FETEAG - Edição 2019, neste mês

Resistir e se Reinventar, essas são as palavras de ordem que sempre nortearam a produção do FETEAG. Principalmente em momentos como esse que atravessamos agora, precisamos ser mais criativos e ousados, para manter o Festival sempre na vanguarda do nosso tempo, contribuindo não só para a formação de público e plateia, mas estimulando a formação profissional dos atores envolvidos. 
Para a edição 2019, fortalecemos as parcerias firmadas com outros festivais, FIAC/BA e TEMPO/RJ, e mantivemos a circulação de espetáculos internacionais na grade da Mostra Profissional, que acontecerá de 16 a 26 de outubro, incluindo a Mostra Recife. Acreditamos ser imprescindível esse encontro entre produção local, nacional e internacional para que possamos promover um avanço no pensamento e na criação artística, como nos lembra o filósofo e economista americano Thomas Sowell em “A Tragédia do Isolamento”, "Ao se analisar os êxitos econômicos dos diferentes povos e das diferentes raças, é possível constatar várias diferenças que não têm nada a ver com genes ou com discriminação, mas sim com questões culturais, geográficas e demográficas". 
Mantendo a proposta e consolidando a ação de descentralização promovida pelo TEA, estaremos novamente realizando a Mostra Descentralizada, contemplando comunidades da Zona Rural de Caruaru com apresentações artísticas e promovendo um grande encontro entre culturas. 
Ao fazermos uma análise crítica do desenvolvimento do FETEAG ao longo dos anos, observamos que a Mostra Estudantil não acompanhou o desenvolvimento alcançado pela Mostra Profissional, com a diminuição vertiginosa da produção de espetáculos no âmbito das unidades da rede pública de ensino. A partir desse ponto e associado a um olhar sobre a perenidade da produção teatral na cidade de Caruaru, optamos por realizar um trabalho de sensibilização junto aos alunos da rede pública de ensino, Mediação Cultural, com o objetivo de estimular e despertar o interesse para a programação oferecida durante a Mostra de Espetáculos do FETEAG. 

A Mediação Cultural do festival aconteceu no mês de setembro/19, com a realização de visitas a 10 unidades de ensino. Nessas ocasiões, exibimos o documentário "Lições de um Palco sem Fim", produzido pela Massangana Multimídia/FUNDAJ, além da realização de atividades lúdicas e debates junto ao alunado, esperando conseguir uma maior adesão e integração ativa à programação do FETEAG. 

Sobre o FETEAG:

O Teatro Experimental de Arte (TEA) é um grupo e escola de teatro, fundado em 1962 pelo casal Argemiro Pascoal e Arary Marrocos, na cidade de Caruaru, declarado como Patrimônio Vivo e Ponto de Cultura do Estado de Pernambuco, e reconhecido como o segundo grupo de teatro mais antigo em atividade ininterrupta no Brasil. 
Estruturado sobre 3 eixos principais: Mostra de Espetáculos, profissionais e estudantis; Atividades Formativas, com debates, workshops e oficinas; e Atividades Complementares, com a Cena Gastrô e mostra audiovisual, o FETEAG tem se consolidado como um importante instrumento de democratização do acesso à arte e pioneiro na descentralização da produção cultural no Estado, primando pela qualidade artística e a diversidade criativa, contribuindo para a formação de plateia e público e ampliação do mercado de trabalho para os artistas e técnicos das cidades onde o projeto se desenvolve. 
Atento às necessidades do mercado, desde 2016 o FETEAG vem ampliando sua área de abrangência com a realização da MOSTRA RECIFE, com apresentações de espetáculos e oficinas naquela Cidade. Esta ação visa não só atender ao desejo dos grupos participantes e ao interesse do público local, mas principalmente promover e dar visibilidade aos projeto, abrindo uma importante janela na mídia, aproximando o FETEAG dos grandes meios de comunicação, cujos editoriais estão sediados no Recife e têm suas redações focadas, prioritariamente, em atividades que acontecem na Capital. Sendo assim, com essa estratégia, buscamos capturar o olhar e direcionar o foco desses meios para a produção em Caruaru, tendo em vista que a MOSTRA RECIFE se inicia antes da programação em Caruaru. 

RESUMO DAS ATIVIDADES - FETEAG 2019 
Atividade Quantidade Público Alvo 
Apresentações 22 Público em Geral 
Residência Artística 01 Artistas e estudantes 
Debates 04 Público em Geral 
Mediação Cultural 10 Alunos da Rede Público de Ensino 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banda Som de Vinil inicia a programação de novembro do Taca Mais Música

Autor pernambucano Samuel Santos lança livro infantojuvenil Maria Preta pela Região Metropolitana do Recife, em novembro

Últimos dias da exposição Casa Habitada, dos fotógrafos Ulisses Moura, Dhyego Lima e Nivaldo Carvalho