APL Convida - Conferência "2019, o ano da moderação"


Professor e Acadêmico Lourival Holanda

É sempre gratificante saber que, a cada ano, a Academia Pernambucana de Letras abre suas portas para diversas atividades, inclusive de visitação ao belo casarão com suas histórias e agora, recentemente inaugurado, um museu. 

Dentre as atividades, há que se destacar as aplaudidas conferências. Nesta segunda-feira, dia 14 de janeiro, às 15h, o professor e acadêmico, Lourival Holanda, fará a conferência "2019, o ano da moderação". A temática faz referência a uma Resolução Geral da ONU, deste ano.

Em tempos marcados por conflitos, trata-se de uma reflexão sobre a moderação, a tolerância, a benevolência: uma postura de regulação racional das relações. "Quero explorar essa temática, sobretudo depois de um ano de confrontos. E isso se estendeu como uma impalpável peste aérea, dos bares às redes sociais. Moderação, tolerância, aceitação do diverso – o quanto cabe nesse corredor semântico. Pensei que a Academia podia começar o ano exorcizando os fanatismos de toda ordem: políticos, religiosos; por aí. A moderação é um exercício de liberdade: não se está, aqui, sob o jugo da paixão", explica o prof. Lourival Holanda.

Segundo o professor, o "aceitar" não deve ser entendido apenas com ser condescendente, por isso a importância do "filtro crítico" para não cair nas armadilhas de cunho ideológicos. "No contemporâneo, a liberdade prima sobre a tolerância. Tolerar pode parecer condescendência. Se as liberdades de crença, de gênero, de opinião são direitos – não podem ser apenas toleradas, mas protegidas, respeitadas, celebradas. Apostas e riscos da democracia são preferíveis à segurança e certezas do totalitarismo – que não é o poder exclusivo de um homem, mas de uma ideologia, de uma doutrina. O que não se submete a dúvida: totalitarismo; ou: integralismo. Só quem mantém o sal da crítica, do filtro crítico pode participar de uma ideologia, sem ser seu servo. Sabedoria é a ciência enquanto moderação. É a conversão da liberdade de cada um em poder de todos", ressalta Lourival.

Evento gratuito, aberto ao público
Academia Pernambucana de Letras
Avenida Rui Barbosa 1596

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife