20º Encontro de Sanfoneiros do Recife



O evento, que é gratuito, será realizado nos dias 01 e 02 de dezembro na Praça Luiz Gonzaga, no bairro dos Torrões, no Recife, a partir das 8h e segue até 22h. A abertura, nesta sexta-feira (01), será feita pelos bacamarteiros de Abreu e Lima.

O Encontro de Sanfoneiros do Recife realiza a sua 20ª edição e tem o objetivo de divulgar a música popular regional e a sanfona para várias gerações. O encontro, que acontece desde 1998, busca manter viva a memória de Luiz Gonzaga e o instrumento que o imortalizou: a sanfona. Para isso, o produtor do evento, Marcos Veloso, dará aos sanfoneiros, a oportunidade de mostrar o trabalho deles e, consecutivamente, fazer diversas homenagens ao Mestre Lua.



20 anos ininterruptos – A história da sanfona se confunde com as aventuras e desventuras do Sertão nordestino, com o rebuliço, o “xenhenhêm”, o mexe-mexe, em uma toada caboclamente brasileira. A sanfona elege a nossa terra como pátria não de nascimento, mas de identidade. E é na figura de Gonzagão que ela encontra seu mais ilustre representante. Nascido em Exu, Sertão de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912, serviu ao exército, o que lhe permitiu viajar por vários estados do Brasil. Em 1939, decidiu residir no Rio de Janeiro e tentar a vida como cantor e sanfoneiro, arte que teria aprendido com o seu pai, Januário. Tocou nas ruas e cabarés, até ser aclamado no programa de Ary Barroso, na Rádio Nacional. A partir deste momento, foi reconhecido como o Rei do Baião.

É, portanto, inspirado na personalidade lendária de Seu Lua que, em 1998, Marcos Veloso, decide, junto com Paulo Alves, reunir artistas anônimos e ilustres espalhados por todos os rincões do Estado. Realizado sempre em dezembro, mês do nascimento de Luiz Gonzaga, o encontro já homenageou personalidades da música como Joquinha Gonzaga (sobrinho de Gonzaga), Arlindo dos 8 Baixos, Gennaro, Mestre Camarão, Terezinha do Acordeon, Chiquinha Gonzaga, Oswaldinho, Dominguinhos, Zé Bicudo, Severo, Lindu (ex-sanfoneiro do Trio Nordestino), Abdias, Félix Porfírio, Zé de Dande, Agostinho do Acordeom, Luizinho Calixto, Joana Angélica e Heleno dos 8 Baixos.
O evento promove o intercâmbio entre músicos de diferentes regiões de Pernambuco e de outros estados brasileiros, e divulga a obra de um dos maiores ícones da música brasileira: Luiz Gonzaga.

Serviço:
20º Encontro de Sanfoneiros do Recife
Dias 01 e 02 de dezembro, com início às 8h e segue o dia todo até 22h
Local: Praça Luiz Gonzaga (ao lado da sede da Chesf)
Endereço: Rua Doutor Aniceto Ribeiro Varejão (bairro dos Torrões, no Recife)
Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife