#PartiuNatalNoNordeste festeja folguedos e tradições do ciclo natalino da região

 

 

 

Foto Antônio Albuquerque

Novo espetáculo da Cia Capibaribe de Dança estreia  nesta quinta-feira, dia 15 de dezembro e cumpre temporada de nove apresentações, até dia 23, em plataforma digital

 

É Natal. A Família Schmidt resolve sair dos pampas gaúchos e curtir as férias de fim de ano no Nordeste. Pai, mãe e filhos, acompanhados por dois guias locais, são apresentados às tradições e manifestações populares típicas do ciclo natalino da região. Na primeira parada, no Maranhão, conhecem o colorido das fitas e plumagens do Bumba. No Ceará, é a vez da cadência do coco praieiro e da Folia de Reis. Em Alagoas, eles se encantam com o tinir das espadas do Guerreiro. E em Pernambuco, desfrutam a alegria contagiante do Cavalo-Marinho, a simbologia do Pastoril e celebram a chegada do novo ano com a explosão do frevo, aclamando o Carnaval que logo chegará.

Através de dança, teatro e música ao vivo, a Cia Capibaribe de Dança, com seus mais de 45 anos de tradição, festeja a cultura popular nordestina no espetáculo #PartiuNatalNoNordeste, uma realização do Grupo Meet Regional. A montagem estreia dia 15 de dezembro e fica em cartaz até 23 de dezembro, sempre às 20h. Devido à pandemia, a exibição, prevista para ser presencial, transformou-se em online, com acesso gratuito através do canal “Partiu Natal no Nordeste” no YouTube.

Dez bailarinos, seis músicos, dois backing vocals e cinco atores estarão em cena, sob direção de Roberto Oliveira. O figurino, que evoca as cores e os movimentos das danças, assim como a cenografia e a coreografia, são assinados também por Roberto, há 32 anos à frente da companhia. Antigo Grupo Folclórico de Moreno, a Cia Capibaribe de Dança resgata a cultura e o folclore do Nordeste, já tendo levado sua arte a todo o País e se apresentado também em países como Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai.

"O ciclo natalino é um dos mais importantes dos festejos do nosso calendário, colocando o Nordeste em destaque devido à riqueza cultural dos seus folguedos, autos e danças populares. É uma das mais belas festas da cristandade, um jeito próprio de celebrar o nascimento de Jesus e renovar a esperança em um mundo melhor", diz Roberto Oliveira.

O espetáculo #PartiuNatalNoNordeste tem patrocínio do Atacadão, através da Lei de Incentivo à Cultura/Ministério do Turismo, com apoio da Parlare.


Serviço:

#PartiuNatalNoNordeste
De 15 a 23 de dezembro, às 20h
Transmissão online pelo YouTube no canal “Partiu Natal no Nordeste”
Acesso gratuito

Classificação livre
Duração: 60 minutos

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

Paixão de Cristo de Casa Amarela realiza encenação para pessoas em situação de rua