Cepe celebra 120 anos de Gilberto Freyre



Editora publicará três títulos sobre o sociólogo pernambucano ainda este semestre


Em comemoração aos 120 anos de nascimento do sociólogo Gilberto Freyre (1900-1987) - completados no próximo dia 15 de março - a Cepe Editora publica, no primeiro semestre de 2020, três títulos sobre o autor:  Brasileirismos e conexões em Gilberto Freyre (Raul Lody); O Brasil de Gilberto Freyre: Uma introdução à leitura de sua obra, e A história íntima de Gilberto Freyre (Mário Hélio Gomes). É a primeira vez que a editora pública pernambucana lança livros sobre o sociólogo. " A passagem dos 120 anos do nascimento de Gilberto Freyre é uma oportunidade para se refletir sobre sua obra, louvada e contestada com o mesmo vigor. Para a Cepe, é uma satisfação contribuir para que o debate se mantenha vivo”, declara o presidente da Cepe, Ricardo Leitão. 

Segundo o editor da Cepe, Diogo Guedes, no primeiro título o antropólogo Raul Lody relaciona os grandes temas da farta e rica literatura de Gilberto Freyre nas ciências humanas com o seu olhar antropológico. “Estão lá as heranças africanas, a alimentação, as expressões e tradições populares, a fé e a museologia, com o desafio de preservar o popular sem sufocá-lo”. O livro conta com ilustrações do próprio Lody.


A Cepe publica também segunda edição de O Brasil de Gilberto Freyre: Uma introdução à leitura de sua obra, do crítico e pesquisador Mário Hélio Gomes - a primeira, de 2000, foi publicado pela editora Comunigraf. “A obra se propõe a aproximar Gilberto Freyre de possíveis novos leitores. Como o próprio autor define, é uma espécie de Gilberto Freyre para jovens, com capítulos que trazem a biografia e o pensamento do sociólogo de Apipucos”. O livro traz ilustrações do artista plástico José Cláudio.

A história íntima de Gilberto Freyre, também assinada por Mário Hélio Gomes, de acordo com Diogo, analisa como o sociólogo pernambucano foi pioneiro em investigar a vida íntima das pessoas - famosas ou comuns - para criar material para os seus escritos. “É um livro inédito, fruto de uma pesquisa acadêmica do crítico”, ressalta. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas