Já está no ar a websérie Pílulas de Pesquisas Acadêmicas CPT Sesc

 

Norma Gabriel, Vanessa Bruno, Ludmila Rosa, Lucas Sabatine | Divulgação

A segunda temporada da websérie Pílulas de Pesquisas Acadêmicas, realizada pelo CPT_SESC, com novos episódios trazem depoimentos de quatro artistas/pesquisadores e ex-integrantes do CPT: Norma Gabriel, Vanessa Bruno, Ludmila Rosa e Lucas Sabatine.

Cada episódio é dedicado a um convidado, que fala de suas experiências práticas, seus estudos sobre o Centro de Pesquisa Teatral do Sesc e da formação com o diretor Antunes Filho, que se tornaram fonte de pesquisas acadêmicas.  

O projeto busca dar continuidade às ações de pesquisa e formação em artes cênicas e audiovisuais realizadas pelo CPT e é um incentivo para artistas que estão desenvolvendo suas pesquisas sobre a temática no país.

Programação

03/07 - Ludmila Rosa - A Criação da Liberdade: Uma investigação sobre a prática de yoga e o trabalho do ator-performer.

A pesquisa se propõe a examinar e experimentar as possíveis articulações entre a prática de yoga e o trabalho do ator-performer na contemporaneidade, a partir de uma investigação teórica de elementos do sistema yóguico (clássica e tântrica), sob a perspectiva do conceito de cuidado de si, dada por Michel Foucault em “A Hermenêutica do Sujeito”.

17/07 - Lucas Sabatine - A Pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e relevância do curso na formação do ator.

O trabalho consiste em uma pesquisa sobre a pedagogia do Curso de Introdução ao Método do Ator, CPTzinho, e sua relevância para o desenvolvimento técnico-expressivo do ator, por meio de um estudo investigativo sobre as proposições metodológicas do Curso, singularidades das aulas e exercícios praticados.

Os episódios ficam disponíveis na plataforma do Sesc Digital e no YouTube do CPT_SESC.

Serviço:

Pílulas de Pesquisas Acadêmicas - 2ª temporada

Até 07/06, quinzenalmente, aos sábados

Disponível na Plataforma Sesc Digital e em youtube.com/cptsesc

Sobre os artistas e pesquisadores convidados:

Norma Gabriel é atriz, atuou em Drácula e Outros Vampiros e estudos de Prêt-à-Porter. Também é mestra pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Campo de pesquisa: Pedagogia do Teatro.

Título da Dissertação: O ator do drama musical: a importância do trabalho de corpo e atuação para o cantor de ópera. 

Vanessa Bruno é atriz, atuou em A Pedra do Reino, Prêt-à-Porter e foi professora no CPTzinho. Também é mestra pela Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Campo de pesquisa: Pedagogia do Teatro. Título da Dissertação: Clarice através do ator.

Ludmila Rosa é atriz, atuou em A Nova Velha Estória, Transilvânia, Drácula e Outros Vampiros, processo de cenas de Prêt-à-Porter e foi professora no CPTzinho. Também é mestra pelo Centro de Filosofias e Ciências Humanas – Programa de Pós-Graduação e Artes da Cena da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Título da Dissertação: A Criação da Liberdade: Uma investigação sobre a prática de yoga e o trabalho do ator-performer.

Lucas Sabatine é ator, produtor e arte-educador.  Formado em Licenciatura em Arte-Teatro pela UNESP. Passou por importantes espaços de formação de atores, entre os quais, o Centro de Pesquisa Teatral e o Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI-SP. 

Título do Trabalho de Conclusão de Curso: A Pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e relevância do curso na formação do ator.

Sobre o CPT_SESC   

O Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982 como laboratório permanente de criações teatrais, formação de atrizes, atores, dramaturgas e dramaturgos. Ao longo das décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares no Brasil e em outras partes do mundo como referência no fazer teatral.

Foi coordenado por Antunes Filho por 37 anos, período no qual formou mais de mil profissionais das artes cênicas e apresentou 46 espetáculos. Em 2020, passado um ano da morte do diretor, o CPT expandiu suas ações em busca do constante desenvolvimento que o teatro contemporâneo exige, mantendo o diálogo com o seu legado. 

Em tempos de distanciamento social, a programação do CPT_SESC acontece on-line e apresenta ciclos de debates, mostras virtuais, cursos, podcasts, oficinas, entre outras atividades, com artistas e técnicos de diversas formações e instâncias da produção teatral, a fim de buscar a realização de um trabalho interdisciplinar a que sempre se propôs.

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado