COLETIVO CINERUAPE ESTREIA PODCAST NESTE SÁBADO (23)

Geraldo Pinho, programador do Cine São Luiz

CineRua Podcast’, tem objetivo de resgatar a história e a memória afetiva dos cinemas de rua do Estado de Pernambuco; projeto foi contemplado na Lei Aldir Blanc através do edital de formação e pesquisa

O Coletivo CineRuaPE estreia neste sábado (23) o ‘CineRua Podcast’, uma série de dez episódios com histórias e curiosidades sobre os cinemas de rua de Pernambuco, contemplando equipamentos da Região Metropolitana do Recife, da Zona da Mata Norte e Sul, do Agreste e do Sertão. A proposta tem o objetivo de resgatar a história e a memória afetiva dos cinemas de rua do Estado e ampliar a discussão e a conscientização da importância da conservação desses espaços. 

Ícones de um tempo, matéria sensível onde estão impressas as memórias dos frequentadores e a história das cidades onde estão localizadas, as salas de cinema, ou cinemas de rua, como são chamados, chegaram ao Estado ocupando teatros e casarões. A história é antiga, data de 1909 o primeiro cinema de rua de Pernambuco, o Pathé, e dos mais de cem já existentes aqui, projetados e construídos especificamente para a exibição cinematográfica, ao menos dez resistem ativos ou em processo de reabertura e se mantêm como espaços de culto à memória e à Sétima Arte.

Cine Teatro Guarany, em Triunfo/PE

Esses cinemas, cujas características arquitetônicas e espaços internos de alguns estão intactos e preservados, resistiram ao tempo, à especulação, às mudanças nos modos de produção, exibição e consumo de filmes e receberam adaptações para exibirem produções audiovisuais com recursos tecnológicos atuais. São patrimônio da cultura pernambucana, remanescentes da centena de salas que havia no Estado em uma época onde a saída dos cinemas enchia as ruas das cidades. Ainda hoje, apesar do número reduzido, os cinemas de rua são importantes enquanto motivadores de ocupação que trazem vida e movimento às áreas urbanas. 

Cinema Rio Branco, em Arcoverde/PE

Informações históricas sobre as salas de cinema, a relação de afeto que os frequentadores mantêm com elas, bem como a discussão sobre ocupação, manutenção e reativação desses espaços, estarão presentes nas entrevistas que o podcast trará em cada edição. Os  cinemas contemplados no projeto são: Cinema São Luiz, Cineteatro do Parque, Cine Olinda, Cineteatro Bianor, Cine Samuel Campelo, Cineteatro Iracema, Cineteatro Santo Amaro, Cineteatro Apolo (Palmares), ₢ e Cineteatro Guarany. 

No primeiro episódio que vai ao ar neste sábado (23), o Cineteatro Guarany, traz toda sua paixão e orgulho pelo cinema pernambucano ao falar do CineTeatro do Parque. O espaço, fechado por mais de dez anos e reaberto ao público em dezembro de 2020 é uma referência cultural e arquitetônica na cidade. Ainda em janeiro, no dia 30, o podcast traz histórias do Cineteatro Iracema, localizado em Vitória de Santo Antão. 

O projeto ‘CineRua Podcast’ é uma realização do Coletivo CineRuaPE e foi aprovado pela Lei Aldir Blanc através do edital de formação e pesquisa. Até março, todo sábado o podcast CineRuaPe trará um episódio com entrevistas, informações e curiosidades sobre cinemas de rua de Pernambuco nas principais plataformas de streamings de forma gratuita. Uma parte da história da vida e da cultura de Pernambuco refletida para além dos projetores.

Sobre o Coletivo CineRuaPe

Fundado em novembro de 2015, durante a programação do VIII Janela Internacional de Cinema, o Movimento CineRuaPE, hoje coletivo CineRuaPe, tem o intuito de reunir esforços, promover atividades e discutir estratégias de continuidade, sustentabilidade e a conscientização da importância de preservação dos cinemas de rua restantes do Estado de Pernambuco, a fim de propor a criação de um circuito independente de salas de cinema de rua. O movimento discute estratégias relacionadas ao registro, preservação e à busca de informações sobre linhas de financiamento para atualização tecnológica das poucas salas de rua que restam no estado, tendo em vista a radical mudança nos padrões de produção e exibição audiovisual ocorridos mundialmente nos últimos anos. Atualmente o Coletivo CineRuaPE é formado por 10 mulheres, entre pesquisadoras, arquitetas, produtoras, curadoras, cineclubistas, jornalistas e publicitária.

SERVIÇO:

O quê: CineRua Podcast

Quando: Sábado (23) | Estreia

Onde: Principais plataformas de streamings

Gratuito

Redes sociais do Coletivo:
https://www.facebook.com/coletivocineruape

https://www.instagram.com/cineruape/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife