Recife celebra a principal semana do São João com festa para todo lado



Programação montada pela Prefeitura do Recife contará com trios de forró e grandes atrações no Sítio Trindade e em vários arraiais espalhados pela cidade. Na principal semana do Ciclo Junino 2018, vai ter também mais quadrilha, de terça a sexta-feira, no Palhoção do Sítio Tridade

Pode engomar a camisa quadriculada e lustrar o chinelo de couro. De hoje (19) até domingo (24), tem mais emoção, mais cores e muito mais alegria garantida para os recifenses na programação preparada pela Prefeitura do Recife para celebrar o santo do carneirinho e seus vizinhos de oratório.
Até sexta-feira (22), o Sítio Trindade recebe mais 21 quadrilhas nas eliminatórias do 34º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, promovido pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. As apresentações começam às 20h e seguem por toda a noite, gratuitas e abertas ao público.

Na quarta-feira (20), além dos quadrilheiros, estarão em cartaz no maior arraial junino da cidade a gastronomia e a fé de matriz africana, com a 12ª edição da tradicional Exposição da Culinária Afro-Brasileira. Entre as 18h e as 22h, serão servidas no Sítio Trindade as iguarias preparadas nos terreiros de candomblé, para reverenciar os orixás, numa saborosa celebração ao sincretismo religioso, à liberdade de credo e à cultura de matriz africana, basilar referência para a identidade cultural brasileira. A mostra tem produção e execução do Terreiro Ilé Àse Egbé Awo, sob responsabilidade de Mãe Elza de Iemanjá.
Na terça e na quarta, trios de forró animarão o público presente no Sítio, das 19h às 22h.
Da quinta-feira (21) em diante, a festa do Sítio estará completa, com atrações no palco principal e na Sala de Reboco, além do colorido balé das quadrilhas no Palhoção. Entre as principais atrações, subirão ao palco Quinteto Violado, Genival Lacerda, Josildo Sá e Petrúcio Amorim. Na Sala de Reboco, o arrasta-pé será comandado por Cirlene Menezes e Baião de Dois, Trio Harmonia e Edmilson do Pífano, entre outros.
Na sexta-feira (22), tem mais. O Palhoção recebe o último dia de eliminatórias do 34º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas e, no palco principal e na Sala de Reboco, a festa será animada por Beto Hortis, Cristina Amaral e Silvério Pessoa, além do Trio 100% Mulher e Kinho do Acordeom, entre outros.
No centro, o Desfile das Bandeiras Juninas, também no dia 22, a partir das 17h, levará 12 grupos ou agremiações culturais para uma grande brincadeira de São João, que começa na Maciel Pinheiro e só termina no Pátio de São Pedro, ao som de muito forró.
Acorda Povo - Na madrugada do dia 22 para o dia 23, a comunidade da Vila das Lavadeiras, no bairro de Areias, confirma uma tradição iniciada em 1940. A festa começa às 22h, com apresentação de trio pé-se-serra e da banda Bongá, que animarão a preparação do cortejo, na Forrovioca. A partir das 3h da manhã, o Acorda Povo sai, desfilando cânticos, louvações, danças e muita fé, numa celebração devotada a São João e ao orixá Xangô, hoje conduzida por Dona Nenzinha de Xangô, filha dos fundadores da festa e também do orixá festejado. O cortejo acaba embalado pelo Coco de Terreiro do Mestre Pau Ferro.
Véspera - Na véspera de São João (23), principal data do Ciclo Junino, a festa começa mais cedo. A partir das 15h, o Sítio Trindade já tem programação para os pequenos matutos da capital, com apresentações da Inclusão Cia de Dança, Banda Tio Bruninho e Fadas Magrinhas. Mais tarde, os trios Vinil e Egídio, Sevy Nascimento e Muniz do Arrasta-pé convidam o público a lustrar a fivela do cinto na Sala de Reboco, e, no palco principal, quem comanda o balancê é Maciel Salu, Ivan Ferraz, Liv Moraes e um dos homenageados do ciclo, Geraldinho Lins.
O Pátio de São Pedro também vira arraial no sábado devotado ao santo do carneirinho. A partir das 18h, vai ter Quadrilha Junina Sapeca, Ciranda Popular da Fortaleza, Família Salustiano e a Rabeca Encantada e Banda Cascabulho, entre outras atrações.
Para quem ainda tiver fôlego, tem mais forró no domingo (24), no Sítio Trindade. A Sala de Reboco recebe o trio Corisco do Sertão, Ronaldo do Acordeon e Mevinha Queiroga. No palco principal, Luizinho de Serra, Alcymar Monteiro, Maciel Melo e Nando Cordel irão garantir uma trilha sonora de primeira para o arraial mais bonito da cidade. 
Por toda a cidade - A festa também vai se espalhar feito pólvora nos dias 23 e 24, tomando conta dos Arraiais de Bairro montados pela Prefeitura do Recife no Barro, Bongi, Campo Grande, Cordeiro, Ibura, Lagoa do Araçá e Totó. Na Vila Tamandaré, a comunidade preferiu celebrar o santo nos dias 22 e 23. Em Brasília Teimosa, a festa será no dia 29, para festejar São Pedro, padroeiro dos pescadores.
Em cada canto da cidade, não vai ter sanfoneiro cochilando, nem salão vazio, com atrações como Faringes da Paixão, Terezinha do Acordeon, Mestre Galo Preto, Caju e Castanha, Forró do Muído, Nádia Maia, Cezzinha, Nena Queiroga, Dudu do Acordeon, Coco dos Pretos, Azulão, Maciel Melo, Pecinho Amorim, Banda de Pau e Corda, Coco de Pareia, Ciranda Dengosa, Balé Popular do Recife, além de quadrilhas e muitas outras atrações que cada comunidade ajudou a escolher. Vai ser festa para todo lado, de se amostrar de tão boa. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente