Dicas de leituras para junho

Nesse período próximo às férias escolares nada melhor que elaborar, caso permaneça no Recife, uma programação cultural capaz de transformar seu cotidiano em férias estimulantes. Daí, dentro de uma programação, a Agenda Cultural do Recife, traz dicas na área de literatura. Segue dicas para adultos e também para as crianças. Uma boa leitura alimenta e nos deixa livres no mundo da imaginação. As dicas de livros deste mês de junho, você encontra na CEPE Editora (ww.cepe.com.br) e, se quiser, pode fazer suas compras virtuais.

DAS TRIPAS CORAÇÃO
Autor: EZTER LIU
Os dezoito contos do livro Das tripas coração têm em comum a temática feminina, mas as narrativas apontam para panoramas diversos. A mulher que é deus, a mulher-monstro, a mulher que foge, a que faz perguntas, a que acende fogueiras. São as várias faces do feminino que protagonizam as histórias. É o “ser mulher” com sua força que se expande em várias direções, são as personas que coabitam e se revezam para descobrir o que faz de cada uma a protagonista da própria trama. A escolha estética de uma narrativa sem vírgulas aponta para a necessidade de contar sem pausas, com o fôlego possível, o que precisa ser contado, porque o texto tira da adversidade a sua força e atravessa os próprios limites para dizer o que precisa ser dito, muitas vezes usando a poesia nas entrelinhas das narrativas como alinhavo e marca de estilo. Foi Grande Vencedor do V Prêmio Pernambuco de Literatura.


PESADO - ORIGEM E CONSOLIDAÇÃO DO METAL EM PERNAMBUCO
Autor: WILFRED GADÊLHA

Músico e vocalista da cena do rock underground de Pernambuco, o também jornalista Wilfred Gadêlha desenvolve um projeto de mapeamento do gênero metal que resultou em mais de 150 entrevistas, um documentário e agora a segunda edição de PEsado – Origem e consolidação do metal em Pernambuco. Trata-se de um panorama do rock e do heavy metal no Estado, que teve início nos anos 1970, relatando os eventos que marcaram o período e fazendo uma viagem através das gerações de roqueiros e bangers, tudo contado a partir da visão de quem ajudou a construir esse cenário.





PENÉLOPE AFRICANA
Autor: ANDRÉ RESENDE


Penélope Africana é um romance moderno, corajoso, histórico e imaginativo, que transita entre realidade e fantasia. O autor escreve sobre um Brasil escravocrata e cruel, sem excluir a poesia. Narrado por uma voz feminina que tenta contar como possivelmente tudo aconteceu, o romance cresce a cada capítulo ao ir além dos dramas cotidianos até o fortalecimento da personalidade e conscientização dos direitos de Yaá, com uma linguagem cativante que envolve o leitor do início ao fim.








MEMÓRIAS DO ARAGUAIA: DEPOIMENTOS DE UM EX-GUERRILHEIRO
Autor: DAGOBERTO ALVES DA COSTA

O psicólogo Dagoberto Alves da Costa, que vivenciou na juventude a ditadura militar brasileira, revela neste livro como os sonhos da juventude da época foram transformados em pesadelo. O ex-guerrilheiro, após um tempo silencioso, foi encorajado pela esposa , a jornalista e deputada Terezinha Nunes, a narrar experiências, detalhes e horrores que presenciou, o que faz de forma sensível e minuciosa, iluminando assim uma página escura da história do Brasil.








REINALDO DE OLIVEIRA: DO BISTURI AO PALCO
Autor: ANTÔNIO CADENGUE

Ator, encenador e médico cirurgião, Reinaldo de Oliveira acredita que não existe vida sem arte, sobretudo a arte do teatro.É esse amor pela cultura que ajuda a compor suas memórias, intrinsecamente ligadas a história do Teatro de Amadores de Pernambuco. Em Reinaldo de Oliveira: Do bisturi ao palco, além de sua história de vida, o livro tem o mérito de trazer uma grande quantidade de informações sobre o cotidiano da vida pública e privada do Recife do século XX. São nomes, paisagens, objetos e hábitos que compõem um grande mosaico que ajuda a recompor uma época de profundas mudanças na sociedade pernambucana e que aqui enriquecem a narrativa, possibilitando uma aproximação com diversos aspectos de nossa história recente.




Literatura para infância e adolescência

A HISTÓRIA DE UMA BOCA
Autor: ANA VALÉRIA FINK
Vencedor na categoria Infantil no V Concurso Nacional Cepe de Literatura Infantil e Juvenil. A história tem como personagens os dentinhos de uma criança de seis anos, que sofrem convivendo com o consumo exagerado de doces, sendo atacados pelos bichos da cárie. A única salvação para eles é a visita ao dentista, que além de tratar os dentinhos apresenta a escova e o fio dental. As ilustrações são de Jarbas Domingos.

A GUARDIÃ: A CHAVE DO TEMPO
Autor: ISABELA ALBUQUERQUE

Segundo colocado na categoria Juvenil no IV Concurso Cepe de Literatura Infantil e Juvenil, narra as aventuras de Hanna, uma estudante americana, amada pela família e pelo namorado, que descobre que pode ser descendente de uma antiga bruxa medieval, com poderes para viajar no tempo, depois que uma velha senhora lhe conta sobre a história da feiticeira Cassandra. As ilustrações são do paraibano Shiko.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo