Galeria Ranulpho celebra meio século com exposição de Vicente do Rego Monteiro, amanhã, 22 de maio


Tela de Vicente do rego Monteiro
Espaço cultural tocado pelo marchand Carlos Ranulpho marca data redonda com seis telas do artista modernista, falecido em 1970

A Galeria Ranulpho, no Bairro do Recife, inicia as comemorações de meio século em atividade com uma exposição que remonta às suas origens. Intitulada “Vicente em seis atos – Uma celebração aos 50 anos da Galeria Ranulpho”, a nova mostra reúne seis telas do artista Vicente do Rego Monteiro, um dos expoentes do modernismo brasileiro. A abertura da exposição será no dia 22 de maio (terça-feira), às 19h, com vernissage para convidados.
Obra de Vicente do Rego Monteiro que estará em exposição comemorativa

Todas as telas em exibição datam dos anos 1960, período em que Vicente retrabalhou sua consagrada perspectiva tridimensional na pintura, iniciada nos anos 1920. Foi nessa fase que o artista firmou uma profícua parceria com o marchand Carlos Ranulpho, que o representa até hoje. Nos primeiros anos da galeria, Vicente realizou duas exposições individuais na Galeria Ranulpho, em 1969 e 1970, ano em que morreu.
Ranulpho, em sua Galeria, no Recife Antigo




“É muito emblemático celebrar os 50 anos da galeria com uma exposição de Vicente, já que ele marcou profundamente o início das minhas atividades como marchand. Não é nada fácil permanecer no ramo da arte no Brasil durante tanto tempo, mas resistimos com esforço, trabalho e amor pelo que fazemos. Nessas cinco décadas, organizamos inúmeras exposições, projetos e parcerias marcantes, tendo sempre como objetivo projetar a arte pernambucana para além”, contou Carlos Ranulpho, de 89 anos.
MEMÓRIA - Na exposição, também haverá uma seleção de imagens históricas da galeria. O espaço abriu as portas em 1968, em loja ao lado do Cinema São Luiz, no Centro do Recife, depois que Ranulpho, ex-joalheiro, decidiu investir no mercado de arte local. A galeria ainda funcionou em um casarão em Boa Viagem, entre os anos 1970 e 1980, e teve uma filial em São Paulo, antes de se mudar para o casarão histórico no Bairro do Recife, onde funciona desde 2001. Referência em arte moderna pernambucana, o espaço tem em seu acervo obras de artistas como Vicente do Rego Monteiro, Wellington Virgolino, Reynaldo Fonseca e José Cláudio.

SERVIÇO
Abertura da exposição "Vicente em seis atos - Uma celebração aos 50 anos da Galeria Ranulpho"
Onde: Galeria Ranulpho (Rua do Bom Jesus, 125, Bairro do Recife)
Quando: 22 de maio (terça-feira), às 19h
Informações: (81) 3225-0068

Quando: 22 de maio (terça-feira), às 19h
Informações: (81) 3225-0068


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo