Mostra do Cinema Europeu começa amanhã


Para os cinéfilos, uma ótima oportunidade para encontrar os amigos, tendo como programação os bons filmes da Mostra de Cinema Europeu que acontece a partir de amanhã, sexta-feira, dia 18 de maio. E a temática é pertinente: a democracia.

A Mostra de Cinema Europeu acontece nos meses de maio e junho em onze capitais brasileiras e celebra em grande estilo o «Dia da Europa», festejado dia 9 de maio, data que marca o inicio da formação da União Europeia. Neste ano, o tema da Mostra de Cinema Europeu é «Democracia em Cena», um importante valor para a União Europeia.

A mostra será  realizada de 18 a 23 de junho e os 12 filmes de diversos países da Europa serão exibidos em duas instituições, no Instituto Cervantes e no Porto Digital/Porto Mídia.  A entrada será gratuita, sujeita à lotação do auditório. Os filmes têm legendas em português. Horário: sempre às 19hs.

RECIFE (PE)


Programação da Mostra do Cinema Europeu 
AUDITÓRIO PORTO DIGITAL
Rua do Apolo,235 - Recife Antigo (entrada pela Rua do Observatorio)

18 a 23 de junho
ENTRADA FRANCA

Dia 18 de junho/19hs
23-F.O FILME 
 
 
Dia 20 de junho/19hs
A universidade perdida
PAÍS: Espanha 
Título em português: 23-F. O filme. 
Título original: 23-F. La película.

Direção: Chema de la Peña
Ano: 2011
Duração: 105 min.
Gênero: Drama, Historia
Sinopse: 
O fracassado golpe de estado de 23 de fevereiro de 1981, que começou com a apreensão do Congresso dos Deputados e terminou com a libertação dos parlamentares, colocou a democracia espanhola em grande risco. Enquanto Tejero e seus homens mantinham os deputados como reféns, o Rei, de seu escritório, tentou conter o exército e organizar as forças civis. No meio, um quadro complexo onde Milans e Armada moviam as cordas. Na parte de trás do palco, a Espanha vivia no rádio e na televisão. "23F" é a história de três golpes: o de Milans, o de Armada e o de Tejero. O golpe falha quando Tejero começa a entender que foi usado.
Prêmios:
·         Goya 2011. Indicada para melhor ator coadjuvante.

Dia 19 de junho/19hs
Palme


PAÍS: Suécia
Título em português: Palme
Título original: Palme 
Direção: Maud Nycander e Kristina Lindström
Ano: 2012
Duração: 105 min
Gênero: documental
Classificação indicativa: 7 anos
Sinopse: 
Em 1986, o Primeiro Ministro da Suécia, Olof Palme, foi baleado abertamente nas ruas de Estocolmo. Naquela noite de fevereiro, a Suécia transformou-se. O filme PALME trata sobre sua vida, tempo e a Suécia que ele criou. É sobre um homem que mudou a história. Durante a sua vida, Palme foi transportado dos enredos da classe alta para tomar o seu lugar entre os democratas socialistas. Olof Palme foi um menino do escalão dos privilegiados que acabou criando a sociedade mais igualitária do mundo.
O habilidoso político dirigido pela sua paixão à justiça social. O orador ardente que achava inspiração nos contos infantis de dormir. O democrata persuasivo que incitou os EUA a convocar o seu embaixador de volta para a Suécia. Admirado e odiado além do paralelo. Nem antes nem depois dele houve políticos parecidos. Com Olof Palme, um país tão pequeno como a Suécia afetou a política internacional de alto nível.  O jovem Olof Palme era brilhante, atraía homens e mulheres. Cheio de entusiasmo, ele viajou o mundo inteiro e criou impressões, também influenciando a história. O mundo estava aos seus pés. Possibilidades. Visões. Vontade de transformar. Esse filme sobre Olof Palme é uma viagem no tempo, em imagens e experiências.

Dia 20 de junho/19hs
O Bockerer IV - Primavera de Praga 


PAÍS: Áustria

Título em português: O Bockerer IV - Primavera de Praga 
Título original: Der Bockerer IV- Prager Frühling

Direção: Franz Antel
Ano: 2003
Duração: 90 min
Gênero: Drama politico
Classificação indicativa: 6

Sinopse: 

O açougueiro Karl Bockerer de Viena, que já foi protagonista em três outros filmes da história da Áustria, vai casar no ano 1968 a sua empregada Anna. ELe é convidado pelo filho adotivo à cidade de Praga, na ex- Republica Tchecoslováquia, para passar a lua de mel. O plano do filho de abrir uma filial do açougue, e a “Primavera de Praga” na época do comunismo causam muitos problemas e confusões para a família Bockerer, e quando as tropas Soviéticas tomam posse do país, a família Bockerer quer voltar com urgência para Viena. Mas primeiro eles têm que tirar o filho da prisão.
Dia 21 de junho/19hs
A história da linha verde 

PAÍS: Chipre

Título em português: A história da linha verde 
Título original: The story of the green line

Direção: Panikus Chrissanthou
Ano: 2017
Duração: 113 minutos
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 16 anos  
Sinopse: 
Uma história na “linha verde” de Nicósia, onde um muro de barricadas e arame farpado divide uma cidade e um país. Após a guerra, vizinhos que viviam em harmonia se tornaram inimigos. Um soldado cipriota grego e um soldado cipriota turco guardam seus postos em lados opostos da linha e fazem um acordo para visitar suas antigas vilas. Uma jornada perigosa com motivos secretos, mas que prova que muros não podem dividir amizades verdadeiras.

Dia 22 de junho/19hs
Sangue nas águas


PAÍS: Hungria

Título em português: Sangue nas águas
Título original: Szabadság, szerelem

Direção: Krisztina GODA
Ano: 2006
Duração: 123 minutos
Gênero: Drama / Guerra / Histórico / Romance
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: 
Uma nação cujo sonho de liberdade foi devastado, encontra seu rival em um campo de batalha diferente neste filme inspirado em uma história real. Sangue nas Águas celebra a heroica Revolução Húngara de 1956 que se passa em Budapeste e nos Jogos Olímpicos de Melbourne em outubro e novembro desse ano. Enquanto tanques soviéticos arrasavam seu país a equipe húngara de polo aquático vencia os soviéticos na disputa de polo aquático mais violenta da história.
Dia 23 de junho/19hs
Zeus

PAÍS: Portugal

Título original: Zeus
Direção: Paulo Filipe Monteiro
Ano: 2016
Duração: 2h35
Gênero: biográfico
Sinopse: 
Esta é a história real de Manuel Teixeira Gomes. Um escritor de ótima literatura erótica que é eleito Presidente da República – caso único no mundo. Promove políticas reformistas, apoia os operários, combate a banca. Mas, ao fim de 26 meses diz: basta. Estou farto. Qual é o primeiro barco a sair de Lisboa? Não é daqui a um mês, é já. Zeus? É um cargueiro? Não me importa, hão-de levar-me. Não me interessa para onde vão. Parto sem um papel, nada que me lembre a minha vida de escritor ou de Presidente. E assim, aos 65 anos, muda de vida. Vai para o Norte de África, convive com os nômades do deserto, instala-se na Argélia, aí morre 15 anos depois. A sua vida deu um filme: um hino à vida, à liberdade, à coragem, ao sensualismo e à amizade.

Programação da Mostra do Cinema Europeu


Instituto Cervantes Recife
Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4535 - Derby


Dia 18 de junho/19hs
O atirador 

PAÍS: Dinamarca

Título em português: O atirador 
Título original: Skytten
Direção: Annette K. Olesen
Ano: 2013
Duração: 89 minutos
Gênero: Thriller político
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: ​
”O atirador” é um filme de viés político no qual Copenhague se encontra sitiada por um atirador inteligente e determinado. No drama, o novo governo dinamarquês, contrariamente às suas promessas eleitorais, anuncia extração de petróleo na Groenlândia. Isso gera uma violenta reação pública frente aos novos planos que prejudicam o meio-ambiente. O pesadelo da democracia se transforma em uma realidade assustadora – e agora um atirador está em liberdade nas ruas de Copenhague.
Dia 19 de junho/19hs
Se não nós, quem? 


PAÍS: Alemanha

Título em português: Se não nós, quem? 
Título original: Wer, wenn nicht wir

Direção: Andres Veiel
Ano: 2010-11
Duração: 124 min
Gênero: Drama/Biografia
Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: 
No início dos anos 60, em meio à atmosfera da Alemanha Oriental, Bernward Vesper (August Diehl) conhece e se apaixona pela colega de universidade Gudrun Ensslin (Lena Lauzemis). Filhos de pais com papeis importantes no governo Hitler, o casal, ativista político, abre uma pequena editora, causando polêmica logo no primeiro trabalho, quando Bernward dá continuidade a algo começado pelo pai, Will Vesper, autor famoso cuja obra foi usada pelo nazismo. Contrários ao conformismo da sociedade alemã, os jovens unem forças com escritores e demais ativistas, fazendo parte do movimento que tomou proporções globais: "Se não nós, quem, se não agora, quando?"

Prêmios:
·         Indicado para o Urso de Ouro no 61º Festival Internacional de Berlim
·         Andres Veiel (diretor): Prêmio Alfred Bauer- Festival Internacional de Berlim
·         Prêmio de Cinema Alemão de Melhor Ator-August Diehl-2011
·         Prêmio de Cinema Alemão de Melhor Design de Produção: Christian M. Goldbeck-2011
·         Prêmio de Cinema Alemão de Melhor Edição: Hansjörg Weißbrich
·         Prêmio de Cinema Alemão de Melhor Atriz: Lena Lauzemis-2011

PAÍS: França
Título em português: A universidade perdida, Vincennes
Título original: Vincennes, l'université perdue
Direção: Virginie Linhart
Ano: 2016
Duração: 1h 35min
Gênero: documentário
Sinopse: 
Aberta a todos, a universidade de Vincennes, criada no outono de 1968 e destruída em 1980, encarnava a possibilidade de outro sistema de ensino. Entre nostalgia e reflexão, este documentário homenageia uma historia esquecida.Na floresta de Vincennes, antigamente, existia uma universidade revolucionária. Maio de 1968 deixou seu legado e durante doze anos, Vincennes cresceu, se agitou, incomodou, atraindo os melhores professores do país: Michel Foucault, Gilles Deleuze, Hélène Cixous, ou ainda Jacques Rancière.

« A floresta que pensa » se torna um lugar de referência misturando militância e aprendizagem. As lutas são cotidianas. Mas este caos alegre se encontra enfraquecido por histórias de drogas, pretexto ideal para destruir os prédios de Vincennes no verão de 1980. Então, o que sobra destes doze anos efervescentes?
Dia 21 de junho/19hs
Vox Populi

PAÍS: Reino dos Países Baixos

Título em português: Vox Populi
Título original: Vox Populi
Direção: Eddy Terstall
Ano: 2008
Duração: 1h40
Gênero: sátira política / comédia
Classificação indicativa: 12
Sinopse: 
Jos Fransen é um político veterano que enfrenta uma crise de meia-idade. Ele é o líder do partido de esquerda Rood-Groen, mas ultimamente o partido não está indo bem nas pesquisas. Sua filha Zoë começa a namorar com o policial militar Sjef. O pai de Sjef, Nico, é um autêntico vendedor de carros de Amsterdam que odeia políticos. Através dos olhos de Sjef e Nico, Jos está começando a perceber como “as pessoas” enxergam a política. Inspirado por Sjef, Nico e Savo (o cunhado iugoslavo de Sjef), Jos Fransen começa a incluir ideias mais populistas no seu, anteriormente, partido politicamente correto e começa a subir nas pesquisas de opinião. Isso é tudo para aborrecimento de seus colegas elitistas do partido.
Prêmios:
·         Gouden Kalf para melhor ator coadjuvante

