Museu Murillo La Greca promove Projeto Cine Jardim Especial neste sábado (8)


 
Museu Murillo La Greca - Foto Inaldo Lins

Das 15h às 21h, o equipamento gerido pela Prefeitura do Recife convida ciclistas, cicloativistas e público em geral para um evento gratuito e a céu aberto, nos jardins do museu, que vai comungar cinema, artes visuais, cicloativismo, convívio nos espaços públicos e cidadania

Nunca foram tão baixos os muros que separam espaços expositivos formais, como galerias e museus, das cidades, suas idiossincrasias e trâmites cotidianos. No Museu Murillo La Greca, faz tempo esses muros ruíram. Reforçando uma estratégia constante de diálogo e flerte declarado com os espaços públicos, o museu dá mais um passo em direção à rua, realizando, neste sábado (8), uma edição caprichada do Projeto Cine Jardim, que vai oferecer, das 15h às 21h, diversas atividades no jardim do Museu e esticar seu raio de atuação até a beira do rio. O evento, que elegeu as bicicletas como cerne das discussões sustentáveis que propõe, contará com exibição de documentários, lançamento de livros, oficina para reparos em bicicletas, partidas de bike polo e exposição fotográfica.


A programação começa com a música do DJ Carlinhos Harned, food park e feira de artigos para bicicletas. Em harmonia com essa perspectiva da sustentabilidade e refletindo sobre formas de ocupação da paisagem urbana, a equipe do Murillo La Greca irá ampliar o espaço do Museu para as beiras do Rio Capibaribe com uma intervenção física para uso comunitário, lembrando que o rio é a moldura perfeita para atividades culturais e de lazer, além de ser e sempre ter sido terreno fértil para a criatividade urbana. O píer batizado de Estação La Greca vai abrigar uma Oficina Comunitária para reparos simples em bikes, ação gratuita realizada pela Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo).

Também em parceria com a Ameciclo, das 15h às 17h, o grupo BiciPolo Recife promoverá partidas de bike polo na Quadra da Vila Vintém. As inscrições poderão ser realizadas na hora, quando serão formadas as equipes para as partidas que terão 12 minutos de duração.
A partir das 16h, serão lançados os livros Bicicleta Verde e Bicicleta Branca, de Igor Colares, com ilustrações de Luciano Félix e Carlos Varejão respectivamente. Os livros, junto ao Bicicleta Amarela de 2016, formam uma trilogia de publicações que exercitam o olhar sobre a bike.

Exposição fluvial – Assim como o público será convidado para ir até o rio, o rio irá até o Museu, com a estreia de uma nova exposição fotográfica, resultado do projeto cultural “Glossário Fluvial”, uma pesquisa que tem como tema os rios e os termos técnicos e científicos que se relacionam com o universo fluvial, realizada com incentivo do Funcultura. Esses termos foram traduzidos em fotografias, criando um glossário de imagens que aproximam as pessoas das questões ambientais atuais. Quem assina as fotos é Hassan Santos, fotógrafo, ilustrador e arte educador. A exposição, que tem curadoria de Lucia Padilha, ficará aberta ao público até o final de janeiro de 2019.
O Museu Murillo La Greca também estará com outra exposição gratuita e aberta ao público em cartaz. Realizada pelos estudantes dos cursos de jornalismo, cinema e audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco, a mostra fotográfica Veredas de Memórias seguirá até o dia 28 de dezembro.
Trata-se do resultado da disciplina Introdução à Fotografia, ministrada pela professora Fernanda Capibaribe. A mostra questiona a relação entre fotografia, memória e presente.

A partir das 18h30, encerrando a programação do Cine Jardim, haverá a exibição, ao ar livre, dos filmes Homem Livre, de Danilo Perrotti, e Elo Perdido, de Renata Falzoni. O primeiro conta a história de Perrotti que atravessou 59 países, ao longo de pouco mais de três anos, sobre uma bicicleta. O segundo trata de um Brasil que pedala mesmo num cenário de crescente motorização. Os autores dos dois trabalhos vão estar presentes para um debate com o público após as exibições.
O evento será gratuito e aberto ao público.

Serviço
Projeto Cine Jardim Especial no Museu Murillo La Greca
Data: Sábado (8)
Horário: Das 15h às 21h
Local: No jardim do Museu Murillo La Greca, que fica na Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim
Acesso livre
Informações: 3355-3126


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado