Palestras do Curso de Cinema Experimental da Fundação Joaquim Nabuco
Dando
continuidade a programação da COART, no ano de 2013, o curso de cinema
experimental promovido pela B³ com o apoio da Diretoria de Memória, Educação,
Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco, através da aprovação do projeto pelo
edital do Funcultura, que chamaremos de O Tempo das Imagens e se constituirá de
13 palestras de 2 a 3 horas cada (19-22h) nas quais o cineasta e ensaista Yann
Beauvais irá desenvolver temas sobre a imagem em movimento.
O
título O Tempo das Imagens refere-se a uma exposição consagrada ao trabalho do
cineasta Malcolm Le Grice para quem a prática do cinema ultrapassa o uso
clássico do cinema do divertimento. Temas frequentes na escrita do autor, serão
ampliados para pensar as imagens como modalidade da duração, abrindo uma
pluralidade de possibilidades para um fazer diferente.
A
sexta palestra acontece na Sala João Cardoso Ayres, na FUNDAJ - Derby e tem
como título:
A
influência de Guy Debord no cinema experimental e na vídeoarte.
30
de julho 2013 - 19h
A
influência de Guy Debord no cinema experimental e na vídeoarte.
O
cinema de Guy Debord era desconhecido para a maioria, até a publicação dos seus
DVDs oficiais em 2005. A sua influência encontra-se, desde a publicação da
Sociedade do Espetáculo, em 1967, nos filmes situacionistas de Jorgen Thorsen,
René Vienet até filmes mais recentes de Graig Baldwin, Keith Sanborn...
06
de agosto 2013 - 19h
O
cinema das ruínas: arquivos e desmaterializações
A
questão da matéria do cinema desde a sua morte anunciada voltou com muita força
para alguns cineastas que se mobilizaram para trabalhar a partir deste
desaparecimento do "médium". O desaparecimento pode vir da idade da
película ou pode ser provocado pelo artista. Aqui a fascinação pelas texturas e
materialidades junta-se à nostalgia de um tempo, à uma estética que manifesta o
interesse pelo afastamento, às ruínas...
10
de setembro 2013 - 19h
Daniel
Eisenberg e a produção do sentido da história a partir de Displaced Person
No
filme Displaced Person,1954, Daniel Esisenberg, trabalha, a partir de curtos
loopings de um filme de Marcel Ophuls, o horror incompreensível da realidade
hitleriana, articulando-o a dois regimes sonoros distintos, um quarteto de
Beethoven e uma conferência de Lévi-Strauss. A história, a memória, o trauma, o
urbanismo contemporâneo em suas representações e a questão das mídias e seus
efeitos são os sujeitos do cinema de Daniel Eisenberg.
17
de setembro 2013 - 19h
New
Queer, Cinema e AIDS
No
fim dos anos 70, o cinema estrutural foi criticado pelas feministas e pelos
gays por ter excluído o corpo no cinema. A noção do prazer volta como uma
reivindicação. A erupção da Aids amplia esta mudança, transformando uma
militância que desenvolveu simultaneamente a política com o prazer sexual.
1º
de outubro 2013 - 19h
Pós-colonial
ou a escritura das diferenças: Trinh-minh-ha, Fiona Tan, Chen Chieh-jen
Filmar
os outros. Filmar como um outro, mostrar a sua alteridade e suas diferenças
fora dos olhares do mundo ocidental. Filmar perto e não como, não para os
outros, mais de perto. Como estabelecer outras palavras, outras imagens fora do
exotismo e do paternalismo? A erupção de cinematografias diferentes quebram o
monopólio do sentido único.
15
de outubro 2013 - 19h
José
Agrippino de Paula
Nasceu
em 1937, e morreu em 2007. Dramaturgo, cineasta e músico, José Agrippino de
Paula é conhecido como escritor de Lugar Comum e Panamérica, considerada por
Caetano Veloso a obra fundamental do Tropicalismo. Em 69, ele fez Hitler 3°
Mundo, um dos filmes mais radicais do cinema brasileiro e que foi mostrado no
Brasil somente depois 1982. Em 2010 sua obra foi contextualizada em um ciclo no
Centre Pompidou, Paris.
05
de novembro 2013 - 19h
Do
fotográfico ao gráfico, o cinema recriado.
Com
o uso generalizado dos computadores a dimensão gráfica do cinema, que foi
desqualificada por muito tempo por causa da importância do mimetismo
fotográfico, impôs-se no cinema contemporâneo como uma alternativa onde o
tratamento domina o sentido. Através de exemplos encontrados no cinema
experimental e na videoarte vamos fazer uma pequena arqueologia das mudanças do
cinema.
Sobre
Yann Beauvais :
Co-fundador
de B³ - bcúbico- (2011), é cineasta, critico e curador independente.
Francês,
atualmente vive e trabalha em Recife e já realizou mais de 50 filmes e
instalações filmes e vídeos. Conduziu intervenções em diferentes universidades
e escolas de artes desde os 80’ e foi responsável pela organização de livros e
catálogos Malcolm Le Grice, Les presses du Réel, Dijon 2013, Paul Sharits, Les
presses du Réel. Recentemente escreve sobre o cinema e vídeo arte
contemporânea: Su Friedrich, eRikm, Oskar Fischinger, VALIE EXPORT, Mark
Morrisroe e Guy Debord.
OBS:
Pedimos aos participantes já inscritos, confirmação da sua presença e se
desejam continuar no curso.
Curso
de Cinema Experimental: O tempo das Imagens
Sala
João Cardoso Ayres
Horário:
19h às 22h
Fundação
Joaquim Nabuco
Rua
Henrique Dias, n° 609 – Derby
Gratuito
Informações:
3073-6691 / 3073-6692
www.fundaj.gov.br
/ artes@fundaj.gov.br
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