Galeria Janete Costa recebe mostras paraibanas na abertura da temporada 2020



 
Glauco Moraes / Foto Geraldo Goulart Neto

Equipamento cultural mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, recebe duas mostras do estado vizinho 

A Galeria Janete Costa, localizada no Parque Dona Lindu, abre a temporada de exposições 2020 dando boas vindas à arte feita na Paraíba. Entre os dias 14 de março e 10 de maio, ficam em cartaz no equipamento cultural gerido pela Prefeitura do Recife, as mostras de Glauco Moraes e a coletiva III Art in Progress.

No inicio tudo era uma linha. Ainda negra, herança do apreço ao grafite e ao exercício de um domínio do desenho. A linha se torna signo, grafia autoral que se converte em dialeto. Inaugura-se um novo idioma. A linguagem, porém, aprisiona as pessoas. É com esse mote que Glauco Moraes apresenta ao público recifense um mapa da jornada que construiu o reconhecimento e o carinho pelo artista dentro de uma carreira e atuação artística ao longo dos anos.

“Pretendo celebrar a pintura de Moraes num conjunto voltado para a fase atual e as questões em torno de seu autoconhecimento numa forma de contemplação única de toda sua poética", explica Wagner Nardy, curador da exposição - a qual será aberta no dia 14, às 16h.

O dialeto criado por Glauco, cuja origem remonta a sua paternidade, conduzirá a linguagem organizando os conteúdo da mostra e atingindo o desconhecido, o mistério inerente a própria criação.

A exposição vem sendo tratada como um grande desafio, pois ocupará o museu que é um projeto icônico de Oscar Niemeyer para o Recife, buscando travar um diálogo com sua inigualável arquitetura. “Optou-se por tensionar ao extremo os temas do inicio da década deixando perceber que tudo, absolutamente tudo, continua por um fio. Palavras, ouro, paixão, prazer e recolhimento ganharão contornos monumentais neste projeto, no qual a glória é iminente para esses seres e territórios oriundos da obra Glauco Moraes", diz Nardy.

Art in Progress

A exposição coletiva Art in Progress: Novíssima Arte Contemporânea chega ao Recife com trabalhos que refletem questões étnicas, de gênero, derivas, colecionismos, registros urbanos, consumismo, memória afetiva, experiências estéticas e corporais - elementos essenciais aos experimentos visuais da arte contemporânea. Ela é uma mostra qualitativa da novíssima produção das artes visuais oriunda dos discente e/ou egressos da Universidade Federal da Paraíba.

As obras artísticas foram produzidas por estudantes e ex-estudantes dos cursos de Graduação em Artes Visuais da UFPB e do Mestrado em Artes Visuais da UFPB/UFPE e selecionados por uma comissão de seleção composta sob a Curadoria de Robson Xavier e Carlito Person.

Serviço:
Exposição Glauco Moraes
Abertura: 14 de março, das 16h às 19h
Período da mostra: 15 de março a 10 de maio

Terceira Art in Progress: Novíssima Arte Contemporânea
Galeria Janete Costa – Recife
14 de março até 11 de maio de 2020.
Curadoria: Carlito Person e Robson Xavier
Comissão de seleção: Carlito Person; Robson Xavier e Sabrina Melo.
Artistas selecionados: Aurora Caballero; Cris Peres; Conceição Myllena; Flaw Mendes; Guto Holanda; Inocêncio; Layla Gabrielle; Larissa Rachel e Lucas Alves.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife