GAJOP promove Seminário Mediação de Conflitos, Direitos Humanos e Acesso à Justiça


O GAJOP - Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares promove nesta quinta-feira (18), o Seminário Mediação de Conflitos, Direitos Humanos e Acesso à Justiça. O evento acontece das 9h às 17h, no Auditório G1 do Bloco G/UNICAP (pela manhã) e no Auditório do CCT do Bloco D/UNICAP (à tarde), no Recife, Pernambuco. O Seminário será um fórum privilegiado de intercâmbio de experiências e difusão do conhecimento. Para cumprir este objetivo, os palestrantes convidados são especialistas na temática de acesso à justiça, métodos não violentos de resolução de conflitos na perspectiva dos direitos humanos.

Para palestrar sobre o tema “Métodos não-violentos de resolução de conflitos: pensando o ser e o conviver em coletividade”, os convidados são: Marcelo Pelizzoli – um dos maiores estudiosos em justiça restaurativa do Estado de Pernambuco, pós doutor em bioética, professor do mestrado em direitos humanos, do mestrado em saúde coletiva, filosofia e PRODEMA- PE; e Álvaro Chrispinno – doutor em educação pela UFRJ, professor dos programas de pós-graduação do CEFET-RJ. É autor de vários livros, entre eles: “A mediação do Conflito Escolar”; “Políticas Educacionais de Redução da Violência: Mediação do Conflito Escolar”, entre outros.

No período da tarde, o tema da palestra e debate será “Acesso à Justiça e Direitos Humanos: Reflexões e experiências”. Para falar sobre o assunto o convidado é Wanderlino Nogueira – mestre em direito público pela UFBA, Procurador de Justiça aposentado do Ministério Público da Bahia, Membro da Seção Brasil da Rede Internacional de Defesa da Criança (DCI), membro da ANCED (Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente). Também à tarde ocorrerá a apresentação de Experiências com Mediação de Conflitos Coletivos, realizadas pelo GAJOP.

Mais de 100 pessoas, dentre profissionais, pesquisadores, estudantes e atores sociais interessados já confirmaram inscrição. À tarde, será apresentada sistematização da experiência do GAJOP na área de mediação de conflitos à luz dos direitos humanos. A programação também abrange debates e exibição de vídeo sobre direito à informação.

O Seminário Mediação de Conflitos, Direitos Humanos e Acesso à Justiça é uma realização do Projeto Justiça Cidadã/Núcleo de Investigação em Métodos Não-Violentos de Resolução de Conflitos e Direitos Humanos (NUIDH), do GAJOP, com apoio da União Européia. O evento conta com a parceria do Instituto Humanitas/UNICAP e do Curso de Especialização em Direitos Humanos da UNICAP.

Serviço:
Seminário Mediação de Conflitos, Direitos Humanos e Acesso à Justiça
Quinta-feira (18), das 9h às 17h
Local: Auditório G1 – Bloco G da UNICAP (pela manhã); Auditório do CCT – Bloco D da UNICAP (à tarde). UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco (Rua do Príncipe, Boa Vista, Recife/PE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas