Cinco opções diferentes para o fim de semana no 10º Festival Estudantil de Teatro e Dança

Soletrando, bisbilhotando e encantando com a Companhia
Teatral Trevo Pernambucano. Foto: Elisângela Matias

Neste fim de semana, cinco espetáculos estão na programação do 10º Festival Estudantil de Teatro e Dança, promovido pelo produtor Pedro Portugal, todos no Teatro Apolo, com ingressos a R$ 6 (preço único promocional) para cada um. Nesta sexta (17), às 19h30, um divertido clássico de Ariano Suassuna, O Casamento Suspeitoso, ganha versão pelo Exato Colégio e Curso, de Caruaru, sob direção de Adeilson Gigante. Com o enredo flertando com a literatura de cordel, o fio condutor da trama é o velho golpe do baú. O jovem Geraldo, filho único de uma família rica, vai receber uma gorda herança e está prestes a casar, mas sua mãe, Dona Guida, desconfia da índole da moça, a trambiqueira Lúcia, que até amante tem. Os irrequietos empregados da casa, Cancão e Gaspar, tentam, então, atrapalhar o casamento e, claro, tirar algum proveito da história.

De noite sombras e ausências com a
Cia Experimental de Teatro. Foto: César Leão
No sábado (18), são duas opções. Às 16h, o infantil Soletrando, Bisbilhotando e Encantando, da Companhia Teatral Trevo Pernambucano e Projeto Escola Aberta, da Escola Professor Ariosto Nunes Martins, do Cabo de Santo Agostinho, conta com texto e direção de Hoton Esteves. No palco, três palhaços de circo residem em um ambiente hospitalar que enfrenta misteriosas doenças. Para escapar destes males, o trio vai precisar do encantamento, base primordial para a realização dos seus sonhos. Pantomima, brincadeiras com os sons e uma irrequieta oralidade permeiam a encenação. Já às 20h, é a vez da peça adulta De Noite, Sombras e Ausências, da Cia. Experimental de Teatro e Colégio Municipal 3 de Agosto, de Vitória de Santo Antão. Com texto e direção de César Leão, a montagem expõe a história de duas irmãs que, em meados da década de 1940, convivem na mesma casa carcomida pelo tempo onde o amor e a morte travam uma batalha. As lembranças voltam em forma de sombras.

Pássaros dos sonhos com o Coletivo de Teatro Domínio Público.
Foto: Leandro Lima
No domingo (19), são mais duas atrações diferentes: às 16h, o infantil Pássaros dos Sonhos, do Coletivo de Teatro Domínio Público e Sesc de Santo Amaro. O texto coletivo, com supervisão de Analice Croccia, e direção dela e de Rodrigo Cunha, mostra a história de Nina, uma garota que não quer dormir por medo dos pesadelos, mesmo tendo a ajuda da Vóinha Violeta. Até que, numa noite, ela recebe a visita dos pássaros dos sonhos, mensageiros de histórias boas para sonhar, sobre o amor, as relações familiares e a continuidade da vida, ainda que diante das separações.

Já às 20h é a vez de Viva o Cordão Encarnado, da Theatros e Cia. Produções Artísticas. A clássica e popular obra de Luiz Marinho, sob direção de Marcos Portela, é divertida e mostra as desventuras de figuras de Timbaúba, onde traições de esposas e meninas fogosas do pastoril fazem a cidade quase virar de cabeça para baixo. No enredo, Vicência, mulher de Heronides, o Velho Matraca do pastoril, está grávida do amante Cabo Nestor, e todos sabem do seu romance. Tanto que no “mercado da carne” das meninas do pastoril, a disputa é grande para conseguir arranjar marido, incluindo a recém chegada  Zefa, que jura ser virgem ainda. A história traz contornos tragicômicos sobre amantes e a presença da cachaça que destrói casamentos. O evento segue até dia 25, com premiação no dia 26.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária