Prefeitura comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos

Em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvito Social e Direitos Humanos promoverá a I Jornada Municipal de Direitos Humanos. Inscrita no programa Direitos Humanos nos Bairros, cujo objetivo é levar ações afirmativas de promoção e defesa dos direitos da população recifense aos bairros com maiores índices de violência, a jornada acontece até o dia 10 de dezembro, de maneira descentralizada, nas seis RPAs do município.

Segundo a secretária-executiva de Direitos Humanos, Elizabete Godinho, a Jornada Municipal representa o compromisso da gestão pública de garantir e efetivar os direitos básicos das pessoas, conforme a Política de Direitos Humanos do município. “Ela tem a dimensão de manifestação desse compromisso e de fortalecer a Política Estadual, porque se inserere em um contexto maior, o da Jornada Estadual de Direito Humanos, e representa a consonância do compromisso com a institucionalização desses direitos”, disse. Esse ano, ambas as edições (municipal e estadual) acontecerão de maneira conjunta, no mesmo período.

A secretaria formou parceria com mais seis secretarias municipais; a de Saúde, de Educação, da Mulher, de Mobilidade e Controle Urbano, de Segurança Urbana e a de Juventude e Qualificação Profissional. Órgãos estaduais e federais, como o Ministério Público de Pernambuco, a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Celpe, Senac, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Ministério da Cultura também vão participar do evento.

Seis feiras (uma em cada RPA) estarão disponibilizando, em dias diferentes, retirada de documentos (CPF, carteira de trabalho e certidão de nascimento), atendimento jurídico, inscrição e cadastro em programas Federais (Bolsa Família, Pronatec, Seguro Desemprego, etc) e atividades lúdicas e culturais. O espaço das feiras também será aproveitado como meio de divulgação das campanhas de direitos humanos promovidas e/ou apoiadas pela PCR contra a homofobia, a exploração sexual, o racismo, pelo respeito às Pessoas com Deficiência (PcD), contra a violência contra a mulher, pelos cuidados à saúde do idoso, pela educação no trânsito e muitas outras.

Além das feiras de direitos humanos, a programação da I Jmdh está repleta de ações espalhadas pela cidade. Serão palestras, oficinas, seminários, rodas de diálogo, mostra de cinema, exposição, cursos de formação, shows culturais, passeio ciclístico, etc. A abertura do evento acontece no primeiro dia da Jornada, durante a Feira de Direitos Humanos da RPA1, na Academia da Cidade de Santo Amaro. Já o encerramento oficial será durante o show de atrações culturais, na Praça do Arsenal, a partir das 20h, no próximo dia 6.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recife terá quatro representantes no Parapan de Jovens, no Chile

“Gongada Drag” volta ao Recife com show inédito dia 6 de novembro

Em homenagem à COP 30, Secretaria de Turismo do Recife promove trilha na Mata da Guabiraba