Hoje: Terça Negra especial de Carnaval terá Reggae, Maracatu e Afoxé
Quartel General do Carnaval, o Pátio de São Pedro é epicentro da exaltação à cultura afro hoje (3), na segunda edição da Terça Negra Especial de Carnaval. O evento está marcado para começar às 19h e trará cinco atrações que permeiam as mais diversas sonoridades promovidas em chão pernambucano. A iniciativa é uma parceria com o Movimento Negro Unificado (MNU) e busca difundir e estimular reflexões a respeito da influência afro nas expressões artísticas do Estado. O projeto tem apoio da Prefeitura do Recife e, em tempos de festejos de Momo, a Terça Negra Especial ganhou três edições: 27 de janeiro e 03 e 10 de fevereiro, com um total de 15 atrações.
A noite de hoje trará ao palco DJ Hall, que abre o evento. Na sequência, sobe ao palco o Maracatu Nação Encanto da Alegria, da Mangabeira, equipe que também participa do Tumaraca e do Concurso de Agremiações. O Reggae Pop de Preto Jamah é a terceira atração da noite, quando o cantor, compositor e multiinstrumentista sobe ao palco para embalar os que curtem uma pegada mais romântica. Depois dele, a ancestralidade é evocada através dos toques do Afoxé Omô Nilê Ogunjá, agremiação com mais de 20 anos de atuação e que foi batizada pelos Filhos de Gandhy. Quem coroa a noite é a banda Manga Rosa Reggae Music. Fundada em 2018, o grupo apresenta um repertório composto por músicas autorais e releituras de grandes sucessos do cenário nacional e internacional do Reggae e MPB. Na noite de hoje eles convidam ao palco os artistas Dirceu Melo e Catarina Rosa.
História
A história da Terça Negra começa em 1998, no Pagode do Didi, localizado na Rua Ulhôa Cintra, no bairro de Santo Antônio. Em 2001, o projeto passou a acontecer no Pátio de São Pedro, tornando-se parte do calendário cultural oficial da cidade.
O encontro cultural foi criado pelo Movimento Negro Unificado (MNU), que surgiu no Recife em 1979 e ganhou força na década de 1990. Em seus primeiros passos, o MNU pretendia ir além do chamado samba de raiz, divulgando outras vertentes da cultura negra, como o maracatu, o afoxé, côco de roda e até o reggae e o hip hop.
A Terça Negra tem apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife.
PROGRAMAÇÃO TERÇAS NEGRAS ESPECIAIS DE CARNAVAL 2026
(A programação começa sempre às 19h)
03/02
DJ Hall
Maracatu Nação Encanto da Alegria
Preto Jamah
Afoxé Omô Nilê Ogunjá
Manga Rosa + Dirceu Melo + Catarina Rosa
10/02
DJ Armandinho do Reggae
Maracatu Nação Almirante do Forte
Takafire
João Marlevou
Donabagga + Malli + Rico du Janga



Comentários
Postar um comentário