Projeto Conexões lança livro nesta quinta-feira, com download grátis


O Projeto Conexões promove, nesta quinta-feira (6/12), no Haus Lajetop & Beergarden (Pina), no Pina, o lançamento do seu segundo livro, Os impactos das Novas Mídias na Comunicação - Volume 2. A obra foi editada pela Editora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e será disponibilizada, gratuitamente, em formato digital. O lançamento no Recife coincide com a estreia do InovaTALK, projeto da jornalista Sílvia Matos para discutir as transformações que a tecnologia tem trazido para o mercado de comunicação. O evento tem entrada gratuita, porém com inscrição necessária (faça a sua aqui). Em Caruaru, o lançamento será no dia 10 de dezembro, no Armazém da Criatividade, às 10h, com acesso livre.


O segundo volume lançado pelo Conexões tem projeto gráfico do Laboratório de Tipografia do Agreste (LTA), ligado ao curso de Design da UFPE em Caruaru, e será lançado exclusivamente em formato digital, gratuitamente. O objetivo é explorar a repercussão das novas mídias e como elas afetam os profissionais, estudantes, professores e pesquisadores de comunicação afinal, as ferramentas digitais estão cada vez mais inseridas em nossa realidade.

O trabalho reúne artigos acadêmicos e relatos profissionais, escritos por 32 autores (veja lista no fim do texto) que estão vivendo essas mudanças e buscando se adaptar a elas. Os textos trazem experiências e estudos alinhados com os desafios enfrentados por comunicadores na atualidade, além de suas incursões no ambiente corporativo, como no relato Negócios em comunicação: algumas dificuldades de empreender depois do jornalismo, de Paulo Rebêlo. Outro exemplo é o artigo Os fenômenos do “jornalismo cidadão” e da não-notícia no jornalismo contemporâneo, de Fabiana Moraes e Sheila Borges.

Legado do Projeto Conexões
Com organização de Sheila Borges, Diego Gouveia, Amanda Mansur e Emídia Felipe, o livro é a segunda coletânea de relatos profissionais e artigos acadêmicos lançada pelo projeto - a primeira foi publicada em março de 2017.  “O segundo volume marca o encerramento do Projeto Conexões, criado a partir da necessidade de conectar  profissionais que estavam saindo dos veículos de comunicação às novas necessidades do mercado”, comenta Emídia Felipe, jornalista e empreendedora que é uma das organizadoras do livro.

Realizado por meio de esforços de profissionais voluntários e apoio institucional do Campus do Agreste - UFPE, Porto Digital, Sindicato dos Jornalistas Profissionais Pernambuco (Sinjope), Universidade Católica (Unicap) e outras instituições e empresas parceiras, o Conexões foi desenvolvido de 2016 a 2018, direcionado a profissionais, professores, pesquisadores e estudantes do campo da comunicação, design e cultura. Foram promovidos palestras, minicursos e debates para preparar esse público para atuar em um mercado em que as novas tecnologias, a convergência midiática e as redes sociais redefinem os papéis de consumidores e produtores da informação.
Emídia, que se envolveu com o projeto em meados de 2017, ressalta que o ciclo encerrado agora pelo Conexões é, na verdade, um novo começo. “Os idealizadores do Conexões, Sheila Borges, Rossini Barreira e Cláudia Eloi, e todos os realizadores envolvidos trouxeram não apenas treinamentos e conteúdos gratuitos de alta qualidade para o mercado pernambucano. Eles mostraram que os profissionais podem iniciar uma nova fase de protagonismo.
O InovaTalk é um exemplo disso”, diz a empreendedora sobre o projeto da também jornalista Sílvia Matos, cuja primeira edição será a ocasião em que o livro do Conexões será lançado na próxima quinta-feira (6/12).

Serviço:
Livro Os impactos das Novas Mídias na Comunicação - Volume 2
Recife
Na estreia do InovaTalk
Quinta-feira (6/12), 18h30
Haus Lajetop & Beergarden (Galeria Joana D’Arc)
Av. Herculano Bandeira, 513, Pina
Inscrições gratuitas pelo Sympla no http://bit.ly/inscricaoinovatalk1
Caruaru 
Segunda-feira (10/12), 10h
Armazém da Criatividade
Acesso livre


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife