Artepe discute “o papel político do artista” durante realização do v congresso de teatro


Neste final de semana, de 18 a 20, em Serra Talhada, artistas fazem congresso tendo como tema o "Papel político do artista"

A Associação de Realizadores de Teatro de PernambucoARTEPE, realizará neste final de semana, de 18 a 20 de maio, seu V CONGRESSO DE TEATRO, que será sediado no Espaço Cultural Anildomá Willans (anexo ao Museu do Cangaço), na cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, com o tema “O papel político do artista”.

O tema foi escolhido durante Encontro de Grupos havido em Palmares no ano passado, quando a entidade deliberou tomar posição em relação ao momento político vivido no país, onde na sua opinião, há clima de intolerância e patrulhamento, sobretudo em relação às artes e aos artistas.

A pauta do V Congresso debaterá por exemplo a ação ADPF 293 da Procuradoria Geral da República que, se aprovada, não exigirá mais formação e capacitação conforme prevê a Lei 6.533/78 que regulamenta a profissão de “Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão”, uma conquista de 40 anos, pois a Lei é de 1978 e foi conseguida através de muita luta.

Estará também em debate o fortalecimento das entidades representativas e seu papel enquanto porta vozes dos que militam na cultura ou fizeram desta uma profissão, bem como o fortalecimento dos vários movimentos que estão surgindo, sempre empurrados para tal a partir de uma conjuntura adversa vivida em nosso país.

Na programação constam duas mesas de debate: 1) Roda de Diálogo com o tema “Artista Profissional Sim”, com Paulo de Pontes, Manoel Constantino e Paulo de Castro e 2) Mesa Redonda com o tema “O papel político do artista”, com Palestra de Karl Marx e Mediação de Clébio Marques.
"Cabras de Lampião" abrilhantam a abertura do V Congresso da Artepe

Para abrilhantar o evento a Filarmônica de Serra Talhada fará a abertura na sexta-feira e haverá também apresentações dos seguintes espetáculos “Pernambuco é Você”, da Companhia foco 3 do Coliseu com direção de Isaltino Caetano, “Elas Contam Tudo”, da Companhia Omoiós de Teatro, com direção de Manoel Constantino e “Xaxado Cabras de Lampião”, com direção de Cleonice Maria. 

Daniela Câmara e Rose Qurinno interpretam "Elas Contam Tudo!"

A Artepe, fundada em janeiro de 2003, é uma entidade civil de direito privado sem fins econômicos, que objetiva organizar e incentivar as Artes Cênicas, estando aberta a novas filiações para grupos de Teatro, Dança, Circo e Ópera. Possui companhias em todas as Macrorregiões de Pernambuco que levam à cena projetos e espetáculos premiados pela crítica, costumeiramente aplaudidos por expressivo público, o que garante postos de trabalho na Economia do Terceiro Setor, sem perder, contudo, o foco na discussão política e na formação continuada de seus membros.

Feliciano Félix, presidente da Artepe

Na Abertura Solene a entidade fará a outorga do Troféu Artepe Amigo do Teatro para quinze personalidades/entidades por sua prestimosa contribuição para o fortalecimento da cultura no Estado de Pernambuco ao longo dos últimos anos. Serão agraciados: Luiz Felipe Botelho (Dramaturgo), Ivonete Melo (Sated/PE), Paulo de Castro (Apacepe), Odé Félix (Feteape), Clébio Marques (Educador Social), Izaltino Caetano (Ator e Diretor), Cleonice Maria (Fundação Cultural Cabras de Lampião/Serra Talhada), João Carlos Lins (Môlins Produções/Caruaru), Fábio André (Centro de Criação Galpão das Artes/Limoeiro), Manoel Constantino (Encenador), Luciano Duque (Prefeito de Serra Talhada pela construção do Teatro Municipal de Serra Talhada), Fernando Ferro (Autor da emenda que possibilitou a construção do Teatro Municipal de Serra Talhada), Jailson Galvão (Copegás) Deputada Federal Luciana Santos (Frente Parlamentar em defesa da cultura e Seminário em defesa da profissão do artista) e Henrique Celibi (in memoriam)

O V Congresso de Teatro da Artepe se reivindica desse compromisso: enfrentar a tarefa de conhecer e dar a conhecer as experiências do teatro e do artista engajado. Nesse sentido o artista é chamado a cumprir sua histórica missão: ser a salvaguarda e a vanguarda da luta da sociedade em prol das liberdades, do livre pensar e da produção intelectual.



Comentários

  1. O V Congresso da Artepe será o momento de discutir que país nós queremos para nossos artistas. O momento de defender a liberdade para a produção cultural e intelectual.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo