Hoje (2) tem estreia “Il Maledetto” no Teatro de Santa Isabel



Nesta quinta-feira, dia 02 de dezembro, será o tão esperado dia da volta aos palcos das produções operísticas de Pernambuco depois de quase dois anos de distanciamento social por causa da Covid-19. Cantores, músicos, bailarinos, produtores, figurinistas e toda a produção da Gárgula Produções e da Academia de Ópera e Repertório e Sinfonieta da UFPE e toda sua energia e alegria levarão ao Teatro de Santa Isabel a obra “Il Maledetto” (O maldito), do pernambucano Euclides Fonseca (1853-1929), numa grande, inédita e histórica montagem que ficará em cartaz até domingo, 5/12.

As apresentações terão o aspecto histórico como tônica, já que o espetáculo só foi possível graças a um árduo trabalho de restauração das partituras coordenado pelo maestro Wendell Ketlle.  O espetáculo começará com um prólogo, “A Descoberta do Brasil”, que será seguido pelo drama bíblico em um ato “Il Maledetto”, também composto por Fonseca, em 1906, e que conta a história dos irmãos Caim e Abel.

Participam ainda desta segunda peça bailarinos, coro, cantores e, como convidado, o ator Arilson Lopes, que faz um curto monólogo de abertura da peça. Como Caim, o tenor Lucas Melo, o contratenor Franz Ribeiro como Abel, a soprano Jéssica Soares como Adah, e o baixo-barítono Rodrigo Cruz como Adão.

A versão apresentada desta passagem do Livro do Gênesis será bastante diferente do que o público pode esperar, pois a concepção dos espaços e dos figurinos não seguem o imaginário do antigo, explica o diretor de Artes Visuais, Marcondes Lima. “O cenário não é aquele que remete a construções que geralmente vemos de passagens da Bíblia. O cenário é uma espécie de limbo, onde cantores, atores e bailarinos se deparam com referências da cultura judaico-cristã em inúmeros detalhes que vão do figurino à maquiagem, passando pelos elementos cênicos”.

 

Resgate histórico

Euclides Fonseca (1854-1929), foi o primeiro pernambucano a compor ópera no Estado. Il Maledetto é a segunda peça dele resgatada, restaurada, orquestrada e montada pela Academia de Ópera e Repertório, Sinfonieta UFPE e a Gárgula Produções, através de um trabalho minucioso e dedicado do maestro Wendell Ketlle. A primeira foi Leonor, exibida em março de 2019 no Teatro de Santa Isabel.

Os manuscritos foram cedidos pela biblioteca do Instituto Ricardo Brennand e, em cima deles, foram criadas as orquestrações. “É com muita alegria e empenho e que estamos nos dedicando ao resgate histórico do repertório operístico pernambucano, tanto no que diz respeito à restauração das partituras das obras quanto ao fato de trazer suas montagens para o público atual", diz Ketlle.

 

Serviço:

De 02 a 05 e dezembro de 2021.

Horários:

02 a 04 de dezembro - sessões: 18:30 & 20h

05 de dezembro – sessões 17h & 18:30h

Ingressos: R$ 60,00 (inteira) R$ 30,00 (meia)

Os ingressos serão vendidos na bilheteria e via PIX.

Informações pelo WhatsApp: 81 8534-9068

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife