Espaço Ciência tem nova Exposição


Aedes: que mosquito é esse? ”
Como já dizia os mais antigos, uma pessoa prevenida vale por duas. Assim, a prevenção e o conhecimento do que nos rodeia é uma grande ajuda para evitar males às comunidades. Assim, a nova exposição do Espaço Ciência: “Aedes: que mosquito é esse? ”, está aberta para visitação e cumprir também essa missão: a prevenção.

Estudantes visitam a exposição e participam efetivamente com orientação de monitores

A mostra é uma iniciativa do Museu da Vida/Fiocruz e da farmacêutica Sanofi e vem pela segunda vez ao Museu Interativo de Ciência de Pernambuco, reformulada e com novas atrações. De forma lúdica e com alta tecnologia, ela explora vários aspectos das arboviroses e de seu transmissor.

Os estudantes da Escola Pedro Augusto Carneiro Leão foram os primeiros a conhecer a nova atração. Em  jogos digitais interativos, puderam conhecer melhor sobre os vírus da dengue,  chikungunya e zika; e também sobre o seu transmissor: o mosquito Aedes aegypti.



Uma impressionante escultura de mosquito fêmea, com mais de dois metros – criação do artista plástico Ricardo Fernandes –, chama a atenção ao usar alta tecnologia para instigar a curiosidade. A partir da interação com sensores distribuídos em partes específicas do modelo 3Dinformações são projetadas em uma tela, com textos, imagens e animações.
De forma lúdica e interativa, a meninada também pôde conhecer as doenças transmitidas pelo Aedes, as principais pesquisas em andamento e as medidas de controle dos vetores que transmitem essas arboviroses. Com um óculos de Realidade Virtual, os alunos se divertiram tentando seguir o mosquito dentro de uma casa
INTERATIVA - A exposição reúne diversas atividades. Entre as atrações, está o “Quintal Interativo”, em que é possível observar, ao microscópio, o ciclo de vida do Aedes aegypti nas fases ovo, larva, pupa e alada (adulto). A ideia é convidar o visitante a encontrar potenciais criadouros do vetor, como pneus, caixas d’água destampadas e garrafas armazenadas de maneira incorreta.  O jogo no estilo point-and-click promete mexer com o público e se tornar uma das grandes sensações.
O jogo “Detetive da Dengue” apresenta cenários com possíveis criadouros – o participante deve identificá-los e tocá-los para eliminar a ameaça. Quem encontrar e bloquear mais focos, ganha a partida e acumula pontos na passagem à próxima fase, com nova missão.


O visitante pode ainda usar um aplicativo no celular para achar criadouros do inseto em locais distribuídos ao longo da exposição. 
"Aedes, que mosquito é esse?" fica no Espaço Ciência até 2019 e, para agendar uma visita de grupos de mais de dez pessoas, é só acessar o formulário pelo site www.espacociencia.pe.gov.br/. Grupos menores não precisam agendar. Basta vir ao Museu em seu horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sábados e domingos, de 13:30h às 17h. Mais informações: (81) 3241.3226. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife