Caboclinhos 7 Flexas se apresenta na 26ª Festa da Lavadeira

O tradicional grupo Caboclinhos 7 Flexas, do bairro de Água Fria, participa da 26ª edição da Festa da Lavadeira, que será realizada nesta terça-feira (1º de maio), em percurso itinerante, com desfile de cores e ritmo contagiante por entre as ruas do bairro do Recife. A característica marcante do grupo, que se apresenta com 60 jovens caboclinhos, guiados pelo Mestre Zé Alfaiate, fundador da agremiação, é a forte marcação dos trupés (pisadas dadas com força, marcando o ritmo das evoluções).

Afantasias da agremiação são confeccionados pelo próprio Mestre Zé Alfaiate, com ajuda de seu filho e sua esposa. Do ofício aprendido ainda jovem, o mestre trouxe para o Caboclinho a técnica de desenhar e tecer fantasias e adereços. Os diademas levados nas cabeças do caboclos são um show à parte, com esculturas de cores vibrantes.

Preocupado em preservar a cultura dos caboclinhos, Mestre Zé Alfaiate desenvolve um projeto que pretende formar jovens mestres caboclos. O Projeto Tupiriçá Taquá tem como objetivo aproximar as novas gerações do folguedo. No projeto, são realizadas oficinas de História dos Povos Indígenas, Mitos e Lendas Indígenas, Escrita, História dos Caboclinhos, Percussão, Ritmos dos Caboclinhos, Criação de Formas e Montagem de Adereços e Bordados.

7 Flexas – Em 1969, José Severino dos Santos Pereira, residindo em Maceió, frequentava um terreiro de umbanda, local onde um dia recebeu o Caboclo 7 Flexas. Depois do ocorrido, sentiu-se na obrigação de montar ali um Caboclinho. A partir daí José se tornou o Mestre Zé Alfaiate. O Caboclinhos 7 Flexas foi fundado oficialmente em 1971, e é considerado Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco. Participou de todas as edições da Festa da Lavadeiras, promovendo a tradição da cultura popular pernambucana do Litoral ao Sertão do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas