Recital de Canto e Piano com Susana Gaspar e Nuno Vieira de Almeida

 

Em tempo de isolamento social, a arte, de um modo geral, nos anima e nos acalma, nos coloca em sintonia com a música que pode aliviar as nossas almas.

Nesta sexta-feira, uma das dicas do Blog da Agenda Cultural do Recife é o Recital de Canto e Piano, com Susana Gaspar e Nuno Vieira de Almeida. O evento online pode ser acessado gratuitamente através de tnsc.bol.pt, a partir das 18hs

O compositor Fernando Lopes-Graça musicou um universo poético português que se estende das Cantigas de Amigo a Saramago e inclui Antero, Pessoa, Régio, Cesariny, Sophia, Garrett, Botto, Nobre, Bocage e muitos outros. O presente recital dar-nos-á apenas breve reflexo desse entusiasmo com as obras de Eugénio de Andrade e de Camões.
Do primeiro, o ciclo Mar de Setembro, cuja primeira audição integral se deu em 1964 com o autor ao piano e com um cantor ligado à história de São Carlos, o tenor Fernando Serafim. Camões foi também poderosa paixão e poucas dúvidas há de que as mais belas e profundas versões musicais dos seus textos se encontram nos muitos ciclos que Lopes-Graça lhe dedicou. Saindo da língua portuguesa, o nosso compositor não descurou outros grandes poetas (Tagore, Ronsard, Aragon, entre outros), mas o seu profundo apego à cultura popular de todos os povos ficou bem provado nos numerosos ciclos que deixou dedicados às canções tradicionais francesas, inglesas, gregas, russas, checas, eslovacas, negro-americano, húngaras.

Serviço

Recital de Canto e Piano
Fernando Lopes-Graça

Susana Gaspar, Soprano
Nuno Vieira de Almeida, Piano

Online: tnsc.bol.pt

Sexta-feira, 5 de março de 2021 às 18hs

Valor: gratuito

Público

 

 · Qualquer pessoa dentro ou fora do Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente