Abertas as inscrições para o Concurso de Agremiações Carnavalescas

Troca de Urso. Foto: Marcos Pastich/Prefeitura do Recife
A Prefeitura do Recife abriu o período de inscrições para o Concurso de Agremiações Carnavalescas 2014. Os grupos interessados em fazer parte do desfile competitivo, no Carnaval do próximo ano, devem se inscrever até o dia 13 de dezembro, nos dias úteis, das 10h às 16h, no Núcleo de Cultura Cidadã, que fica na Casa 39, do Pátio de São Pedro, bairro de São José.

O Concurso tem por finalidade incentivar as agremiações e valorizar as manifestações culturais do Carnaval do Recife. Para participar o grupo deve se inscrever em uma das 11 modalidades que fazem a festa de momo da cidade, são elas: Troças Carnavalescas, Clubes de Frevo, Clubes de Boneco, Blocos de Pau e Corda, Maracatus de Baque Solto, Maracatus de Baque Virado, Caboclinhos, Tribos de Índios, Bois de Carnaval, Ursos (La Ursa) e Escolas de Samba.

O regulamento prevê 71 agremiações no Grupo Especial, 73 no Grupo 1, 80 no Grupo 2, e 76 no Grupo de Acesso. Em cada grupo serão escolhidas as três melhores de cada modalidade. Os prêmios totalizam R$ 730.500. As Agremiações Carnavalescas inscritas se apresentarão nos locais definidos pela Coordenação do Concurso, em dia e hora estabelecidos através de sorteio. Os locais dos desfiles serão na Avenida Dantas Barreto, o Grupo Especial, e nos bairros de Água Fria, Várzea e Torrões, respectivamente, os Grupos 1, 2 e de Acesso.

Durante os desfiles serão avaliados itens como coreografia, conjunto, empolgação e evolução. Cada modalidade terá itens de desempate específicos, de acordo com a modalidade. Por exemplo, enquanto que para os Maracatus de Baque Virado serão elementos de desempate os batuqueiros, as damas do paço, a corte e as fantasias, para as Troças Carnavalescas serão levados em consideração o conjunto e a empolgação, a coreografia e a evolução, e os passistas. O resultado do Concurso será conhecido em ato público, a ser realizado no dia 6 de março de 2014. 

O regulamento pode ser retirado no Núcleo de Cultura Cidadã. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio dos telefones 3355-4551 e 3355-4601.

Confira abaixo a documentação necessária para efetuar as inscrições:

I – Certidão Resumida da Associação, emitida pelo Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas, da qual constem a composição da Diretoria, a data da eleição e o prazo do mandato, devidamente registrados;
II – Comprovante de inscrição e de situação apta no CNPJ;
III – Cópias do RG, CPF e comprovante de residência do seu Presidente ou representante legal;
IV – Cópia do cartão de conta bancária de titularidade da Agremiação ou de seu Presidente, Tesoureiro ou representante legal, para fins de transferência dos valores relativos à verba de Apoio Financeiro e à Premiação.

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