‘WILLOW CRIED POWER’ (WILLOW GRITOU PODER), único documentário brasileiro com temática LGBTI+ a concorrer no maior festival de curtas-metragens do mundo

 

 


 

‘WILLOW CRIED POWER’,  curta-metragem produzido entre setembro e outubro de 2020 durante a pandemia do COVID-19, dirigido pela dupla João Izzidio e Willow Ximenes, tem seleção confirmada no maior festival de curtas-metragens do mundo - My RØDE Reel 2020 Short Film Festival. O documentário independente concorre em 5 categorias, sendo uma delas a People’s Choice, que precisa de votação do público para determinar os vencedores. É possível votar até o dia 21 de outubro no site da RØDE [vote aqui] e o resultado estará disponível a partir do dia 21 de novembro de 2020, podendo chegar a US$ 1 milhão em prêmios.

De acordo com a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transsexuais), é imprescindível pontuar que entre janeiro e abril de 2020 o número de assassinatos de pessoas trans e travestis aumentou em 48% em relação ao mesmo período dos anos anteriores, fazendo com que o Brasil continue a ser o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo. Assim, o documentário, protagonizado pela também diretora e produtora Willow Ximenes, narra a trajetória de uma travesti recifense, que em seus 20 anos de idade está sobrevivendo à pandemia de COVID-19 num Brasil em crise, enquanto se empodera de suas potencialidades, criando, dessa forma, novas possibilidades de futuro. A produção conta com uma equipe composta unicamente por pessoas LGBTI+, sendo elas: Dante Moraes (som), Jimmy Astley e Mauro Espindola (assistentes de produção). 

“Durante a pandemia acompanhei a situação da população trans e travesti em Pernambuco, então pude perceber o quão necessário era trazer esse tema para os holofotes”, afirma João Izzidio, diretor e produtor do filme. “Não pensei duas vezes em aceitar o convite de João e, apesar de minha inicial resistência em protagonizar o filme, entendi como minha trajetória possui poderoso caráter de referência e inspiração para outras travestis e mulheres trans”, conclui a protagonista Willow sobre sua estreia como diretora.

Gay, João Izzidio tem 9 anos de carreira como produtor e diretor, divididos em audiovisual, música e inovação. Além disso, foi produtor executivo do festival No Ar Coquetel Molotov e recentemente coordenador do Porto+, programa de inclusão de pessoas LGBTI+ do Porto Digital. Já Willow Ximenes, travesti que dirige, produz e protagoniza a sua primeira obra cinematográfica, atua há 4 anos com produção de eventos e projetos sociais, além de ser escritora e graduanda no curso de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

Serviço:

“WILLOW CRIED POWER”, 2020, Brasil

Assista e vote: https://www.myrodereel.com/watch/11090

Dirigido por João Izzidio e Willow Ximenes.

Produzido por João Izzidio e Willow Ximenes.

Som por Dante de Moraes.

Assistência de Produção por Mauro Espíndola e Jimmy Astley.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife