Sesc Santo Amaro sedia exposição do ilustrador pernambucano Lorde Jimmy

Lord Jimmy | Foto  Ytallo Barreto


Com incentivo do Funcultura, mostra ficará em cartaz de 27 de setembro a 10 de novembro, com visitação aberta ao público
 
O Sesc Santo Amaro sedia a exposição individual “O Sublime Obscuro: Narrativas do Inconsciente Grotesco”, que apresenta um recorte da produção do ilustrador pernambucano Lorde Jimmy, com curadoria de Enrique Andrade. A mostra reúne mais 30 ilustrações de dimensões variadas e técnicas diversas (lápis, carvão, bico de pena, óleo e guache), uma escultura de personagem e fragmentos de um curta-metragem de animação stop motion, que revelam aspectos da poética visual do artista. A exposição ficará em cartaz de 27 de setembro a 10 de novembro, com visitação gratuita e atividades abertas ao público. O projeto conta com patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Funcultura.

Lorde Jimmy utiliza do imaginário mítico comumente presente nos contos de fadas, dos séculos 17, 18, 19 e 20, para construir narrativas fantásticas e absurdas em cenários obscuros, usando a estética do grotesco. A construção das ilustrações vem do traço característico em bico de pena e lápis do Ilustrador, entre o preto e branco, que usa o gótico para basear seus universos oníricos.

As construções de narrativas baseadas em contos de fadas assumem importância simbólica e norteiam o desenvolvimento da exposição, levando o autor a cumprir um dos seus objetivos, que é a de gerar discussão acerca da ressignificação dos temas abordados, pois o sentido de contos de fadas é usado pelo artista em sua totalidade, apresentando temas que levam a uma evolução pessoal. Seguindo essa ideia, outros temas são trazidos para agregar mais camadas às narrativas, como a depressão, solidão, angústia e a morte, questões frequentes na obra do artista.
Vale ressaltar que o sentido de contos de fadas abordado não faz referência às produções atuais, muitas vezes, vazias de conteúdo, nas quais apenas imagens agradáveis e otimistas são apresentadas às pessoas mais jovens. Diferente disso, o artista reconhece o real sentido dos contos de fadas de montar um conteúdo simbólico, apresentando honestamente algumas dificuldades humanas básicas.

É importante pontuar também as influências regionais do artista, que nasceu e viveu no Sertão de Pernambuco, onde teve acesso a várias experiências e imaginário desse território. A composição obscura dos cenários desenvolvidos nas imagens tem ligação com o exagero da visão infantil e suas experiências ligadas às lendas contadas pelas crianças nas fazendas do interior pernambucano.

As imagens pretendem encarnar a dramaticidade desse ambiente rico em mística e mitos, ao mesmo tempo em que dialogam com outras influências que participam da construção do imaginário do artista, tais como Victor Hugo, Mary Shelley, Edward Lear, Edward Gorey, Tim Burton, John Kenn Mortensen, Gustave Doré, Albrecht Durer, Goethe, entre outros.

Junto às ilustrações expostas, também serão exibidos trechos de contos e estudos preliminares que integraram o processo criativo do artista, revelando ao público seu percurso de construção visual.

Haverá também a apresentação de fragmentos do curta-metragem de animação stop motion “O Guia e as Crianças Perdidas”, que se encontra em desenvolvimento. Protagonizado pelo personagem “O Guia”, o curta é conduzido por uma narrativa tragicômica e nonsense em meio a cenários obscuros. A história apresenta a figura grotesca do personagem principal como o fio condutor da trama. O Guia é incumbido de resgatar crianças perdidas nesta realidade soturna, mas tem sua missão mal sucedida pelo fato delas fugirem com medo, devido à sua aparência bizarra. Assim, consequentemente, essas crianças acabam desaparecendo.

As ilustrações não estarão apenas em molduras expostas na parede. Elas compõem a ambientação de uma grande cenografia que dialoga com o conceito das obras: o escritório da casa de um artista, um dos personagens das ilustrações. Foram feitas parcerias com alguns antiquários do Recife, que cederam peças para a composição do cenário, como mobiliário e diversos objetos de decoração. Itens históricos da coleção particular do artista também estarão presentes no cenário.

Algumas das ilustrações expostas mostram grandes cenários. Em uma delas, está um velhinho, numa casa cheia de peças. Várias delas estarão presentes fisicamente no cenário da exposição. Haverá uma lupa para que o público procure nos quadros algumas peças expostas, como uma cartola que aparece escondida em quase todos os quadros.

O traço do ilustrador Lorde Jimmy difere em certo ponto das demais produções conhecidas regionalmente e expande a estética local ao mostrar que a produção cultural de Pernambuco existe para além dos estilos mais tradicionais. É importante que estilos regionais já reconhecidos ganhem cada vez mais espaço nos cenários culturais, perpetuando-se para as futuras gerações. No entanto, igualmente importante, é estimular a produção cultural local que fuja do âmbito ao qual a maioria do público está habituado, a fim de mostrar uma diversidade multicultural de expressões artísticas e leituras das tão diversas realidades artísticas pernambucanas, além de estimular formas plurais de produção no Estado.
 
PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES
Durante o período da exposição, haverá uma programação de atividades abertas ao público. Serão quatro visitas guiadas e três palestras. Confira a seguir.
 
VISITAS GUIADAS
Memento Mori
A vivência levantará questões como mortalidade, memória e utilização do patrimônio arquitetônico local como espaço de construção afetiva com a cidade, iniciado no território do Cemitério de Santo Amaro.
Data: 30 de setembro, das 14h30 às 16h30
 
Criação de personagem
A vivência propõe a criação de seres fantásticos através da imersão no mundo sublime e obscuro do Lorde Jimmy, utilizando algumas técnicas no desenho para dar corpo ao personagem.
Público: dos 15 aos 21 anos
Data: 04 de outubro, das 14h30 às 16h
 
Meu amigo imaginário
Através da imersão no mundo sublime e obscuro do Lorde Jimmy, a vivência para crianças se propõe na criação dos amigos imaginários, utilizando o desenho como ferramenta criadora.
Público: dos 9 aos 14 anos
Data: 07 de outubro, das 14h30 às 16h
 
Memórias e Afetos, uma tarde de Chá
A vivência pensada para a terceira-idade convida para uma tarde de chá e muita conversa, abordando questões sobre memórias como um lugar de afeto e como essas lembranças abraçam a exposição.
Público: a partir dos 60 anos
Data: 10 de outubro, das 14h30 às 16h
 
PALESTRAS
 
Construindo mundos fantásticos
Apresentação da construção temática das peças produzidas pelo artista e expostas na galeria. Abordagem do processo técnico a lápis, finalização em nanquim e construção dos bonecos de animação.
Data: 13 de outubro, com Lorde Jimmy, das 14h30 às 16h30
 
Momemóriabilia
Colecionismo, antiquarismo e objetos como portadores de memórias e afetos. Exploração da arte em antigos objetos do cotidiano, suas formas, funções, valor estético e usabilidade no decorrer do tempo.
Data: 18 de outubro, com Lorde Jimmy, das 14h30 às 16h30
 
Hogwarts uma história
No formato de mesa redonda, serão abordados os aspectos técnicos, conceituais, narrativos e artísticos do universo de Harry Potter adaptado ao cinema.
Data: 20 de outubro, com Lorde Jimmy e equipe do @potterando, das 14h30 às 16h30
 
Sobre o artista
Lorde Jimmy é o pseudônimo usado por Emmanuel Martins, 26 anos, natural de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco. Vivenciou a liberdade criadora e imaginativa da infância, como uma criança que via no desenho uma maneira de expressar seus mundos. Só mais tarde, no ensino médio, percebeu a possibilidade da arte enquanto profissão. Em 2020, concluiu o curso de bacharelado em Design, na Universidade Boa Viagem.
Integrou, em 2017, na Universidade Federal de Pernambuco, a exposição coletiva “Os tons que pintam o Dom”, com curadoria de Marcos Carvalho, que homenageou o nascimento de Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote. No ano de 2018, no 28º Festival de Inverno de Garanhuns, dividiu o espaço com outros artistas, na exposição “Um olhar para o Sublime Obscuro”, onde apresentou pela primeira vez sua temática ao público.
Em 2021, apresentou a exposição individual “Obscuras Narrativas”, na Galeria Jaqueira, no Recife, com curadoria de Enrique Andrade. No ano de 2020, ilustrou o livro “H.P. Lovecraft – Panteão dos Mitos”, da editora Pandorga. Atualmente reside no Recife, realizando trabalhos voltados principalmente para ilustração e artes plásticas em geral.

Serviço:
Exposição “O Sublime Obscuro: Narrativas do Inconsciente Grotesco”, de Lorde Jimmy, no Sesc Santo Amaro
Endereço: Rua Treze de Maio, 455, Santo Amaro – Recife
Quando: 27 de setembro a 10 de novembro
Visitação: segunda a sexta, das 9h às 17h
Entrada gratuita

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente