Mostra Play The Movie chega ao Recife e Olinda com filmes e cine-concertos nesta terça

Mostra Play The Movie / Divulgação
 
Como parte da programação do Festival No Ar Coquetel Molotov, a Mostra Play The Movie completa 12 anos. As sessões da Mostra acontecem desta vez no COMPAZ Ariano Suassuna e no Cine Teatro Fernando Santa Cruz, no Mercado Eufrásio Barbosa, trazendo em sua programação uma seleção de videoclipes e documentários inéditos entre os dias 22 e 26 de outubro. O evento conta com patrocínio das Baterias Moura e Uninassau através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio do Canal Curta.

Nos dias 22 e 23 de outubro, a Mostra Play The Movie vai até o COMPAZ Ariano Suassuna, no Cordeiro, para apresentar sessões especiais com os filmes pernambucanos "Chico Science: Caranguejo Elétrico" e "Sete Corações" para jovens da comunidade e de escolas próximas. Nos dias seguintes, o evento parte para Olinda onde serão exibidos Clara Estrela, biografia sobre a cantora Clara Nunes, em uma sessão de acessibilidade com janela de libras e audiodescrição para pessoas com deficiência auditivas e/ou visual. Antes da sessão, acontece a exibição do curta Neurônios da Ilha, de Rostand Costa.

Completam a seleção de filmes os documentários Erlon Chaves Maestro do Veneno(Dir: Alessandro Gamo) e "Sotaque Elétrico" (Dir: Caio Jobim e Pablo Francischelli), que apresenta o histórico da guitarra em terras brasileiras. "A cada ano, o desafio maior nesta mostra é apresentar produções que não tenham sido exibidas por aqui e com lançamentos. Em parceria com o Canal Curta que ajudou a produzir alguns destes filmes apresentados, conseguimos trazer obras como Erlon Chaves - Maestro do Veneno, Sotaque Elétrico e Clara Estrela. Filmes que apresentam personagens da música nacional de grande importância e que precisam ser vistos pelas novas gerações" resume Jarmeson, curador da Mostra.

Tomaga / Divulgação
Além da exibição dos filmes, a Play The Movie apresenta três cine-concertos no Mercado Eufrásio Barbosa, com as bandas pernambucanas Guma, Buffalo Lecter e com o duo TOMAGA, que veio ao Brasil através do programa Pontes do Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, e do British Council. Na semana do evento, o TOMAGA ainda realiza uma imersão com músicos e artistas locais no Estúdio Apollo17 (Recife Antigo) com workshops nos dias 22, 23 e 24, das 14h às 18h, com inscrições gratuitas.



CINE-CONCERTOS:

Com um rockn roll de influências plurais, o trio da banda Buffalo Lecter dispensa as fórmulas prontas e se fez em laboratório para alcançar a sonoridade multifacetária característica da banda, uma química incendiária que não vai te deixar parado! Formada por Jadie Tavares na Bateria, Laio Orellana na Guitarra e Marcelo Duva no contrabaixo elétrico, a banda lançou em Julho de 2019 seu primeiro registro fonográfico, um EP homônimo, com 4 músicas, disponível nas principais plataformas de streaming. GUMA passeia por solos psicodélicos, grooves dançantes, uso de sintetizadores e instrumentação orgânica. Divagações sobre a vida real ou fantasiada, a banda tem o mar, como objeto de admiração, medo e fascínio. Solidão, desilusões da rotina, encantos amorosos ou a inadaptação às convenções da vida são alguns dos temas recorrentes. Em meio à confusão, porém, a procura por um norte também dá o tom das canções.

TOMAGA é o nome da dupla de multi-instrumentistas formada pelo britânico Tom Relleen e a italiana Valentina Magaletti. Os dois trabalham com música experimental e apresentam improvisações e referências de jazz, progressivo e krautrock.  A dupla usa microfones de contato e gravações de som ambiente para modificar instrumentos e sons e criar um familiar, mas novo mundo sonoro.  Com a participação de músicos locais, a dupla busca capturar a essência regional e personalizá-la com a paleta sonora do duo. A imersão conta, ainda, com a colaboração de Benke Ferraz (Boogarins).

As inscrições para imersão são gratuitas e podem ser feitas através do link:  https://docs.googlecom/forms/d/e/1FAIpQLSeT93wETPVbOXwjpxm4PmN4M5XjtY8UyKVYOlaw50CmSaS6w/viewform 

Mostra Play The Movie 2019
Programação Completa

COMPAZ Ariano Suassuna (Cordeiro, Recife)

22/out | Terça

09h00
Neurônios da Ilha (Dir: Rostand Costa)

Sinopse:
Neurônios da Ilha é um documentário curta-metragem que conta a história de Marcelo, Izídio e Duka. três músicos independentes que vivem na Ilha do Maruim e integram a banda de reggae Neuro Roots. Alimentando o sonho de viver da música, estendem sua potencia tão longe quanto podem, ensinam música a crianças da comunidade onde vivem e respondem criativamente à violência do nosso tempo buscando saídas por desvios poéticos.

09h15
Chico Science: Caranguejo Elétrico (Dir: José Eduardo Miglioli Junior)

Sinopse:
O documentário acompanha a carreira do mentor do Manguebeat através de imagens de arquivo, gravações inéditas e depoimentos de nomes como Fred Zero Quatro (Mundo Livre S/A), Jorge Mautner, Carlos Eduardo Miranda, Arnaldo Antunes, Paralamas do Sucesso, Dengue, Lucio Maia, Jorge Du Peixe e Toca Ogan.

23/out | Quarta

09h00
Seleção Videoclipes da Convocatória Play The Movie 2019

09h15
Sete Corações (Dir: Dea Ferraz)

Sinopse:
Sete vidas. Sete histórias.  Sete músicos. Um ritmo. Um amor: O Frevo. A história de um eterno amor de carnaval é contada por sete maestros, embalada por uma trilha composta a 14 mãos. Um registro histórico da obra e vida dos sete principais, e remanescentes, compositores de frevo de  Pernambuco. Os maestros Duda, Nunes, Guedes Peixoto, Clóvis Pereira, Ademir Araújo, Edson Rodrigues e José Menezes se reúnem para contar as histórias do estilo musical, das canções e deles próprios.  
  
Teatro Fernando Santa Cruz, Mercado Eufrásio  Barbosa (Olinda)
24/out  | Quinta

19h00
Seleção Videoclipes da Convocatória Play The Movie 2019

19h15
Sessão acessível - “Clara Estrela(Dir: Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir)

Sinopse:
O filme narra, por meio de entrevistas em diversos programas de TV e rádio, a trajetória de Clara Nunes, cantora que conquistou o Brasil e vários países do mundo.

21h00 
BUFFALO LECTER (PE) - Cine-Concerto ao vivo

25/out  | Sexta

19h00
Seleção Videoclipes da Convocatória Play The Movie 2019

19h15
Erlon Chaves - Maestro do Veneno(Dir: Alessandro Gamo)

Sinopse:
Este extraordinário músico brasileiro começou sua carreira no rádio, trabalhou como arranjador, compositor de trilhas para TV e cinema e foi precursor da soul music no Brasil com a banda Veneno.

21h00
TOMAGA (UK) - Cine-Concerto ao vivo

26/out  | Sábado

18h00
 Seleção Videoclipes da Convocatória Play The Movie 2019

18h15
 Sotaque Elétrico(Dir: Caio Jobim e Pablo Francischelli)

Sinopse:
Uma investigação musical sobre a natureza da guitarra brasileira que parte da chegada da viola de machete em meados do século XIX, até os dias de hoje. O filme passeia pela guitarra baiana no carnaval, a energia do carimbó do Pará, as experimentações tropicalistas de Lanny Gordin e a reconexão com as matrizes em linha direta com a música africana atual.

20h00 - GUMA (PE) - Cine-Concerto ao vivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo