Artesanato e cultura popular continuam na 101.5

Foto: Arthur Mota/Divulgação Fenearte


A 20ª Fenearte - Feira Nacional de Artesanato continua até o domingo (14), e até lá estará também na programação da 101.5 FM, com edições do programa Salada Pop e do Revista Difusora sendo transmitidos ao vivo, direto do Centro de Convenções de Pernambuco. O ouvinte poderá acompanhar também flashes e entrevistas sobre o universo das artes populares.

Um dos papos será nesta quinta (11), no Salada Pop, com a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) sobre o selo Liberarte e as ações de inclusão social dos jovens por meio de atividades artísticas. Já nesta segunda (08), às 15h, Nice Lima, apresentadora do programa, conversa com Jurandir Almeida, do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) do Recife, sobre como prevenir e combater animais peçonhentos, tais como ratos, baratas, escorpiões e larvas e mosquitos Aedes aegypti.

No programa Revista Difusora, às 18h, na terça-feira (09), Patrick Torquato entrevista o DJ Dolores sobre o lançamento de singles por selo britânico e a turnê na Europa. Já na quarta (10), no mesmo horário, o papo será com o Coco da Resistência, sobre os trabalhos que vêm desenvolvendo e a importância da formação de novas gerações de público que aprecie as culturas populares.
 
TPM - Tempo Pra Mim, apresentado por Priscila Xavier, abre a Faixa Mulher da semana sempre às segundas-feiras, ao meio-dia, ao vivo. O tema desta segunda (08) é Medicina Ayurveda e como a energia inteligente que essa medicina aborda influencia nossa vida e contribui para o autocuidado feminino. A Faixa Mulher tem reprise de segunda a sexta, às 21h. Já o Toca o Terror, que também vai ao ar na segunda, às 20h, fala sobre os principais ciclos do cinema de terror italiano e alguns dos filmes mais significativos das últimas décadas.

Na terça-feira (09), ao meio-dia, o Mamas, minas e manas fala de padrões. Inatingíveis para a maioria dos mortais, os padrões podem ser opressores e motivo de muita frustração. Corpo magro, cabelo liso, alunos e alunas que se sentem pressionados a ter o mesmo desempenho. A quem interessa a padronização? Já às 20h, o Revista Brasil de Fato Pernambuco conversa com Sabrina Fernandes, socióloga e youtuber, sobre o cenário político do país de 2013 pra cá. Sabrina também apresenta a publicação “Sintomas Mórbidos: a encruzilhada da esquerda brasileira”, que foi lançado no início de julho, no Recife.

Religiosidade e Respeito é o tema do programa Vozes do Campo e da Cidade desta quarta-feira (10) na Faixa Mulher. As convidadas são Rita da Paz, representante do Fórum de Mulheres Cristãs de Pernambuco, e a advogada Vera Baroni, representante da Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco. Às 20h, Lenine é o entrevistado do Vozes do Brasil, falando sobre o seu novo disco, intitulado Em Trânsito.

Na quinta-feira (11) a Faixa Mulher apresenta o Mulher faz política todo dia que aborda o tema Participação Política. Às 20h, o Recife Lo Fi traz um Especial do Projeto Tertúlia com Lucas Torres, Sam Silva, Valfrido Santiago e Philippe Wollney. Na esteira do casamento de um querido amigo - e da missão de discotecar na sua festa - a equipe do Músicas de Sexta decidiu fazer um programa sobre essa solenidade tão especial. Nesta sexta-feira (12), às 20h, eles trazem um pouco das experiências pessoais tocando em casamentos: pedidos inusitados, momentos tocantes e, claro, sucessos que não podem faltar nestas celebrações.

O sábado (13) começa com a Faixa Infantil na rádio pública do Recife. A partir das 8h, o Rádio Matraquinhavai falar sobre a importância da água para a natureza, as possibilidades de se divertir no inverno e a preguiça que dá quando chove e a gente pode ficar na cama. Alguém topa ser “amigo da onça”? Nesta edição do Palavras No Ar, às 8h45, vamos conferir quem topou uma amizade, digamos, educativa, com uma onça matreira. A história do dia é de origem brasileira e se chama “A onça, o veado e o macaco”: uma trama que acontece na floresta e envolve três personagens em situações bem distintas. A entrevistada do dia é a estudante Malu Azevedo, que conversa com a apresentadora Márcia Cruz sobre infância, escola, brincadeiras e animais. Já o Cantando e Brincando nas ondas do rádio começa às 9h15 e fala das doenças respiratórias que acometem as crianças, principalmente com as alterações no tempo e clima destes meses. As entrevistas são com a médica pediatra Stella Bello e com o estudante e violinista Max, artista de rua.

A primeira edição do mês do Pagode, Futebol e Batucada vai passar pelo ano de 1997 lembrando os sucessos de Beth Carvalho, Clara Nunes, SPC, Negritude Jr. e muito mais. É no sábado, às 9h. O Verde, Amarelo e Vermelho começa às 16h e traz, além de muito reggae brasileiro, uma entrevista com Dani I-Pisces, seletora do Feminine Hi Fi, sobre a participação das mulheres no reggae, os caminhos de produção e difusão do gênero e sua trajetória. No Lab 101, a vitrine para os trabalhos radiofônicos feitos nas faculdades de Comunicação, vamos apresentar as produções "Tá Ligado", sobre fake news, dos alunos do curso de Rádio, TV e Internet da UFPE; Subsolo, sobre música independente, feito por estudantes de Jornalismo, também da UFPE; e o Politicast, trabalho dos estudantes de Jornalismo da Uninabuco para a disciplina Radiojornalismo e Contemporaneidade. Às 21h, tem Manguetronic com um clássico da black music, o álbum de estreia de Tony Tornado, que recebeu relançamento em vinil; também traz a coletânea Outro Tempo, com clássicos da música eletrônica dos anos 1980 e 1990.

O domingo (14) começa com a Batucada de Iara Lima, às 10h. Você ouve Galocantô, Zeca Pagodinho, Clara Nunes, Chico Buarque, Revelação e muito mais. E no bloco de samba autoral pernambucano, será rememorada a homenagem aos sambas de Jackson do Pandeiro, no palco de aniversário da Frei Caneca FM, realizado na Praça do Arsenal, no último dia 29 de junho. Ao meio-dia é a hora do Frevo do Mundo, que entrevista Cleber Silva. O Caneca Boogie deste domingo começa animado com uma seleção especial de faixas que celebram a magia da noite, e também traz um bloco sui generis de canções da soul music dedicadas às vovozinhas, às 16h.

E você sabe quais são as origens do movimento hip hop no Brasil, em Pernambuco e no mundo? Para tratar do tema, o Interdependente - música e conhecimento convidou o pesquisador pernambucano Sérgio Ricardo, também conhecido como “Sociólogo da Favela”, para um bate papo que você confere a partir das 20h. Logo em seguida, o Audio Mundi (21h) viaja até Belém do Pará e investiga de onde vêm os sons exóticos e misteriosamente diferentes que prosperam em um universo paralelo próprio e que durante muitos anos foram deixados à margem da história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado