Estação Central Capiba/Museu do Trem exibe filme em homenagem ao Recife

Foto: Jan Ribeiro-Fundarpe

Pelópidas Silveira é o tema da película em 16mm "A prefeitura a serviço do povo", que será exibida no equipamento na próxima quinta-feira (21), das 9h30 às 11h.


Para comemorar os 482 anos do Recife, completos no último dia 12 de março, a Estação Central Capiba/ Museu do Trem exibirá a película “A prefeitura a serviço do povo” na próxima quinta-feira (21), das 9h30 às 11h, com entrada gratuita. O filme, gravado em 16mm, foi realizado em 1956 por Firmo Neto.

A película traça o perfil como gestor de Pelópidas Silveira, ex-prefeito do Recife, destacando contribuições relevantes para a cidade. Após a exibição do material, a arquiteta e urbanista Kate Saraiva participará de uma conversa sobre urbanismo, cinema e apropriação do espaço público, baseada nas pesquisas que fez para seu livro, “Cinema de Rua”. O encontro é mais uma edição do projeto Cine Estação, que é promovido mensalmente pelo equipamento cultural.

“As obras inauguradas por Pelópidas repercutem até hoje, por isso, é um filme que fala sobre o desenvolvimento da cidade. O diálogo com o Museu do Trem é que a própria Estação Central também foi, em outra época, um vetor de desenvolvimento na cidade do Recife e, como havia muitos cinemas de rua nos arredores, buscamos fazer esse resgate através do cinema. Convidamos Kate justamente para ela fazer essa conexão entre o amor pela cidade através do espaço público, trazendo essa questão dos cinemas de rua pra essa dinâmica da cidade”, explica Márcia Chamixaes, gestora do Museu do Trem.


SERVIÇO:


Exibição do filme “A prefeitura a serviço do povo” e conversa com Kátia Saraiva
Entrada Gratuita
Quando: Quinta-feira, 21 de março, das 9h30 às 11h
Enderço: Estação Central Capiba/ Museu do Trem (Rua Floriano Peixoto, s/n, São José – Recife)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife