É AMANHÃ! Abertura da exposição: "A revisão da pintura" por Renato Valle.




Artista revisita memórias e escolhas feitas em mais de quatro décadas
de dedicação exclusiva à arte em nova exposição.

A arte é como a vida. É um exercício diário e constante de dedicação e reflexão, de tentativas, de ressignificação e reconhecimento. Em sua nova exposição na Arte Plural Galeria, o artista Renato Valle faz uma reflexão sobre o ofício e suas escolhas ao longo de uma trajetória de 40 anos dedicados exclusivamente à arte. O vernissage acontece nesta terça-feira (15.10), para convidados. A mostra, que encerra o calendário da galeria neste ano, segue aberta ao público até 21 de dezembro, com entrada gratuita, no horário de funcionamento da galeria.

Como o título mesmo anuncia, a “A Revisão da Pintura” é um convite para análise do que melhor caracteriza o trabalho artístico de Renato Valle. A mostra reúne um total de 19 obras a óleo de dimensões variadas, entre elas um políptico composto por quatro telas e outro com doze. Nesta série inédita realizada especialmente para esta exposição, as peças trazem temáticas e técnicas consagradas dentro da linha de trabalho do artista, que celebrou no ano passado quatro décadas de carreira, junto com os 60 anos de vida.

Apesar de todas as obras da mostra serem inéditas, elas parecem familiares por retratarem, segundo o próprio Renato Valle, o que ele considera “melhor resolvido” em suas pesquisas. “Foram dois anos de muito trabalho dedicados a reflexões sobre as escolhas que fiz dentro dessa trajetória”. “A Pintura foi o caminho que encontrei para traduzir essas inquietações e dar conta desse universo que me cerca”, comenta o artista. 

A artista e professora da Universidade Federal de Pernambuco, Bete Gouveia, é quem assina o texto crítico da mostra. Três pontos, segundo Valle, fundamentaram a escolha: O vasto e profundo conhecimento sobre a pintura e seus processos inerentes; a amizade que remonta ao início de carreira dos dois e o  doutorado em Pintura que ela concluiu recentemente na Universidade de Lisboa.

“Apesar de não se tratar de uma mostra retrospectiva, a observar essa série é impossível não perceber esse sentimento nostálgico, sobretudo quando identificamos o resgate de algumas séries já realizadas no passado. Mais do que uma releitura ou continuidade, no entanto, essa série mostra como Renato se debruçou com um novo olhar e percepção, mais maduros e seguros, evidentemente construídos e modificados ao longo do tempo”, comenta Bete Gouveia.

Serviço:
 Exposição “A Revisão da Pintura”, de Renato Valle
Estreia: terça-feira, 15 de outubro de 2019, às 19h
Visitação: de 16/10 a 21/12, de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, aos sábados das 14h às 18h
Local: Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140 - Bairro do Recife)
Entrada gratuita. Mais informações: (81) 3424-4431

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo