Paço do Frevo celebra Primavera dos Museus promovendo encontro virtual inédito do frevo pernambucano com o samba de roda do Recôncavo Baiano

 

Foto Andrea Rego Barros

 

Primeira edição digital do Observatório do Frevo será n
o próximo dia 30, das 16h às 18h, reunindo Alexnaldo Santos, da Casa do Samba, e Júlio Vila Nova, do Coletivo dos Blocos Líricos.

 Dois patrimônios culturais da humanidade, reconhecidos pela Unesco, dialogam em encontro inédito proporcionado pela tecnologia. O frevo recifense e o samba de roda do Recôncavo Baiano constroem pontes virtuais na primeira edição digital do Observatório do Frevo - programa de debates e pesquisas sobre frevo, patrimônios e cultura popular -, que acontece no próximo dia 30, numa sala online, das 16h às 18h. O evento faz parte da programação online preparada pelo Paço do Frevo para a Primavera dos Museus, partir do tema “Mundo Digital - Museus em Transformação”.

Desta primeira edição digital do Observatório do Frevo, participarão os debatedores Alexnaldo Santos, sambador, compositor, gestor cultural da Casa do Samba Mestre Celino Terra Nova-BA e Coordenador Administrativo da Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA) e Júlio Vila Nova, integrante do Coletivo dos Blocos Líricos, presidente do Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos presidente do Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos, pesquisador e professor de Letras da UFRPE.  A mediação do encontro será realizada por Luiz Santos, historiador e assistente de pesquisa do Paço do Frevo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: tinyurl.com/frevoesamba

 “O diálogo entre estes dois Patrimônios da Humanidade é de suma importância, por possibilitar o reconhecimento das similaridades, das diferenças, dos desafios e das aproximações que os envolvem, permitindo a construção de reflexões e ações coletivas que tragam benefícios mútuos, não só para o Frevo ou para o Samba do Recôncavo,  mas para uma dimensão mais ampla do patrimônio imaterial”, afirma Vanessa Marinho, historiadora e coordenadora de conteúdo do Paço do Frevo. 

Com o tema “Cordas e Batuques em harmonia: ações coletivas no Frevo e no Samba de Roda”, o Observatório irá provocar debates e reflexões sobre como os grupos de Frevo e do Samba de Roda têm se articulado em coletivos, em busca da promoção de ações de salvaguarda, e como desenvolveram autonomia para manter e valorizar seus bens culturais. 

 

Serviço:

Observatório Digital do Frevo

Tema:

Cordas e Batuques em harmonia: ações coletivas no Frevo e no Samba de Roda

Data e horário:

30/09/2020, das 16h às 18h

Inscrições:

tinyurl.com/frevoesamba

O evento acontecerá no Zoom, plataforma digital de videoconferência. A inscrição será confirmada por email com o link para acesso à sala no dia do evento.

Informações:

(81) 3355-9504 | comunicação.recife@idg.org.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado