Projeto Política da Arte - O Legado da Coruja


Nesta quarta-feira (15), às 19h, na Sala Aloísio Magalhães da Fundação Joaquim Nabuco, haverá palestra de Cristian Borges, que é professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Ele falará sobre a vida e obra de Chris Marker, destacando a centralidade da política em seu cinema e de alguns de seus traços de estilo, além do fascínio exercido pela Grécia em artistas de diferentes épocas. O encontro com Cristian Borges faz parte da programação paralela à exposição O Legado da Coruja, de Chris Marker, em cartaz na Galeria Vicente do Rego Monteiro, também na Fundação Joaquim Nabuco.

Cristian Borges é cineasta formado pela UFF, onde também foi professor, é mestre pela Universidade de Bristol (Grã-Bretanha) e doutor pela Universidade de Paris III (França), com uma tese sobre a criação fílmica a partir da obra de Robert Bresson, Alain Resnais e Jean-Marie Straub. Dirigiu sete curtas em cinco países, dentre os quais Grécia, Portugal e República Tcheca, onde realizou a série História Privada de Revoluções Pessoais (1998-99). Foi curador das mostras Agnès Varda (2006), Alain Resnais (2008), Novo Cinema Independente Alemão: uma outra política do olhar (2009) e Harun Farocki (2010).


O Legado da Coruja foi feito para a televisão em 1989, e é inédito no Brasil. Em 13 episódios sobre conceitos surgidos na Grécia Antiga, Chris Marker demonstra a importância da cultura daquele país para as ideias de Ocidente e de Europa. Por meio de documentação e debates, o trabalho de Chris Marker é aqui apresentado no contexto do que ocorre na Europa hoje, em que a Grécia tem sido culpabilizada pela crise da Zona do Euro e forçada a adotar políticas de “austeridade” – desmontando políticas de amparo social – para que siga fazendo parte dessa comunidade. Para aqueles que não viram a exposição, sua visitação pode ser feita de terça a domingo, das 14h30 às 20h, até o dia 2 de setembro de 2012.  Chris Marker faleceu no último dia 29 de julho, mesmo dia em que completava 91 anos de vida.

Serviço:
Fundação Joaquim Nabuco | Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte
Sala Aloísio Magalhães
Rua Henrique Dias, 609, Derby

A entrada à palestra de Cristian Borges é franqueada ao público, observado o limite de ocupação da sala em 100 lugares. Sugere-se aos interessados, portanto, que busquem chegar cedo ao local do evento.

Informações: 3073-6692 / 3073-6691 | www.fundaj.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária