Lançamento do Grupo de Estudo e Pesquisa da Casa do Carnaval

A ideia de criar um Grupo de Estudo e Pesquisa da Casa do Carnaval surge em 2011, quando a equipe da Casa (técnicos e estagiários), passou a se reunir nas segundas-feiras para debater assuntos relacionados ao patrimônio cultural imaterial.

A iniciativa se ampliou, novos integrantes se interessaram pelo formato da discussão e os primeiros trabalhos de pesquisa começaram a apresentar resultados. O próximo passo foi a organização de um Encontro de Estudantes Pesquisadores, em setembro de 2011. Na ocasião, reunimos, no Auditório Dona Santa e Mestre Salu, dezenas de estudantes de diferentes áreas das Ciências Humanas das Instituições de Ensino Superior do Estado para apresentar seus estudos de monografias, dissertações e pesquisas de iniciação científica, numa perspectiva interdisciplinar com diferentes implicações metodológicas e empíricas.

O Encontro de Estudantes Pesquisadores ganhou mais duas edições e contribuiu para pensarmos na idealização oficial de um Grupo de Estudo e Pesquisa da Casa do Carnaval. Nesse sentido, espera-se um momento oportuno para lançarmos mais essa ação de formação, pois a data do aniversário da Casa é dia 22 de agosto.


O Grupo de temáticas amplia o conceito primeiro de patrimônio para uma perspectiva que o insere na história da cultura e do cotidiano, de maneira interdisciplinar, possibilitando estudá-lo na sua complexidade e incompletude. Desse modo, a metodologia do trabalho, assim como o cronograma dos temas abordados serão discutidos e definidos pelo grupo no primeiro encontro oficial, a realizar-se no dia 3 de setembro de 2012. Os encontros serão quinzenais, num dia da semana a definir, no horário da tarde, no auditório da Casa do Carnaval, e os interessados deverão procurar a coordenação pedagógica do espaço para realizar inscrição. A iniciativa não oferece bolsa de incentivo à pesquisa, porém confere certificado de participação a cada 30 dias, quando se encerram as discussões dos temas selecionados para estudo.

Homenagem a Geraldo Almeida do Reizado Imperial e Ubiracy Ferreira do BACNARÉ.
Entrega das placas de homenagem e quadro na Galeria de Fotografias de Personalidades das Culturas Populares. (15h)
Corte do Bolo e coquetel de encerramento (16h)

Dias 15 e 29/08
Contação de Histórias
Temáticas: Carnaval de Rua do Recife
Horário: 10h e 15 horas
Público: estudantes do 1º ciclo (ensino fundamental)
 Local: Auditório Dona Santa e Mestre Salu (1º andar)

Dias 3 e 17/08
CINE CASA
Exibição de filmes seguido de debate
Carnaval no Passo do Tempo
Carnaval do Recife
Horário: 10h e 15 horas
Local: Auditório Dona Santa e Mestre Salu (1º andar) 

Dia 30/08
Palestra
Se esse Pátio falasse, quantas histórias haveria de contar? Com a palavra, São Pedro.
Palestrante: Mário Ribeiro (Historiador e Gerente do Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – CASA DO CARNAVAL)
Claudemir Gaspar (Técnico do Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – CASA DO CARNAVAL)
Horário: 14 horas
Local: Auditório Dona Santa e Mestre Salu (1º andar)
Conferimos declaração de participação com carga horária de 3h/a.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival 'No Ar Coquetel Molotov' terá mais de 25 atrações em 12 horas de música no Campus da UFPE

ORTINHO APORTA EM OLINDA COM SEU NOVO SHOW “REPENSISTA”

“Ariano Suassuna: no teatro da vida”: livro que celebra a vida e a obra de Ariano Suassuna nos 10 anos de sua morte será lançado em Recife