Prefeitura do Recife promove fim de semana com artes visuais, frevo, capoeira e atividades pela Semana do Meio Ambiente


Jardim Botânico. Foto: Divulgação

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Jardim Botânico recebe atividades educativas. Tem ainda frevo, artes visuais, música na igreja e passeio de catamarã na programação gratuita oferecida pela Prefeitura do Recife nestes sábado (9) e domingo (10)

Para crianças e adultos, apreciadores da arte e defensores do meio ambiente. A Prefeitura do Recife garante lazer e cultura para todos no último fim de semana antes do início da temporada do balancê na cidade. Já a partir desta sexta (8), os recifenses terão uma diversificada e intensa agenda de programações gratuitas, que vão de concerto musical em igreja a apresentação de capoeira, exposições de arte e atividades ecológicas em vários equipamentos e espaços públicos do Recife.
 
Quem gosta de frevo já tem compromisso com a cultura na sexta-feira (8). O Paço do Frevo, centro de referência de ações, projetos e atividades de documentação, transmissão, salvaguarda e valorização do gênero musical que é a cara do Recife, vai receber Luizinho Calixto e Cláudio Rabeca, às 12h, na Hora do Frevo. No domingo (10), tem mais. Como parte da programação do Observatório do Frevo - programa de interlocução, estudos e pesquisas do Paço do Frevo -, o museu recebe uma discussão sobre “Resistências e diálogos entre passistas e quadrilheiros”. O evento começará às 15h e terá a participação de João Lira, Simone Silva e Victor Lima. O acesso é gratuito e sujeito à lotação.

Também no domingo, a música encontra um cenário sagrado na programação do projeto Música na Igreja, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. A Orquestra do Centro Social Dom João Costa (do Alto José do Pinho) se apresenta, a partir das 17h, na Igreja Madre de Deus (Recife Antigo).

No sábado (9), a programação no centro histórico celebra a capoeira. Entre as 15h e as 18h, o Ginga Recife, projeto da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, levará os grupos Angoleiros do Sertão e Meia Lua Inteira para se apresentar na Boulevard Rio Branco. O encontro deste sábado terá como convidado especial o Contra-mestre Davi, do Nova Aliança.

Durante todo o fim de semana, a cidade oferece ainda bons motivos para uma visita a seus equipamentos de arte. Na Galeria Janete Costa, chega ao final neste domingo (9) a exposição Cativa [A natureza da natureza], da artista Flora Assumpção, que discute a relação do homem com a natureza. A galeria funciona das 14h às 20h no sábado e das 15h às 19h, no domingo.

Exposição ExistenCidades do fotógrafo Beto Figueiroa
No MAMAM, localizado na Rua da Aurora, segue em cartaz neste fim de semana a exposição A arte é um manifesto – 30 anos de Devotos, com backdrops, pôsteres, ingressos, capas de fitas demo e projetos gráficos dos discos que contam a história da banda, assinados pelo guitarrista Neilton. Além disso, com o objetivo de promover um diálogo entre diferentes linguagens para pensar a nova lógica das cidades brasileiras nas primeiras décadas do século 21, o MAMAM também abriga a exposição ExistenCidades, do fotógrafo Beto Figueiroa. A entrada no MAMAM é gratuita, e aos sábados e domingos o horário de funcionamento é das 13h às 17h.

Para curtir a cidade roubada às águas de dentro do rio, a Prefeitura do Recife oferece passeio gratuito de camatarã, dentro da programação do projeto Olha! Recife. No domingo, o mesmo projeto convida a encerrar a programação da Semana do Meio Ambiente, num passeio de ônibus com destino ao Jardim Botânico do Recife, considerado o melhor do Norte-Nordeste e o 5° melhor do Brasil. As inscrições para os passeios abrem amanhã (8), a partir das 9h, no site www.olharecife.com.br.

O sábado recifense também será verde, com oficinas no Econúcleo do Parque da Jaqueira. Serão seis opções, com destaque para as de flores comestíveis, horta orgânica, culinária sustentável e terrários. As inscrições acontecerão na hora, bastando chegar um pouco antes de começar.

Confira a programação:

Econúcleo Jaqueira
9h – Oficina Flores comestíveis: do cultivo à degustação
9h - Oficina de Horta Orgânica e mudas com bombinhas
10h - Oficina de Culinária Sustentável
11h - Oficina de Terrário
14h - Oficina de adubo orgânico e de HQ para adultos
15h - Trilha ambiental com oficina de plantas medicinais
16h - Apresentação da Orquestra Infantil do Instituto Passo de Anjo do Maestro Spok

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife