Play no São João: Confira tudo o que vai rolar no maior São João do Nordeste


 
Quadrilha Lumiar /Foto Andrea Rego Barros


Já foi dada a largada para o São João, até o dia 7 de julho, a festa mais nordestina do calendário brasileiro vai tomar conta da cidade, trazendo como tema uma mensagem urgente: a paz; e traz como homenageados Nando Cordel e Zé Dantas. A programação preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, para celebrar os santos juninos com mais de 700 artistas locais, entre bandas, sanfoneiros e cantores célebres, grupos de coco, de xaxado e de ciranda, além de trios de forró pé-de-serra que, sozinhos, farão mais de 290 apresentações.

Zé Dantas e Luiz Gonzaga
Nesse meio tempo, serão 37 arraiais espalhados pela cidade. O Sítio Trindade será mais uma vez o coração dos festejos, lá os festejos começam neste sábado (15), com o balancê das quadrilhas, que desfilam sua colorida tradição. Até o fim da festa, serão três os focos de animação: o palco principal, o Pavilhão das Quadrilhas e a Sala de Reboco, que este ano estará em novo local, mais pertinho dos quadrilheiros

No parque que vira um pedacinho da roça no meio da capital, irão se apresentar as maiores atrações do São João 2019, como o homenageado da festa, Nando Cordel, além de Silvério Pessoa, Josildo Sá, Novinho da Paraíba, Genival Lacerda, Lia de Itamaracá, Petrúcio Amorim, Santanna, Terezinha do Acordeon, Salatiel Camarão, Maestro Forró & Fole Assoprado e Banda Fulô de Mandacaru.

Nando Cordel/ Foto Andrea Rego Barros
O arrasta-pezinho que estreou no ano passado, com enorme sucesso, dedicando programação vespertina ao público infantil, será repetido e dobrado este ano, com atrações nos dia 23 e 24 de junho, a partir das 15h, no mesmo Sítio Trindade. As tradições de matriz africana também confirmarão seu espaço nos festejos juninos do Sítio, que recebe, no dia 20, a 13ª Exposição Culinária Afro-Brasileira. A partir das 18h, serão servidas iguarias preparadas nos terreiros de candomblé, para reverenciar os orixás, numa saborosa celebração ao sincretismo religioso e cultural brasileiro.

Mas os matutos da capital contarão com novidades, como o polo junino que será montado no Poço da Panela e o Arraial Frei Caneca, que celebrará o primeiro aniversário da emissora, em programação montada com curadoria e chancela da equipe da rádio, que será oferecida na Praça do Arsenal, no dia 29 de junho.

Entre as atrações, estarão bambas do samba recifense, especialmente reunidos para celebrar Jackson do Pandeiro, por ocasião de seu centenário. Mais conhecido por suas vertentes de coco e forró, a obra de samba de Jackson ainda é pouco visitada, mas foi dele a responsabilidade de introduzir a sanfona no samba.

No espetáculo do dia 29, um time de bambas do ritmo irá se reunir para reproduzir 13 canções do mestre como ‘A ordem é samba’, ‘Chiclete com banana’ e ‘Samba do Ziriguidum’, entre outras. No palco, músicos como o maestro Deneil
Laranjeiras irão se unir às vozes de Lucinha Guerra, Nanau Nascimento e ao puxador de samba-enredo da Gigante do Samba, Jamelão que, ao lado de nomes como Rafa Almeida (Cordel do Fogo Encantado), Elias Paulino (Grupo Terra) e outros irão revisitar a obra daquele inesquecível mestre, também conhecido como o Rei do Ritmo.

Junho adentro, vai ter festa para todo lado. Serão, ao todo, 13 arraiais de bairro, montados pela Prefeitura do Recife no Bongi, em Brasília Teimosa, Campo Grande, Cordeiro, nas duas unidades do Compaz (Alto Santa Terezinha e Imbiribeira) Ibura, Lagoa do Araçá, Totó, Vila Tamandaré, UR-02, Barro e Poço da Panela. Outros 17 arraiais tradicionais farão a festa, com apoio da Prefeitura do Recife, no Córrego do Euclides, Iputinga (dois arraiais), Campina do Barreto, Mangabeira, Chié, Morro da Conceição, Mustardinha, Casa Amarela, Cajueiro, Alto José Bonifácio, Várzea, Três Carneiros (Ibura), Madalena, Arruda, Alto José do Pinho e UR-2 (Ibura). Cada um desses arraiais terá dois ou três dias de programação, a maioria celebrando São João, entre 23, 24 e 25 de junho.


A festa de São Pedro também será animada. O pátio que leva o nome do padroeiro dos pescadores, no centro da cidade, ganhará programação nos dias 23, 24, 27, 28, 29 e 30. A festa encerra no Pátio com o Forró de PE, espetáculo preparado pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife para celebrar os vários sotaques que o forró ganha nas diversas regiões do Estado, com atrações do Sertão do Agreste, da Mata Mara Norte, Mata Sul e Região Metropolitana do Recife.

NA INTERNET ­- O São João também vai invadir a internet com todas as informações referentes à programação, dias e locais detalhados, serviços, dicas e toda agenda do Ciclo Junino na cidade. Além do portal da Prefeitura (www.recife.pe.gov.br), outros canais oficiais disponibilizarão imagens, vídeos e notícias juninas: Facebook (@SaoJoaodoRecife), Twitter (@SaoJoaodoRecife) e Instagram (@SaoJoaodoRecife). O Twitter da CTTU (@CTTU_Recife) também trará informações e dicas sobre a mobilidade na cidade. O internauta que quiser participar da nossa cobertura, basta usar a hashtag #SaoJoaodoRecife. 

SÃO JOÃO 2019
- De 12 de junho a 7 de julho  
37 Arraiais: 3 arraiais centralizados (no Sítio Trindade, Praça do Arsenal e Pátio de São Pedro); Arraial Frei Caneca13 arraiais de bairro, no Bongi, em Brasília Teimosa, Campo Grande, Cordeiro, nas duas unidades do Compaz (Alto Santa Terezinha e Imbiribeira) Ibura, Lagoa do Araçá, Totó, Vila Tamandaré, UR-02, Barro e Poço da Panela; 17 arraiais tradicionais, com apoio da Prefeitura do Recife, no Córrego do Euclides, Iputinga (dois arraiais), Campina do Barreto, Mangabeira, Chié, Morro da Conceição, Mustardinha, Casa Amarela, Cajueiro, Alto José Bonifácio, Várzea, Três Carneiros (Ibura), Madalena, Arruda, Alto José do Pinho e UR-2 (Ibura); 3 arraiais do concurso

Eu Amo Minha Rua
Principais atrações: Nando Cordel, além de Silvério Pessoa, Josildo Sá, Novinho da Paraíba, Genival Lacerda, Lia de Itamaracá, Petrúcio Amorim, Santanna, Terezinha do Acordeon, Salatiel Camarão, Maestro Forró & Fole Assoprado e Banda Fulô de Mandacaru, entre outros. Preservando as tradições populares, haverá ainda mais de 290 apresentações de trios de forró pé-de-serra em toda a cidade

 - SÍTIO TRINDADE 
Concursos de quadrilhas juninas: 15 a 30 de junho
Trios pé-de-serra, Sala de Reboco e apresentações no palco principal: 21 a 30 de junho
Arraial infantil: 23 de junho (17h)
13ª Exposição Culinária Afro-brasileira: 20 de junho
Procissão dos Santos Juninos: 22 de junho

- PRAÇA DO ARSENAL
15ª Caminhada do Forró: 13 de junho
Arraial Frei Caneca (aniversário de 1 ano da rádio): 29 de junho

- PÁTIO DE SÃO PEDRO
Festejos juninos: 23, 24, 28, 29 e 30 de junho
Festa do Fogo: 27 de junho
Desfile das Bandeiras Juninas: 28 de junho
Forró de PE: 30 de junho

- BRASÍLIA TEIMOSA
Festa de São Pedro em Brasília Teimosa: 29 de junho

PROGRAMAÇÃO:

SÍTIO TRINDADE
PALCO PRINCIPAL
Dia 21 (a partir das 19h)
Amigos Sertanejos
Projeto Show Zé Dantas
Israel Filho
Nando Cordel

Dia 22 (a partir das 19h)
Maciel Salú
André Macambira
Silvério Pessoa: Cabeça Feita
Beto Hortis

Dia 23 (a partir das 19h)
Rogério Rangel
Irah Caldeira
Banda Cascabulho
Petrúcio Amorim

Dia 24 (a partir das 19h)
Antúlio Madureira
Cristina Amaral
Maciel Melo
Quinteto Violado: 100 anos de Jackson do Pandeiro

Dia 28 (a partir das 19h)
Ivan Ferraz
Josildo Sá
Fabiana Azevedo de Meneses
Santanna

Dia 29 (a partir das 19h)
Terezinha do Acordeon
Salatiel Camarão
Maestro Forró & Fole Assoprado
Banda Fulô de Mandacaru

Dia 30 (a partir das 19h)
Família Salustiano e a Rabeca Encantada
Lia de Itamaracá
Genival Lacerda
Novinho da Paraíba

INFANTIL SÍTIO TRINDADE
Dia 23 (a partir das 15h40)
Tio Bruninho

Dia 24 (a partir das 15h)
Cia de Dança
Ilana Ventura
Bailinho Maravilha

SALA DE REBOCO
Dia 21 (a partir das 19h)
Forró Sensação
Jorge Silva
Mazinho de Arcoverde

Dia 22 (a partir das 19h)
Bia Marinho
Nildinho da Paraíba
Marcos de Lima e Banda
Dia 23 (a partir das 19h)
Muniz do Arrasta-pé
Manoelzinho do Acordeon
Joquinha Gonzaga

Dia 24 (a partir das 19h)
Edmilson do Pífano
Agostinho do Acordeon
Tonino Arcoverde

Dia 28 (a partir das 19h)
Cesar Michiles &Transversal no Forró
Zé de Teté
Luiz Paixão
Banda Expresso do Recife

Dia 29 (a partir das 19h)
Zelyto Madeira
Banda Coruja e seus Tangaras
Ari de Arimatéa

Dia 30 (a partir das 19h)
Banda Segnos
Márcia Pequeno
Luizinho Calixto


PAVILHÃO DAS QUADRILHAS
Dia 23 (a partir das 19h30)
Ska na Roça (Ska Maria Pastora toca Luiz Gonzaga)
Vinil Gonzagueira
Fim de Feira
Dia 24 (a partir das 19h30)
Bruno Simpson
Gustavo Travassos
André Lins

PÁTIO DE SÃO PEDRO
Dia 23 (a partir das 19h)
Nando Cordel
Derico Alves
Luizinho de Serra
Geraldinho Lins

Dia 24 (a partir das 19h)
Sagrama São João
Walmir Chagas (Véi Mangaba)
Liv Moraes
Fim de Feira

Dia 28 (a partir das 19h)
Isaar
Quinteto Violado: 100 anos de Jackson do Pandeiro
Rogério Rangel
Irah Caldeira

Dia 29 (a partir das 19h)
Roberto Cruz
Santanna
Maciel Melo
Em Canto e Poesia


ARRAIAIS DE BAIRRO
Barro
Dia 23 (a partir das 19h)
Letto do Cavaco
Carlinhos Monte Verde
Quadrilha
Rosana Simpson
Aracílio Araújo
Festa Vip

Dia 24 (a partir das 19h)
Lyzia Rocha
Tuca Barros
Quadrilha
Rodrigo Raposo
Ed Carlos
Seu Rosa

Bongi
Dia 23 (a partir das 19h)
Luciano Ferraz
Quadrilha
Zé Bicudo e Joana Angélica
Nilton do Baião

Dia 24 (a partir das 19h)
Lucinha Guerra
Quadrilha
Rayssa Bacelar

Campo Grande
Dia 22 (a partir das 19h)
Gennaro
Aluizio do Acordeon
Quadrilha
Claúdio Almeida
Valdinho Paes

Dia 23 (a partir das 19h)
Kelly Benevides
Quadrilha
Santa Dose
Raminho do Acordeon
Michelle Melo

Cordeiro
Dia 22 (a partir das 19h)
Orquestra Arrecife Frevo
Familia Salustiano e a Rabeca Encantada
Quadrilha

Dia 23 (a partir das 19h)
Boneca de Pano
Patrícia Cruz
Quadrilha
Banda Som da Terra
Dino G. Braia
Elys Viana

Ibura
Dia 23 (a partir das 19h)
Banda Veneno
Marcio Cesar Amaral Silva
Quadrilha
Banda Lapada
Salatiel D’Camarão
Diego Cabral

Dia 24 (a partir das 19h)
Walkiria Mendes
Muniz do Arrastapé
Quadrilha
Andrezza Formiga

Lagoa do Araçá
Dia 22 (a partir das 19h)
Quadrilha
Geraldo Maia
Dudu do Acordeon

Dia 23 (a partir das 19h)
Tribo Cordel
Quadrilha
Nádia Maia
Nando Cordel

Poço da Panela
Dia 22 (a partir das 19h)
Trio Xodó Maior
A Trombonada e Jota Micheles
Quadrilha
Nena Queiroga
Edilza Aires e Barbára Aires
Banda Alphastral

Dia 23 (a partir das 19h)
Geraldinho Lins
Benil
Quadrilha
André Macambira
Balaio de Cheiro
Beleza Pura

Totó
Dia 22 (a partir das 19h)
Daniel Bento
Quadrilha
Gerlane Lops
Sevy Nascimento
Dia 23 (a partir das 19h)
Ciko Macedo
Quadrilha
Cylene Araujo

Vila Tamandaré
Dia 22 (a partir das 19h)
Pecinho Amorim
Belo Xis
Quadrilha
Galeguinho de Gravatá
Dudu do Acordeon
Almir Rouche

Dia 23 (a partir das 19h)
Pegado do GB
Luciano Padilha
Quadrilha
Chico Balla

Brasília Teimosa
Dia 29 (a partir das 19h)
Quadrilha
Nando Cordel

.
CONCURSOS DE QUADRILHAS JUNINAS: Para o 35º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, estão inscritos 35 grupos, cada um com 20 pares. As apresentações da fase eliminatória acontecerão de 17 a 22 de junho, no Sítio Trindade, a partir das 20h. As 12 quadrilhas selecionadas para a final voltam a se apresentar no Sítio Trindade, nos dias 28 e 29 de junho, a partir das 20h. As finalistas receberão, cada uma, R$ 3 mil, pela apresentação. As cinco vencedoras recebem, respectivamente: R$ 13 mil; R$ 9 mil; R$ 7 mil; R$ 6 mil; e R$ 5 mil.
Desta 17º edição do Concurso de Quadrilhas Juninas Infanto-juvenis, participarão sete quadrilhas, cada uma com, no mínimo, 16 pares. As apresentações da fase eliminatória acontecerão nos dias 15 e 16 de junho, no Sítio da Trindade, a partir das 19h30. A final acontecerá no mesmo Sítio Trindade, no dia 30 de junho, a partir das 17h. Cinco quadrilhas serão selecionadas para a final, com prêmio de classificação de R$ 3 mil. Os três primeiros lugares receberão ainda premiações no valor de R$ 5 mil, R$ 4 mil e R$ 3 mil, respectivamente.
Confira a programação dos concursos:
17º CONCURSO DE QUADRILHAS JUNINAS INFANTIS
Local: Sítio Trindade

15 de junho
19h – Mirim Evolução
19h45 – Matutinho Dançante
20h30 - Fusão

16 de junho
17h - Menezes na Roça
17h45 – Brincants
18h30 – Raízes do Rosário
19h15 – Sapeca

35º CONCURSO DE QUADRILHAS JUNINAS ADULTAS 
Local: Sítio Trindade

17 de junho
20h – Raízes do Pinho
20h45 – Forró Baião Nordestino
21h30 – Brilho de Ouro
22h15 – 100 Hora
23h – Arrocha o Nó

18 de junho
20h – Serrana Matuta
20h45 – Traquejo
21h30 – Matutada
22h15 – Dona Matuta
23h – Xotear
23h45 - Zabumba

19 de junho
20h - Explosão Coroense
20h45 – Mandacaru de Limoeiro
21h30 – Traque de Massa
22h15 – Zé Matuto
23h – Renascer
23h45 – Traque

20 de junho
20h – Chinelar
20h45 – União Junina
21h30 – Chá de Zabumba
22h15 – Flor de São João
23h – Bacamarte
23h45 – Raio de Sol

21 de junho
20h – Fulejo
20h45 – Junina da Sulanca
21h30 – Amigos do Furacão
22h15 – Evolução
23h – Quentão
23h45 – Lumiar

22 de junho
20h – Rosa dos Ventos
20h45 – Origem Nordestina
21h30 – Cambalacho
22h15 – Matutinho
23h – Mestre Zé
23h45 – Tradição

PROCISSÕES: Para celebrar os santos juninos, a programação preparada pela Prefeitura do Recife vai caprichar também na liturgia. No dia 22, a Procissão dos Santos Juninos descerá do Morro da Conceição, arrastando centenas de fiéis e brincantes até o Sítio Trindade. No dia 28, tem mais programação sagrada, com o Desfile das Bandeiras Juninas, no Bairro do Recife.

SÃO PEDRO: No Pátio de São Pedro, vai ter programação junina nos dias 23 e 24. Nos dias 28, 29 e 30, o padroeiro dos pescadores será celebrado no pátio histórico e também em Brasília Teimosa, bairro que brotou da maré e sempre tirou dela seu sustento. O pátio histórico recebe programação também no dia 27, com a Festa do Fogo, homenagem a Xangô.

HOMENAGEADOS

Nando Cordel
Natural de Ipojuca, Fernando Manoel Correia é o mais velho de 14 irmãos, nascidos do encontro entre uma dona de casa e um comerciante, que era poeta e repentista nas horas vagas. Logo cedo, descobriu que havia herdado do pai o gosto pela música e pela poesia. E, contrariando as expectativas da família, teve coragem para transformar prazer em ofício.
Aos 17 anos, já tocava violão e cantava, pelejando em cima dos palcos. Embaixo deles, era também compositor, incansável e certeiro. De tão boas, suas letras não demoraram a sagrá-lo Nando Cordel, nome artístico que ele mesmo escolheu, juntando um pedaço de cada um de seus sobrenomes e ainda celebrando a literatura cordelista, tão cara aos nordestinos.
Não demorou e ele foi parar na trilha sonora de várias novelas e acabou tendo mais de 1500 músicas gravadas por artistas famosos, como Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Elba Ramalho, Chico Buarque e Maria Bethânia, Amelinha, Fagner, Fafá de Belém e até Xuxa Meneguel.
Mais que alegria, Nando sempre fez questão de semear paz e futuros para quem, como ele, nasceu sem perspectivas de vida. É fundador da instituição Lar do Amanhã, que desde 1996 já atendeu mais de 2,5 mil famílias do Cabo de Santo Agostinho, e também dedica parte de sua obra à música instrumental e espiritual, para relaxamento e meditação.
Correu mundo e meio. Já teve músicas lançadas na Bélgica, Suíça, Espanha, Alemanha, França, Colômbia, Peru, Canadá e Estados Unidos, mas sempre volta para casa, onde seu coração pulsa junino, na cadência da sanfona.

Zédantas
Um dos mais antigos e fiéis sinônimos que o forró ganhou no Nordeste, Zé Dantas ou Zédantas, como gostava de grafar seu nome, nasceu José de Souza Dantas Filho, no município de Carnaíba de Flores, no Sertão do Alto Pajeú pernambucano. Aos nove anos, mudou-se para o Recife, onde cursou medicina, sem nunca deixar de manter contato com as mais diversas manifestações culturais populares do interior de Pernambuco.
Pouco a pouco, inicia o registro de relatos orais, poemas e toadas cantadas pelos vaqueiros. Até que decide ele mesmo cantar as dores e belezas sertanejas, aprendendo sozinho a tocar violão e começando a compor.
A fome junta com a vontade de comer quando ele conhece Luiz Gonzaga, famoso representante das causas e causos nordestinos, e os dois começam a compor juntos, fazendo nascer clássicos como Vem Morena, Forró de Mané Vito, Sabiá, Riacho do Navio e Xote das Meninas.
Depois de formado, Zédantas acaba se mudando para o Rio de Janeiro, onde, já parceiro famoso do ainda mais famoso Rei do Baião, começa a apresentar programas de rádio, entre eles No Mundo do Baião, transmitido dos estúdios da Rádio Nacional, onde contava histórias e imitava personagens típicos do Nordeste.
O artista morre em 1962, sem nunca ter abandonado o Nordeste na sua obra e nem na geografia do seu afeto, tendo chegado a usar suas músicas para fazer denúncias contra a seca e a falta de atenção política à dureza das vidas privadas de água.
Teve suas composições gravadas por muitas gerações de artistas, como Dominguinhos, Hermeto Pascoal, Gal Costa, Maria Bethânia, Alceu Valença, Quinteto Violado, Marisa Monte e Gilberto Gil. E segue vivo até hoje nos corações e arraiais nordestinos, imortalizado em cada par de pés que se arrastam atendendo ao irresistível convite do baião.

TURISMO
EU AMO MINHA RUA: A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, iniciou as inscrições para a 7ª edição do concurso Eu Amo Minha Rua. A competição de decoração junina vai premiar o primeiro lugar com um arraial e show de duas bandas. Para o segundo e terceiro colocados, o prêmio será uma festa com uma banda e um trio de forró pé de serra. Os interessados têm até o dia 17 de junho para garantir participação, através do site www.euamominharua.com.br.
O concurso cultural tem como principal objetivo selecionar as ruas mais bem decoradas para o São João, promovendo a participação social e resgatando esse costume antigo de decorar as ruas e casas no mês junino. Somente ruas localizadas no Recife podem participar. O resultado dos vencedores será divulgado no dia 25 de junho e os arraiais acontecerão no dia 29 de junho.

ATENDIMENTO A TURISTAS: O Recife está preparado para receber os visitantes que estiverem na cidade durante o mês de junho. Nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) da cidade, o viajante consegue obter informações turísticas, materiais de divulgação da cidade e também informações sobre programação e roteiros.
O funcionamento dos CATs varia de acordo com cada unidade. Estão abertos diariamente os CATs do Aeroporto, 24h por dia; da Praça do Arsenal, das 8h às 18h; e da Pracinha de Boa Viagem, das 8h às 20h. De terça a domingo, o CAT Ambiental abre das 10h às 18h. Já o CAT do Terminal Integrado de Passageiros funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e nos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. O CAT do Shopping Recife funciona de segunda a sábado, das 9h às 21h, e, nos domingos, das 12h às 21h.
Para o feriado de São João, 24 de junho, estarão abertos os CATs na Praça do Arsenal (das 12h às 18h), na Pracinha de Boa Viagem (das 12h às 20h), no Terminal Integrado de Passageiros (das 10h às 16h) e no Aeroporto (24h). O CAT Ambiental, que fica no Segundo Jardim de Boa Viagem, estará fechado no dia 24, mas abre normalmente no dia 25, das 10h às 18h.

OLHA! RECIFE: Nada melhor do que uma vivência turística para conhecer uma cidade. Com o Olha! Recife, o projeto de sensibilização turística da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, cidadãos e visitantes têm a oportunidade participar de passeios gratuitos, com guias de turismo, por diversos atrativos. Neste período junino, o roteiro CurioCidades, que será no dia 29 de junho, será "São João e Forrobodó". O tour fará homenagem aos personagens típicos do mês de junho e vai resgatar tradições como as fogueiras, as comidas típicas e as quadrilhas. Este tour contará com intervenções artísticas intensificando o lúdico e a interatividade.  As inscrições serão abertas pelo site www.olharecife.com.br.

RECIFE MAIS CULTURA: A Pracinha de Boa Viagem é um dos cartões-postais do Recife e conta com uma boa concentração de hotéis no seu entorno. Aproveitando esse movimento de turistas no local e também buscando proporcionar mais uma opção gratuita de lazer e cultura ao ar livre, foi criado o Recife Mais Cultura, que acontece sempre nas quartas-feiras, a partir das 19h. Neste mês junino, a programação começou com a Orquestra Beberibe do Forró, na última quarta-feira (5), e segue com o Trio Forró Vienna (12/06), Forró Gonzagão (19/09) e, para encerrar, novamente a Orquestra Beberibe do Forró, no dia 26.

TENGO LENGO TENGO: O Bairro do Recife receberá, entre os dias 13 de junho e 27 de agosto, a exposição "Tengo Lengo Tengo -  O Sertão de Luiz Gonzaga e do Padre João Câncio”, no Museu Cais do Sertão. Em uma articulação com o Governo de Pernambuco, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife está apoiando a homenagem aos trinta anos de morte desses dois seres icônicos para a história pernambucana.

TREM DO FORRÓ: O passeio de trem mais forrozeiro do mundo conta com apoio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife. Os dez vagões, com capacidade para cem pessoas, que são pura animação, são também atrativos turísticos para quem está na cidade. A expectativa da empresa é que quase 7 mil turistas participem desta 29ª edição do Trem do Forró, que será nos  dias 8, 9, 15, 16, 22, 23 e 29 de junho. O trem faz o percurso de ida e volta entre Recife e Cabo de Santo Agostinho, ao som de muito forró, por quase sete horas. Informações: http://www.tremdoforro.com.br/.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo