre a morte que se apresenta. Em nossa adaptação o professor transforma-se em ator. Ao contrário do intelectual que encontra em casa a cela monástica para a derradeira meditação, o artista volta-se para o palco. Porque é ali onde ele interroga a vida. A sua e a de todos.

Ficha Técnica:
Direção: Mario Santana
Assistência de direção: Fernando Weffort
Cenotécnica: Wellington Moricone
Fotografia: Daniela Elias e Wellington Moricone
Produção: Grupo Tempo
Coordenação de Produção: Dora Cohen
Adaptação do texto: Roberto Mallet
Texto original: Gustavo Corção
Atuação: Roberto Mallet

07/12 | Auto-escola de arte dramática Gregório | Grupo Tempo | São Paulo (SP)
Duração: 70min
Classificação etária: 14 anos

Comédia que, através do jogo clownesco e do tema do próprio teatro, coloca cada um de nós diante da questão: “qual o sentido da minhas ações, a cada movimento?” Em uma aula aberta sobre teatro, Gregório, um clown bastante diferente da figura lírica a que estamos mais acostumados, diverte ensinando. Descendente dos bufões, bobos e menestréis medievais, ele reflete sobre o teatro e sobre sua própria condição; é uma máscara que tem consciência de ter sido criada por um ator e pertencer a um mundo ficcional, lembrando sob     este aspecto o universo de muitos textos de Pirandelo.

Ficha Técnica:
Direção: Mario Santana
Roteiro: Mario Santana e Roberto Mallet
Fotografia: Daniela Elias e Mario Santana
Atuação: Roberto Mallet

08/12 | Tu Sois de Onde? | Grupo Peleja | Olinda (PE)
Duração: 45min
Classificação etária: 14 anos

Tu sois de onde? De quem? De coisas te atravessam? Que lugares? Que pessoas? Na busca de respostas para estas indagações o intérprete mergulha no quintal de suas memórias afetivas. Trazendo para a cena ferramentas corporais       diversas e uma mescla de linguagens, o espetáculo evidencia como fio condutor o convívio com os caboclos-de-lança da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Neste trabalho, Lineu Gabriel assume seu olhar estrangeiro e investe no potencial de ma dança tradicional para tratar de um tema universal: a constante busca de si.

Ficha técnica:
Direção: Ana Cristina Colla (Lume Teatro)
Concepção e interpretação: Lineu Gabriel
Assistência de direção: Tainá Barreto e Helder Vasconcelos
Trilha sonora original: Cláudio Rabeca e João Arruda
Orientação em Maracatu de Baque Solto: Aguinaldo Roberto da Silva
Desenho de Luz e Cenário: Eduardo Albergaria
Direção de Arte e Figurino: Fabiana Pirro | Assistente: Joana Liberal
Design: Iara Sales
Fotografia: Renata Pires
Produção: Grupo Peleja
                 
                 
09/12 | Palavra da Sombra | Recife (PE)
Duração: 60min
Classificação etária: 14 anos

Resultado de pesquisa a respeito do Mito do Minotauro e seu labirinto, cria associações a partir do tema, refletindo sobre a idéia de vagar sem achar saída e de sentir-se encarcerado mesmo que na própria casa. O texto produzido ao longo da pesquisa explora essas associações e traça analogias entre          o Minotauro e Hamlet, entre Ariadne e Ofélia, entre as muitas formas de contar e recontar o estado de procurar incessantemente algo que nos escapa.

Ficha Técnica:
Texto, direção e figurinos: Anamaria Sobral Costa
Interpretação, maquiagem e produção: Márcio Carneiro
Direção de produção: Ana Paula Sá
Cenografia: Rinaldo Silva
Iluminação: Cleison Ramos
Direção de música e som: Arnando Lobo
Preparação corporal: Murilo Freire
Sonoplastia: Diogo Lopes
Confecção de figurinos: Xuxu
Programação visual: Açony Santos
Assistente de arte: Natália Araújo
Marcenaria: Gerson Vítor
Realização: Márcio Carneiro e Anamaria Sobral Costa

10/12 | Frei Molambo | Naldo Produções | Caruaru (PE)
Duração: 60min
Classificação etária: 12 anos

Frei Molambo, um valaleiro bíblico, mítico, decide sair mundo a fora pregando e ensinado aos povos as profecias bíblicas, atraindo para si multidões. Como Homem ameaça e suplica. Assim faz acordo com seu anjo protetor que para cada erro cometido em sua jornada, dará um rasgão em sua roupa.
Fustigando fraquezas alheias e erros da igreja se debatera impiedosamente, rasgando-se, até encontrar um ser misterioso que o transformará e o tornará humilde, divinamente humano, ou... humanamente divino.

Ficha técnica:
Texto: Lourdes Ramalho
Direção: Severino Florêncio
Elenco: Naldo Venâncio
Figurino: Nildo Garbo
Iluminação: Ednilson Leite
Sonoplastia: Mayllson Ricardo
Composição das músicas: Edson Pedro
Cenário: Severino Florêncio
Produção: Naldo Venâncio
                 
11/12 | Berceuse –|d’Improvizzo Gang | Recife (PE)
Duração: 40min
Classificação etária: 14 anos

Algumas paredes e janelas. Uma mulher solitária. Uma cadeira de balanço. Esses são os elementos que vão conduzir a cena de uma mulher à procura de alguém por trás das janelas e paredes que a cercam. Essa mulher, sem nome e já sem esperança, vestida do seu mais belo vestido preto, senta-se em sua     cadeira de balanço e espera seu fim. A Cia. de Teatro e Dança Pós-Contemporânea d’Improvizzo Gang traz Berceuse, um espetáculo de dança-teatro, baseado no texto de Samuel Becktt, com versão de Paulo Michelotto.
       
Ficha técnica:
Criação e encenação: Paulo Michelotto e Pollyanna Monteiro
Performance: Pollyanna Monteiro
Trilha Musical: Paulo Michelotto e o público
Iluminação: Paulo Michelotto e Cleison Ramos
Cenário: Paulo Michelotto
Figurino e maquiagem: Paulo Michelotto e Pollyanna Monteiro
Produção: Cia. de Teatro e Dança Pós-Contemporânea d’Improvizzo Gang
       
12 e 13/12 | Réquiem Para Um Rapaz Triste e Cerimônia do Adeus | Rodolfo Lima | São Paulo (SP)
Duração: 90min
Classificação etária: 16 anos

Alice, a personagem interpretada, nasceu numa adaptação de contos do autor gaúcho Caio Fernando Abrei em meados de 1999. Numa imersão no universo feminino, o ator exorciza seus fantasmas e lubrifica suas esperanças junto ao público em função dos dramas expostos em cena. Já em Cerimônia do Adeus, construído especialmente para a comemoração dos dez anos do Réquiem, volta a mulher amargurada, lúcida, capaz de rir – com dor – de si mesma, abandonada pela expectativa de um amor.
Alice nos ensina que apesar de tudo, devemos dizer sim, querer sins, continuar dizendo sins. Que assim seja.

Ficha Técnica:
Réquiem Para Um Rapaz Triste
Adaptação e interpretação: Rodolfo Lima
Direção: Ivania Davi
Cerimônia do Adeus
Adaptação, direção e interpretação: Rodolfo Lima
Produção local: Rodrigo Dourado
                 
14/12 | A Arte de Trepar | Pharkas Serthanejas | Recife (PE)
Duração: 60min
Classificação etária: 16 anos

"A Arte de Trepar" é uma comédia interpretada por Augusta Ferraz, que analisa sem preconceito a importância da sexualidade vivida com prazer, sem tabus e em harmonia entre os variados sexos. Escrita pelos italianos Franca Rame, uma das principais figuras femininas do teatro italiano, Jacopo Fo e Dario Fo, Prémio Nobel de Dramaturgia, "A Arte de Trepar" desmistifica tabus e alerta      para a incapacidade da sociedade e das famílias em dar respostas à curiosidades e ansiedades sobre a sexualidade.
Composta por vários monólogos, a peça passeia entre temas como Adão e Eva, a primeira relação sexual na Terra, O Aborto,  A Menstruação, A          Virgindade, Lição de Orgasmo bem como outros problemas reais, muitas vezes sérios, que são abordados com um sorriso nos lábios e recebidos pelo público com sonoras gargalhadas. A força temática, aliada à pertinência e actualidade do    texto, de "A Arte de Trepar" convida a falar de sexo de forma divertida, desassombrada e serena marcando o regresso de Augusta Ferraz aos palcos com um novo espetáculo.

Ficha técnica:      
Dramaturgia: Franca Rame, Jacoppo e Dario Fo
Traduções do italiano e espanhol para o português/ Interprete/ Produção: Augusta Ferraz
Assistente de produção imagens fixas e sem movimento: Alcides Ferraz
Realização: Pharckas Sethanejaz                 

AÇÕES EDUCATIVAS

Oficinas:
01. Iniciação à Comédia – Teoria e Prática – Douglas Novaes – Os Geraldos – Campinas – SP

A oficina pretende, por meio de duas linhas de ação, proporcionar uma compreensão dos princípios básicos da criação cômica do ator. O eixo prático, desenvolvido por meio de realização de exercícios de jogos, tem como fundamento o trabalho com a improvisação, que será apresentada como um potente recurso para a criação poética e instrumento fundamental para a ação cômica do ator. De modo complementar, a fim de oferecer orientação e inspiração para a criação, no viés teórico da oficina, serão apresentados vídeos dos principais cômicos modernos e contemporâneos do cinema, bem como dos principais palhaços do circo. Com o intuito de iluminar a conexão entre teoria e prática, a apresentação dos vídeos será permeada pela explanação das principais teorias do cômico, de Platão a Aristóteles aos teóricos contemporâneos.

02. Introdução ao Sistema de Stanislavski – Carolina Delduque – Os Geraldos – Campinas – SP

A oficina tem o intuito de apresentar princípios para o trabalho do ator oriundos do Sistema de Stanislavski, com referência também nos trabalhos de Eugênio Kusnet e Michael Chekhov. Serão abordados os conceitos de ação, objetivo, circunstancias propostas, percepção, conflito, memóira e tempo-ritmo. As aulas serão práticas com exercícios e improvisações a partir da interação desses conceitos com a utilização de textos do dramaturgo Anton Tchekhov como pano de fundo para experimentação dos procedimentos de criação da cena.
       
As oficinas acontecem de 05 a 07 de dezembro, das 14h às 18h.
Vagas: 15 (por oficina)
Faixa etária: A partir de 16 anos.


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