Cinco opções diferentes para o fim de semana no 10º Festival Estudantil de Teatro e Dança
Soletrando, bisbilhotando e encantando com a Companhia Teatral Trevo Pernambucano. Foto: Elisângela Matias |
Neste fim de semana, cinco espetáculos estão na programação do 10º Festival Estudantil de Teatro e Dança, promovido pelo produtor Pedro Portugal, todos no Teatro Apolo, com ingressos a R$ 6 (preço único promocional) para cada um. Nesta sexta (17), às 19h30, um divertido clássico de Ariano Suassuna, O Casamento Suspeitoso, ganha versão pelo Exato Colégio e Curso, de Caruaru, sob direção de Adeilson Gigante. Com o enredo flertando com a literatura de cordel, o fio condutor da trama é o velho golpe do baú. O jovem Geraldo, filho único de uma família rica, vai receber uma gorda herança e está prestes a casar, mas sua mãe, Dona Guida, desconfia da índole da moça, a trambiqueira Lúcia, que até amante tem. Os irrequietos empregados da casa, Cancão e Gaspar, tentam, então, atrapalhar o casamento e, claro, tirar algum proveito da história.
De noite sombras e ausências com a Cia Experimental de Teatro. Foto: César Leão |
No sábado (18), são duas opções. Às 16h, o infantil Soletrando, Bisbilhotando e Encantando, da Companhia Teatral Trevo Pernambucano e Projeto Escola Aberta, da Escola Professor Ariosto Nunes Martins, do Cabo de Santo Agostinho, conta com texto e direção de Hoton Esteves. No palco, três palhaços de circo residem em um ambiente hospitalar que enfrenta misteriosas doenças. Para escapar destes males, o trio vai precisar do encantamento, base primordial para a realização dos seus sonhos. Pantomima, brincadeiras com os sons e uma irrequieta oralidade permeiam a encenação. Já às 20h, é a vez da peça adulta De Noite, Sombras e Ausências, da Cia. Experimental de Teatro e Colégio Municipal 3 de Agosto, de Vitória de Santo Antão. Com texto e direção de César Leão, a montagem expõe a história de duas irmãs que, em meados da década de 1940, convivem na mesma casa carcomida pelo tempo onde o amor e a morte travam uma batalha. As lembranças voltam em forma de sombras.
Pássaros dos sonhos com o Coletivo de Teatro Domínio Público. Foto: Leandro Lima |
No domingo (19), são mais duas atrações diferentes: às 16h, o infantil Pássaros dos Sonhos, do Coletivo de Teatro Domínio Público e Sesc de Santo Amaro. O texto coletivo, com supervisão de Analice Croccia, e direção dela e de Rodrigo Cunha, mostra a história de Nina, uma garota que não quer dormir por medo dos pesadelos, mesmo tendo a ajuda da Vóinha Violeta. Até que, numa noite, ela recebe a visita dos pássaros dos sonhos, mensageiros de histórias boas para sonhar, sobre o amor, as relações familiares e a continuidade da vida, ainda que diante das separações.
Já às 20h é a vez de Viva o Cordão Encarnado, da Theatros e Cia. Produções Artísticas. A clássica e popular obra de Luiz Marinho, sob direção de Marcos Portela, é divertida e mostra as desventuras de figuras de Timbaúba, onde traições de esposas e meninas fogosas do pastoril fazem a cidade quase virar de cabeça para baixo. No enredo, Vicência, mulher de Heronides, o Velho Matraca do pastoril, está grávida do amante Cabo Nestor, e todos sabem do seu romance. Tanto que no “mercado da carne” das meninas do pastoril, a disputa é grande para conseguir arranjar marido, incluindo a recém chegada Zefa, que jura ser virgem ainda. A história traz contornos tragicômicos sobre amantes e a presença da cachaça que destrói casamentos. O evento segue até dia 25, com premiação no dia 26.
Comentários
Postar um comentário