Dia 22 de junho/19hs
A máfia mata só no verão
 
PAÍS: Itália
Título em português: A máfia mata só no verão
Título original: La mafia uccide solo d’estate
Direção: Pif (Pierfrancesco Diliberto)
Ano: 2013
Duração: 85 min.
Gênero: comédia, drama
Sinopse: 
Ambientado na Sicília contemporânea, o filme é o conto tragicômico da vida de Arturo, que desde jovem cruza o caminho da máfia. Ele é uma criança particularmente sensível às peculiaridades que ocorrem diariamente na sua cidade e sofre o mesmo destino de todos os jovens jornalistas e ativistas que enfrentaram a verdade de frente e que muitas vezes tornam-se vítimas da máfia. A partir da vida pessoal do protagonista e de sua banal historieta de amor, o filme visa mostrar a organização criminosa não apenas como uma entidade marginal da sociedade do sul da Itália, mas como um organismo que infiltra-se em todos os aspectos da vida dos habitantes desta região e na cultura coletiva.
Prêmios:
·         Festival de Cinema de Turim: Prémio do Público - 2013
·         2 Prêmios David di Donatello: Melhor realização; Prêmio David Jovem - 2013
·         2013, 2 Nastro d'Argento: Melhor novo realizador; Melhor argumento - 2013
·         Globo de Ouro: Melhor argumento - 2014
·         Ciak de Ouro: Ciak de Ouro Alice/Jovem - 2014
·         Festival Internacional de Cinema de Bari: Prémio Francesco Laudadio de melhor primeiro filme   - 2014
·         Trailers FilmFest: Prémio do Público de melhor trailer do ciclo de cinema - 2014
·         Cidade de Misilmeri: Prémio Rocco Chinnici - 2014
·         2 Prêmios Festival de Cinema de Busto Arsizio: Prémio do Público; Melhor argumento - 2014
·         2 Prêmios Festival Bimbi Belli: Melhor filme; Melhor debate - 2014
·         27.º Prêmios do Cinema Europeu: Melhor filme de comédia - 2014
·         Festival do Cinema Italiano de Annecy: Grande Prémio Fictício - 2014
·         Festa do Cinema Italiano: Prémio do Júri de melhor filme - 2014

Dia 23 de junho/19hs
Pássaros, órfãos e loucos 

PAÍS: Eslováquia
 Título em português: Pássaros, órfãos e loucos 
Título original: Vtáčkovia, siroty a blázni

Direção: Juraj Jakubisko
Ano: 1969
Duração: 79 minutos
Gênero: drama
Classificação indicativa: a partir dos 18 anos
Sinopse: 
A parábola mosaica sobre dois rapazes, uma moça e um senhor louco, pessoas que enfrentam um mundo violento, um mundo louco, sem ideais, sem esperança, que relembra fortemente a atmosfera da sociedade na antiga Tchecoslováquia depois de agosto de 1968 (invasão das tropas da União Soviética e outros membros do Pacto de Varsóvia). Juntos, os três amigos, sobrevivem ali somente graças a sua “loucura” – mesmo com os horrores da invasão, os três tentam encarar a realidade de uma forma otimista e fantástica, conduzindo a vida baseada no princípio da brincadeira e da filosofia da alegria.
Prêmios:
·         1973 - Segundo Prémio ao diretor Juraj Jakubisko no Avoriaz Fantastic Film Festival (França)
·         2008 - Globo de cristal ao diretor Juraj Jakubisko no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary (República Tcheca)






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

Paixão de Cristo de Casa Amarela realiza encenação para pessoas em situação de rua