Devotos lança single em homenagem à luta de Vladimir Herzog

 

Novidade chega a todas as plataformas de streaming no dia 5/12 pelo selo Red Star

A luta do jornalista Vladimir Herzog durante a ditadura militar e sua fé na arte enquanto mecanismo de enfrentamento e libertação inspiraram o novo single da Devotos, banda pernambucana ícone do punk rock e do hardcore nacional e Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. A faixa, de autoria de Celo Brown, Neilton e Cannibal, chega a todas as plataformas de streaming no dia 5 de dezembro pelo selo Red Star, e o pré-save já está disponível. 

Vladimir Herzog é símbolo de uma época em que todo mundo tinha medo, mas ele não se calava. Ele acreditava, assim como eu acredito, que a arte é um mecanismo de salvação para a sociedade”, explica Cannibal, que retoma o pensamento de Herzog e sua relevância para os dias atuais. “Estamos testemunhando aspectos culturais da ditadura voltarem de uma forma ainda pior, chegando pela internet e ganhando espaço na cabeça dos adolescentes brasileiros”, observa.

Para o letrista, o pensamento reacionário voltou metamorfoseado em uma batalha identitária na qual a tecnologia, que deveria ser usada para gerar inclusão, tem sido empregada para excluir. “Nesse cenário, precisamos lembrar das pessoas que, como Vladimir, lutaram pela nossa democracia. Precisamos exaltá-las ainda mais e apresentá-las aos nossos jovens, para que a mentira e a violência não ganhem mais terreno. Há um ser ruim que apedreja e esbraveja, que pede mais armas e dissemina a intolerância contra as religiões de matriz africana e contra a classe LGBTQIA+, que são eternas”, diz Cannibal. 

 

Jornalista e cineasta, Herzog (então diretor da TV Cultura) foi chamado em 1975  para depor na sede do DOI-Codi sobre sua ligação com o Partido Comunista Brasileiro (PCB). Foi torturado e morto. A versão oficial da época foi de que ele teria se enforcado com um cinto, e divulgaram a foto do suposto enforcamento. Porém, em 1978, o legista Harry Shibata admitiu ter assinado o laudo necroscópico sem sequer ver o corpo, e a Justiça brasileira condenou a União pela prisão ilegal, tortura e morte de Vladimir Herzog. 


"A partir da morte dele, aumenta a movimentação para derrubar o AI-5”, lembra Cannibal. A resistência abraçada por Herzog e a luta como elemento cotidiano aproximam as existências do jornalista e dos integrantes da Devotos. “A gente que é de periferia, a gente que é negro, a gente está sempre tendo que provar ou reivindicar alguma coisa para poder ter nosso lugar e nosso reconhecimento. Temos a resistência entranhada na gente”, conclui Cannibal.  

 

Sobre a banda

Devotos é uma banda de punk-rock-hardcore pernambucana formada no Alto José do Pinho, morro recifense da Zona Norte do Recife. Em 2024, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial desta cidade, reconhecimento importante e significativo para quem acredita na arte como vetor de transformação. Para a Devotos, a arte salva.

 

Onde ouvir a nova faixa

https://onerpm.link/220138357355

 

Ficha Técnica 

Vladimir Herzog 

Música: Celo Brown, Neilton e Cannibal

Letra: Cannibal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival 'No Ar Coquetel Molotov' terá mais de 25 atrações em 12 horas de música no Campus da UFPE

Exposição “No manifesto das ruas, sou meu Carnaval” em cartaz por mais uma semana na Casa do Carnaval