Cantata Bandeira do Divino apresenta repertório brasileiro de folguedos natalinos, neste fim de semana, no Santa Isabel


Promovido pelo Conservatório Pernambucano de Música, espetáculo reúne Orquestra de Câmara de Pernambuco, SaGRAMA, Coro de Crianças do CPM e Cia. Perna de Palco para contar a história do nascimento de Jesus

A época do Natal é cheia de simbolismos de renovação, alegria, luz e amor. O espírito de confraternização é universal, independe de cor, fortuna ou classe social. Para comemorar a data cristã, o Conservatório Pernambucano de Música promoverá a cantata natalina “Bandeira do Divino”, nos dias 9 e 10 de dezembro, no Teatro de Santa Isabel.
Sob a regência do maestro José Renato Accioly, apresentam-se o premiado grupo SaGRAMA, a Orquestra de Câmara de Pernambuco, o Coro de Crianças do Conservatório Pernambucano de Música e a Cia. de Dança Perna de Palco. No total, 150 músicos, cantores e bailarinos estarão no palco.


“No musical Bandeira do Divino, o Conservatório visita o universo dos folguedos brasileiros e apresenta a história do pastoril de maneira única, para lembrar que o Natal é uma festa de todos. Isso é bem representado na fusão do erudito com o popular, na participação de professores e alunos da escola e dos nossos projetos sociais. São diversas origens e o espírito de confraternização é a força motriz do nosso presente natalino”, destaca a gerente geral do CPM, Roseane Hazin.

José Renato Accioly destaca a importância do evento como propagador da cultura popular. “É uma oportunidade de realizar um espetáculo que tem como base as canções do pastoril e agregar a ele outras manifestações do Natal, como a folia de reis e o reisado, tornando a cantata uma vitrine para os folguedos populares. Além disso, promovemos a integração e educação das crianças que estudam no Conservatório, que são iniciantes na música, com grupos de alta performance musical”, explica.

Faz parte do repertório do concerto a música que dá nome ao espetáculo, Bandeira do Divino, de Ivan Lins e Vitor Martins, e também as composições Ave Maria Sertaneja, de Júlio Ricardo e Osvaldo Oliveira; Novena, de Dimas Sedícias; Carnavá na roça, de Lourival Oliveira; entre outras. A trilha conta com arranjos do diretor do SaGRAMA, Sérgio Campelo, explorando os instrumentos da música sinfônica e popular, mistura característica de Pernambuco.

A Cia. de Dança Perna de Palco, que acompanha o SaGRAMA em todas as apresentações desde a sua formação, engrandece ainda mais o evento com coreografias com movimentos dos ritmos populares específicos do ciclo natalino. Os figurinos utilizados são autênticos aos usados pelos brincantes, com apenas algumas adaptações para melhor efeito no palco. O grupo formado pelas bailarinas Anna Miranda e Nara Frej se apresenta em datas festivas como Carnaval, São João e Natal, além de representar nossa cultura popular em congressos e eventos.

A Bandeira do Divino conta ainda com direção cênica de Quiercles Santana e preparação vocal de Célia Oliveira. O espetáculo natalino narra a jornada do pastoril de maneira inovadora, apresentando, além das canções tradicionais de pastoril, novenas, boi de natal, cavalo marinho, galante, guerreiro, entre outras danças e músicas dos folguedos do ciclo natalino brasileiro, além de clássicos da música popular brasileira.

Serviço:
Cantata natalina Bandeira do Divino – Dias 9/12, 20h; e 10/12, 19h, no Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n – Santo Antônio). A entrada é franca e o público deve retirar os ingressos na bilheteria do teatro até uma hora antes da apresentação. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife