Festival Rock na Calçada se reinventa e promove conferência virtual

 

Leandro Lins (Vapor Maligno/PE) 

Em 2020, a pandemia atingiu fortemente o setor cultural e aos profissionais da cadeia produtiva de música em todo país. Ponderando  a urgência de se reinventar, surge a necessidade da utilização das ferramentas digitais como alternativa  difusão e com elas, os desafios de se adaptar a utilização dessas plataformas para promover atividades culturais.

Foi pensando neste contexto, que o festival Rock na Calçada propôs a realização de uma conferência virtual que reunisse artistas, produtores e jornalistas que aproximasse essas produções em todo Brasil para uma troca de ideias e experiências, desconstruindo essas limitações. A primeira edição aconteceu no dia 13 de Julho e foi  sucesso de critica e público.

E o bom resultado culmina na realização da segunda edição do RNC Meet DC próximo dia 03 de novembro através do Google Meet,  nomes importantes do produção nacional como o produtores Filipe Giraknob (Dia da Música/SP), Joelma Terto (Quarentenália/RS), Guilherme Moura (Abril pro Rock/PE), Rodrigo Coimbra (Pedrada Rocks/RJ), Claudinha Aires (Nuvem Produções/PB), Rodrigo Bento (Pilantragi/SP), Ceciliano Queiroz (Starfleet Music/PE), Evandro Sena (Iraq/PE) e  Guilherme Patriota (Theia P&A/PE) confirmam presença nesta edição. 

Entre as novidades, a participação efetiva das mulheres nas atividades do meeting  conta com a participação das artistas pernambucanas  Dani Carmesim/PE e Marília Parente/PE e das jornalistas Stefannia Cardoso (Revista Inferis/PE), Paula Brasileiro (Têm Música Nova/PE), Karina (Rock às 7/SP) e Kaká Schwartzmann (Crash TV/SP) e a DJ BabiLônia (Iraq/PE). 

A segunda edição do RNC Meet também terá um acesso mais democrático para o público e o link de entrada para os debates estará disponível nas redes sociais duas horas antes do evento iniciar, avalia o produtor do evento Du Lopes, possibilitando assim o fácil acesso aos debates virtuais. “ Esse é  um bom momento de afirmação do RNC como um festival que está atento às mudanças estabelecidas no conceito do “novo normal” ampliando as barreiras e agregando ideias com  profissionais de várias parte do Brasil , ressalta o produtor.

 

Programação completa:

03/11/2020 a partir das 18h via Google Meet

Sala Miró da Muribeca

18h- Storytelling: A autogestão de bandas; Uma análise de como artistas e bandas independentes estão gerenciando seus projetos artísticos;

Mediador: Ceciliano Queiroz (Starfleet Musica/PE)

Convidados:  João Mesquita e Rafael Menezes (Mascates/PE)

André Arruda (Saga HC/PE), Luan Bates/RN, Berg Menezes/ CE e Dani Carmesim/PE

 

19:30h – Debate: A reinvenção dos festivais: Quais os desafios dos produtores dos festivais estão enfrentando para dar continuidade aos projetos pós pandemia;

Mediador: Guilherme Patriota (Theia produtores associados /PE)

Convidados: Filipe Giraknob (Dia da Música/SP), Guilherme Moura (Abril pro Rock/PE)

Rodrigo Coimbra ( Pedrada Rocks/RJ), Kacike Cândido ( Cangaço Rock Fest/PE)

Chico Olay ( Stoned Festival/PE)  e Kaká Schwartzmann (Crash TV/PE)

 

21h – Seminário: Racismo na música; #BLM

Mediador: Glieldson Alves (Arquivo Morto/PE)

Convidados: Leandro Lins (Vapor Maligno/PE), Sombra (Plugins/PE)

Eddie Cheever (O cão/PE), Rodrigo Cirilo (Realidade Encoberta/PE)

 

 

Sala Tereza Costa Rêgo

18:30h- Storytelling: RDA – Rede de difusão alternativa: Conheça as produções independentes que estão movimentando a cena pelo país;

Mediador: Stefannia Cardoso ( Revista Inferis/PE)

Convidados: Jacau Bahia (BA), Marcel Briani (Autoral x Autoral/SP),

Karina Ventura (Rock às 7/SP), Kaká Schwartzmann (Crash TV/PE)

Vinicius Marçal (Indie com Farofa/PE)

 

20h- Debate: Isolamento Sonoro; Como artistas independentes estão comercializando e produzindo seus projetos durante a pandemia.

Mediadora: Paula Brasileiro (Têm Música Nova e Leia Já/PE)

Convidados: Juvenil Silva/PE, Marília Parente/PE

Petrônio Lorena/PE e Marcelo Rêgo (Sargaço Night Club/PE)

 

21:30 – One Party: O universo das festas on line que estão movimentando o mercado cultural (uma maneira diferente de se divertir que vêm dando muito certo);

Mediadora: Claudinha Aires  (Nuvem Produções/PB)

Convidados: Babilônia  e Evandro Sena ( Iraq/PE)

Joelma Terto (Quarentenália/POA) e Rodrigo Bento (Pilantragi/SP)

Paula Brasileiro ( Têm Música Nova e Leia Já/PE)

+ After Babilônia: Programação Especial na Rádio Babilônia via Zoom após o Meet.

Dia 04 /11

Acontece uma programação extra para celebrar 05 anos de existência do festival na Rua da Moeda, o Clube RNC especial convida Voltímetro Bass, Lício Gomez e a banda Buffalo Lecter a partir das 19h no Recanto da Moeda no Recife Antigo. Este evento será em local aberto e limitado ao público obedecendo todas as normas de prevenção, higiene e distanciamento social. “ Daqui pra frente com a pós pandemia, se faz necessário buscarmos outros caminhos para o entretenimento cultural, algumas ideias que foram colocadas em prática estão dando muito certo como o festival no formato Drive-In, profissionais da cadeia produtiva da música anseiam por oportunidades porém o mais importante é conscientizarmos as pessoas para essa nova realidade, é muito bonito ver os festivais de música com o público prestigiando porém, devemos respeitar e preservar a vida”, reafirma o produtor Du Lopes.

Link do nosso evento no facebook: https://www.facebook.com/events/2441116362851435

 

Atenciosamente,

Du Lopes (Produtor cultural RNC)

+ 55 (81) 9.9533-2415

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado