“A Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha”, De Pablo Guelli, Estreia Dia 22 De Outubro Nas Plataformas Now, Itunes, Microsoft E Looke

 


Primeiro filme brasileiro que denuncia a concentração de mídia no país conta com a participação de Glenn Greenwald, Noam Chomsky, Luís Nassif, Laura Capriglione, Xico Sá, Jessé Souza, entre outros.


Estreia no próximo dia 22 de outubro, nas plataformas NOW, iTunes, Vivo, Microsoft e Looke, o filme “A Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha”. O documentário, produzido pela Salamanca Filmes para o canal CINEBRASiLTV e dirigido pelo jornalista Pablo Guelli, mostra a luta dos jornalistas independentes no Brasil para romper o embargo informativo imposto pelas 6 famílias que dominam o sistema de informação do país.

 

O Brasil tem "6 Berlusconis" que juntos concentram mais de 90% da audiência nacional, em todos os tipos de mídia. Segundo os entrevistados, os Berlusconis foram responsáveis por uma das maiores fraudes jornalísticas de todos os tempos: uma manipulação em massa que destruiu a confiança da população na imprensa tradicional e jogou o país em direção ao fascismo. 

 

O filme traz análises de renomados acadêmicos e jornalistas, como Glenn Greenwald, Noam Chomsky, Luís Nassif, Laura Capriglione, Xico Sá, Jessé Souza, Ana Magalhães, Igor Fuser, Tales Ab'Saber e Rodrigo Vianna. A trilha sonora original é de André Abujamra.

  

É a 1ª vez que um filme brasileiro denuncia a concentração de mídia local, considerada pela ONU como “a mais alta do mundo ocidental”. Ao examinar a influência da imprensa nos eventos sociopolíticos que ocorreram entre 2013 e 2019, "A Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha" responde uma pergunta que está intrigando o mundo inteiro: Quem é Jair Bolsonaro, e como ele se tornou o presidente do 6º país mais populoso do mundo? 

 

Prêmios

Melhor longa-metragem e melhor  direção no Festival Internacional de Cinema de Santos; Melhor documentário no Cinefest Pedra Azul  (Brasil); melhor documentário pelo júri e crítica no Festival de Caruaru e no Five Continents Film Festival (Venezuela); Prêmio de 3º melhor documentário no Festival Internacional de Documentários Santiago Álvarez (Cuba). Seleção oficial no Festival do Rio e DocLisboa (2019).

 

Festivais

Selecionado para 20 festivais nacionais e internacionais em 2020, entre eles: Festival Latino Americano di Trieste; Madrid Indie Film Festival; DocsMX (México); United Nations Film Festival (EUA); Social World Film Festival (Itália); Festival de Cinema  

Guarnicê (Brasil); Santos Film Fest; Festival  Internacional Cine de América (México); Cindie Festival (Brasil); Festival Internacional de Cine por los Derechos Humanos (Colômbia); Festival Internacional de Cine de los Derechos Humanos  (Bolívia); Albania Human Rights Film  Festival; AmazôniaDoc  (Brasil); Festival de Carpina (Brasil);  Festival de Derechos Humanos Tenemos que Ver (Uruguai).

 

FICHA TÉCNICA

Produtora: Salamanca Filmes 

Duração: 72 minutos 

País: Brasil 

Direção: Pablo Guelli 

Roteiro: Pablo Guelli 

Fotografia: Rogério Che 

Trilha original: André Abujamra

Montagem: Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques 

Pós-produção: Fábio Costa Menezes 

Designer: Renato de Almeida Prado 

Edição de som: Ariel Henrique  

Motion: Gustavo Duarte

Produção: Pablo Guelli 

Prod. Executiva: Pablo Guelli e Thais Alemany 

Impacto Social: Pablo Guelli 

 

SOBRE PABLO GUELLI

Jornalista e documentarista com passagem por meios de comunicação como NHK (Japão), MediaPro (Espanha), Globo (Brasil), entre outros. Durante 10 anos foi correspondente internacional na Europa, América Latina e Ásia. Em 2011 criou a Salamanca Filmes, produtora dedicada a filmes de impacto social. Em 2012 ganhou o prêmio "Castilla y León” com o melhor documentário sobre a imigração espanhola na América Latina. Formado em Comunicação Social (PUC-SP), com mestrado em Relações Internacionais (Ortega y Gasset-Madri). Possui pós-graduação em Cinema Documentário e outra em Roteiro para Cinema e TV (Pompeu Fabra-Barcelona), além de um MBA em gestão de projetos audiovisuais pela FGV-SP.

https://www.instagram.com/a_nossa_bandeira/ 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife