Clube de leitura incentiva à aprendizagem e a interação entre leitores no Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco

Obra de André de Sena estará no Clube de Leitura nesta terça-feira, dia 09 de janeiro 

Um dos melhores exercícios para a memória e a mente, a leitura ajuda a reduzir os níveis de estresse e aumenta o autoconhecimento das pessoas tornando-as mais felizes para desenvolver as atividades do dia a dia. Pensando nisso e levando em consideração o pequeno contingente de leitores existentes no Estado, o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco (Sindsemp/PE) irá promover atividades regulares do clube de leitura, uma prática antiga que tem raízes no século 18 e que cada vez mais ganha adeptos interessados em compartilhar suas experiências literárias e dar fôlego ao mercado. Os primeiros encontros do clube de leitura do Sindsemp/PE serão realizados nos dias 9 e 23 de janeiro, às 18hs, na sede da entidade, em Santo Amaro.   
André de Sena participa do Clube de Leitura nesta terça, dia 09 de janeiro.

O tema escolhido para os dois primeiros encontros é a literatura fantástica, um gênero  literário em que narrativas ficcionais estão centradas em elementos não existentes ou não reconhecidos na realidade pela ciência dos tempos em que a obra foi escrita. Todo texto fantástico tem elementos inverossímeis, imaginários, distantes da realidade dos homens. No primeiro encontro que acontece nesta terça (9), os participantes irão debater a obra Literatura fantástica em Pernambuco & Histórias de fantasmas (Edufpe, 2015) com mediação do autor, o escritor, poeta e músico, André de Sena, professor da Universidade Federal de Pernambuco e líder do Belvidera - Núcleo de Estudos Oitocentistas, grupo de estudos criado em 2011 e especializado em obras, gêneros e modalidades imaginativas do século XIX, a exemplo da literatura fantástica e de horror, em âmbito brasileiro e universal.   

Roberto Beltrão estará, no dia 23 de janeiro, no Clube de Leituras, em quadrinhos, em parceira com André Balaio.


No dia 23, será a vez do jornalista, pesquisador da cultura popular e escritor, Roberto Beltrão, mediar à discussão em torno da sua obra mais recente, lançada no ano passado, Algumas Assombrações do Recife Velho,adaptação em quadrinhos da obra “Assombrações do Recife Velho”, de Gilberto Freyre – um projeto realizado em parceria com o roteirista André Balaio e com o desenhista Téo Pinheiro. Beltrão é criador e um dos editores de “O Recife Assombrado” (www.orecifeassombrado.com) – site em atividade há 17 anos, dedicado à preservação e à divulgação do imaginário pernambucano e também ao fomento da literatura fantástica no Estado. 
Para estimular a maior interação entre os participantes, os mediadores indicam a leitura dos contos: A pata do macaco, do autor W. W. Jacobs; Nas águas do tempo, de Mia Couto; O espírito na garrafa, de autoria dos Irmãos Grimm; o conto Quem sabe? de Guy de Maupassant; e por fim, A mulher alta, escrito por Alarcón.
Além deles, o autor sugere aos participantes que leiam com antecedência o livro “Literatura Fantástica em Pernambuco & histórias de fantasmas”, que encontra-se disponível para consulta na biblioteca do Sindicato.
SERVIÇO:

O que? Clube de Leitura
Tema: O que é a Literatura Fantástica?
Quando?  9 de Janeiro de 2018
Livro: Literatura Fantástica em Pernambuco & histórias de fantasmas
Palestra com o autor André de Sena.
Horário: a partir das 18hs.
Local: auditório do Sindicato dos Servidores do MPPE, Rua Visconde de Suassuna, 114, Bairro de Santo Amaro. 

Quando? 23 de Janeiro de 2018
Tema: Assombrações do Recife Velho - Gilberto Freyre
Livro: Algumas Assombrações do Recife Velho (história em quadrinhos)
Palestra com autor Roberto Beltrão
Horário: a partir das 18hs.
Local: auditório do Sindicato dos Servidores do MPPE, Rua Visconde de Suassuna, 114, Bairro de Santo Amaro. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado