Quinteto Pernambucano homenageia Maestro Clóvis Pereira e Movimento Armorial em novo show


 Apresentação celebra a trajetória musical de um dos principais fundadores do Movimento e contará com a participação especial do bandolinista Marco César. 


O final de maio guarda um presente para os amantes da música erudita: o Quinteto Pernambucano se reúne, no próximo domingo, 28, às 17h, para realizar um show que celebra dois elementos importantes da música nacional: o Movimento Armorial e a trajetória do maestro Clóvis Pereira.

A data escolhida não é à toa, faz homenagem aos 90 anos do maestro, que é também pai do idealizador, violinista e diretor artístico do grupo, Clóvis Pereira Filho. Nesta apresentação, o grupo conta ainda com Diogo Albuquerque (2º violino), Raquel Paz (viola), Fernando Trigueiro (cello), Elton Freitas (baixo) e Homero Basílio (percussão).

Considerada uma expressão autenticamente brasileira, a música armorial exerce até hoje uma grande influência na cena cultural, intelectual e artística do país. Alimentando constantes debates sobre as formas possíveis de “traduzir” músicas regionais em linguagens musicais internacionais. 

“Nosso maior objetivo é contribuir para difundir ainda mais a musicalidade do período armorial e incentivar compositores pernambucanos a fazerem composições que valorizem a regionalidade. Queremos que a música armorial continue viva, se transformando e ecoando de diversas formas em diferentes lugares e espaços”, comenta Clóvis Pereira Filho, idealizador do grupo.

O show foi batizado de “Do armorial aos dias de hoje” e será dividido em três atos. O primeiro ato apresentará peças de Clovis Pereira, o homenageado que promete guiar o público por um passeio pelas obras  dele que é um dos fundadores do movimento armorial, junto com Ariano Suassuna, Guerra-Peixe e  Jarbas Maciel. Ainda nesta primeira etapa, músicas do Armorial renovado por contemporâneos como os autores Sérgio Raz e Mateus Alves. Já o segundo ato vai contar com um bate-papo com os músicos e, no terceiro,  o bandolinista Marco César, um dos ícones do instrumento no país, faz sua participação especial apresentando obras de sua autoria, de Capiba e de João Lyra.

A apresentação acontece no Teatro do Parque, a partir das 17h.  Os ingressos já estão disponíveis e podem ser adquiridos na plataforma Sympla, com opções de meia-entrada e inteira. 


Quinteto Pernambucano

Em atividade desde 2017, o Quinteto Pernambucano foi criado com o objetivo de resgatar a música de concerto produzida por compositores pernambucanos armoriais. O movimento, que buscava expressar elementos da cultura nordestina de forma erudita, englobou diversas formas de arte, mas foi na música que deixou uma das suas maiores heranças.  O Quinteto possui dois singles gravados, “Cantiga de Cego” e “Prinspe Alumioso”, ambos estão disponíveis no Youtube. 


Serviço:
Quinteto Pernambucano - Do armorial aos dias de hoje
Data: 28 de maio (domingo)
Horário: 17:00
Local: Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81 Boa Vista, Recife, PE)


Nas fotos de divulgação, o maestro Clóvis Pereira Filho e o grupo.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo