Projeto Política da Arte - O Legado da Coruja


Nesta quarta-feira (15), às 19h, na Sala Aloísio Magalhães da Fundação Joaquim Nabuco, haverá palestra de Cristian Borges, que é professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Ele falará sobre a vida e obra de Chris Marker, destacando a centralidade da política em seu cinema e de alguns de seus traços de estilo, além do fascínio exercido pela Grécia em artistas de diferentes épocas. O encontro com Cristian Borges faz parte da programação paralela à exposição O Legado da Coruja, de Chris Marker, em cartaz na Galeria Vicente do Rego Monteiro, também na Fundação Joaquim Nabuco.

Cristian Borges é cineasta formado pela UFF, onde também foi professor, é mestre pela Universidade de Bristol (Grã-Bretanha) e doutor pela Universidade de Paris III (França), com uma tese sobre a criação fílmica a partir da obra de Robert Bresson, Alain Resnais e Jean-Marie Straub. Dirigiu sete curtas em cinco países, dentre os quais Grécia, Portugal e República Tcheca, onde realizou a série História Privada de Revoluções Pessoais (1998-99). Foi curador das mostras Agnès Varda (2006), Alain Resnais (2008), Novo Cinema Independente Alemão: uma outra política do olhar (2009) e Harun Farocki (2010).


O Legado da Coruja foi feito para a televisão em 1989, e é inédito no Brasil. Em 13 episódios sobre conceitos surgidos na Grécia Antiga, Chris Marker demonstra a importância da cultura daquele país para as ideias de Ocidente e de Europa. Por meio de documentação e debates, o trabalho de Chris Marker é aqui apresentado no contexto do que ocorre na Europa hoje, em que a Grécia tem sido culpabilizada pela crise da Zona do Euro e forçada a adotar políticas de “austeridade” – desmontando políticas de amparo social – para que siga fazendo parte dessa comunidade. Para aqueles que não viram a exposição, sua visitação pode ser feita de terça a domingo, das 14h30 às 20h, até o dia 2 de setembro de 2012.  Chris Marker faleceu no último dia 29 de julho, mesmo dia em que completava 91 anos de vida.

Serviço:
Fundação Joaquim Nabuco | Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte
Sala Aloísio Magalhães
Rua Henrique Dias, 609, Derby

A entrada à palestra de Cristian Borges é franqueada ao público, observado o limite de ocupação da sala em 100 lugares. Sugere-se aos interessados, portanto, que busquem chegar cedo ao local do evento.

Informações: 3073-6692 / 3073-6691 | www.fundaj.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival 'No Ar Coquetel Molotov' terá mais de 25 atrações em 12 horas de música no Campus da UFPE

ORTINHO APORTA EM OLINDA COM SEU NOVO SHOW “REPENSISTA”

“Ariano Suassuna: no teatro da vida”: livro que celebra a vida e a obra de Ariano Suassuna nos 10 anos de sua morte será lançado em Recife