Bienal do Livro de Pernambuco promove ciclo formativo gratuito

Warley Goulart - Foto Divulgação
 

Atividades acontecem em julho em dois Compaz do Recife e são voltadas a educadores e interessados em leitura

Enquanto outubro não chega, a XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco inicia um aquecimento, agora em julho, com o 2º Ciclo Formativo Educativo Bienal, que oferece cursos e palestras gratuitas voltadas a educadores, mediadores de leitura e interessados no universo literário. As atividades acontecem em dois centros comunitários do Recife: o Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, e o Compaz Lêda Alves, no Pina. As inscrições são gratuitas.

A proposta do ciclo é contribuir com a formação e atualização de profissionais ligados ao universo da leitura, por meio de temas como projetos interdisciplinares, mediação para diferentes faixas etárias e estratégias de avaliação e incentivo à leitura. 

A programação começa no dia 22 de julho, com o curso “Todo Conhecimento Pode Nascer da Palavra Literária: Criação de Projetos de Leitura Interdisciplinares”, ministrado por Patrícia Vasconcellos, das 8h30 às 11h30, no Compaz Ariano Suassuna. A mesma atividade será repetida no dia 29, das 14h às 17h, no Compaz Lêda Alves.

No dia 23, Warley Goulart conduz o curso “Estratégias de Mediação de Leitura para Diferentes Faixas Etárias”, das 8h30 às 11h30, no Compaz do Cordeiro. A versão no Compaz do Pina ocorre no dia 30, no turno da tarde.

Já o tema “Avaliação e Incentivo à Leitura: Como Medir e Estimular o Progresso dos Leitores”, com Érica Verçosa, será abordado nos dias 24 e 31, respectivamente nos Compaz Ariano Suassuna (manhã) e Lêda Alves (tarde).

A realização XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco é assinada pela Cia de Eventos, Ideação e Vox Produções, com incentivo da Lei Rouanet, do Governo Federal, e patrocínio premium da Petrobras. 

A feira literária, que acontece de 3 a 12 de outubro de 2025, no Centro de Convenções de Pernambuco, comemora, nesta edição, seus 30 anos de história, apresentando o tema “Ler é sentir cada palavra”, o que reforça a importância da leitura como experiência sensorial e acessível a todos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olinda sedia o 8° Encontro Nacional de Artesãos em Pernambuco

Festival Água Doce Transforma o Sítio Trindade em Palco de Celebração Cultural Ancestral

SÃO JOÃO SINFÔNICO