Sacerdotisa esclarece a Tradição Cigana no Canal Angelini

 


 

A tradição cigana foi mostrada numa telenovela, em 1995, e fez muito sucesso, mas a maioria das pessoas não tem noção sobre os conceitos e tradições dos ciganos.

 

O Canal Angelini entrevista Katja Bastos, Sacerdotisa da Tradição Religiosa da Encantaria Cigana do Povo do Oriente, fundadora da Escola Brasileira do Baralho Lenormand e a do Tarot Cigano da Trybo Cósmica - Escola Iniciática, criada há 45 anos para compartilhar saberes, promover o diálogo inter-religioso, interétnico e cultura da paz. Ela é Delegada Nacional da Etnia Cigana, do Conselho Nacional de Direitos Humanos. 

 

No Brasil, cerca de 800 mil a um milhão de pessoas se identificam como ciganos, de acordo com IBGE. “O povo cigano é uma raça, uma etnia, é livre. Há ciganos protestantes, espíritas e católicos. Acreditamos no Grande Ser de Luz e que se deve ligar ao divino através de ritos de passagem: nascimento, batizado, casamento e desprendimento do corpo físico. As tradições ciganas são seguidas por acordos de família, porque em sua origem, os ciganos são nômades e hoje não existem mais casamentos arranjados, mas se mantém o respeito aos antepassados familiares. As ciganas são reconhecidas pela leitura da sorte e esse é um dom da nossa raça que segue rituais e respeita a natureza. É uma forma de autoconhecimento e informação de magia que ajuda muito a decidir os rumos das decisões em harmonia e livre arbítrio”, explica a sacerdotisa Katja Bastos.

 

O programa sobre a Tradição Cigana estreia nesta quinta-feira, dia 23 de setembro no Canal Angelini, no Youtube e no Spotify.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Designer recifense oferece curso gratuito de costura e moda circular