Agência Iyabá Promove O Projeto Re(Orí)Entar - Novos Imaginários Onde Reposiciona O Imaginário Da Mulher Preta Através Da Cultura


A primeira ação traz projeções de frases de importantes mulheres pretas no centro de São Paulo e a segunda etapa é um curso online e gratuito voltado a mulheres não-brancas do setor cultural

 

São Paulo, novembro de 2020 – A agência Iyabá promove em novembro RE(ORÍ)ENTAR – Novas imaginários. O projeto propõe reposicionar o imaginário da mulher negra, das mulheres não-brancas, e das relações sociais que as perpassam através de um trabalho de repolitização da mulher não-branca através da cultura. 

 

A primeira ação acontece dias 19 e 20 de novembro, das 19h às 00h, e consiste em projetar no centro de São Paulo textos, poemas e pensamentos de escritoras negras brasileiras como forma de resgate do protagonismo das mulheres negras em própria história, contada sempre por outras pessoas e por outras óticas. A ação busca disseminar a ideia de que resgatar, entender e contar nossa própria história é um devir revolucionário.

 

Nos dias 25, 26 e 27 de novembro, das 19h às 20h, acontece a segunda etapa do projeto. Um curso voltado para profissionais não-brancas do setor cultural e da economia criativa, ou quem deseja se profissionalizar, sendo transmitido ao vivo pelo Youtube. É gratuito, mas precisa fazer inscrição no site do projeto. Propõe a reflexão sobre como organizar, estruturar e planejar uma carreira artístico-cultural, além de entender a importância do planejamento estratégico, posicionamento, valores e as possíveis formas de compartilhar subjetividades raciais para o público e clientes.

 

“Para reposicionar o imaginário das mulheres negras e das relações sociais que as perpassam, é imprescindível fazer um grande trabalho de repolitização dessas mulheres através da cultura afro-brasileira e do conceito do (orí), que diz respeito a essência divina de cada ser. Assim essa mulher desperta a (orí)potência dela, se torna dona da própria história e a conta. Ela desperta uma (orí)presença e se posiciona como a Iyabá que ela é ”, explica Raiany Fernandes, diretora de planejamento da Iyabá.

 

PROGRAMAÇÃO 

Projeções @ Centro de São Paulo

Data: 19 e 20 de novembro

Horário: 19h às 00h

Local: Av São João, 1728 - Santa Cecília


Novas Formas: Planejamento de Carreira para Artistas @ Youtube

Aula 1 - Novos imaginários: Raça, etnia e gênero no empreendedorismo

Profissionais: Marta Carvalho e Raiany Fernandes

Data: 25 de novembro

Horário: 19h às 20h

Carga Horária: 40 minutos

Sinopse: Refletir sobre a realidade negro-brasileira, as esferas de preconceito racial e racismo estrutural; analisar a importância da cultura e das instituições culturais na luta antirracista. Discutir acerca da necessidade de valorização das mulheres, dos povos originários e afrobrasileiros na formação da identidade nacional. Discutir o protagonismo das mulheres, dos povos originários e afro brasileiros por meio de ações culturais que estimulem o empoderamento e a autoestima.


Aula 2 - Novas formas planejamento de carreira para artistas

Profissionais: Michelle Serra e Raiany Fernandes

Data: 26 de novembro

Horário: 19h às 20h

Carga Horária: 40 minutos

Sinopse: Panorama e peculiaridades da atividade de produção cultural nos diferentes ramos da cultura e da comunicação: música e artes visuais. Planejamento um produto artístico: imaginação, criatividade e viabilidade. Planejamento estratégico para carreiras artísticas e componentes culturais, sociais, políticos, legais e econômicos. Organização e diagnósticos de subjetividades. Planejamento, análise de resultados. Procedimentos de pesquisa e de sondagem de públicos culturais. Públicos culturais e produção cultural. Públicos culturais como diferencial importante para a imaginação e realização de lançamentos. Públicos e mercados culturais. Os mercados culturais e a produção cultural.


Aula 3 - Marketing digital para artistas

Profissionais: Raiany Fernandes

Data: 25 de novembro

Horário: 19h às 20h

Sinopse: Introdução ao marketing digital. Plataformas e canais. Construção de posicionamento digital. Construção de persona. Construção de linha editoral, conteúdo, lançamentos.


SERVIÇO @ RE(ORÍ)ENTAR - NOVOS IMAGINÁRIOS

Projeções 

Data: 19 e 20 de novembro

Horário: 19h às 00h

Local: Av São João, 1728 - Santa Cecília

Gratuito


Novas Formas: Planejamento de Carreira para Artistas

Data: 25, 26 e 27 de novembro

Horário: 19h às 20h

Inscrição: https://www.iyaba.com.br/reorientar

Mais informações: contato.iyaba@gmail.com  

Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife