quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Projeto Bandas de PE comemora 10 anos nesta sexta-feira (17)


A comemoração será na sede do Conservatório Pernambucano de Música, com homenagens aos antigos e atuais integrantes do grupo

Levar informações e musicalidade para todo o Estado por meio de aulas práticas e teóricas. É esse o propósito que move o projeto Bandas de PE, da Secretaria de Educação do Estado, por meio do Conservatório Pernambucano de Música (CPM). A iniciativa está completando 10 anos de existência e para comemorar o sucesso, uma festa acontece nesta sexta-feira (17), no Auditório Cussy de Almeida, na sede do CPM, às 19h. A entrada é gratuita.


A noite terá início com a apresentação dos trabalhos já realizados pelos integrantes do projeto. A diretora-geral do Conservatório, Roseane Hazin, divide o bom resultado do programa com o professor e coordenador da iniciativa, Diógenes Pires. “É com muita alegria que comemoramos 10 anos dessa ação que dá tão certo, que leva música e conhecimento para todos os cantos do Estado e, mais do que isso, renova esperanças”, comemora Roseane.

Como parte da celebração, participantes atuais e antigos receberão homenagens e certificados. Logo após, os professores que fazem parte da banda vão animar o público com muita música. “Ministramos aulas por todo Estado para incentivar os jovens músicos e a comunidade de cada cidade. É gratificante saber que tocamos pessoas através do conhecimento musical”, destaca Diógenes.

Em parceria com as Bandas Filarmônicas dos municípios, a iniciativa oferece Concertos-aulas com profissionais experientes, que apresentam as diversas possibilidades dos instrumentos. Pela manhã, os músicos assistem a aulas dos instrumentos específicos, entre eles trompete, trompa, trombone, tuba, sax, flauta, clarinete e percussão, além de regência e editoração musical. À tarde, os alunos se reúnem, formam uma nova banda filarmônica e ensaiam um repertório a ser apresentado para o público ao fim da capacitação. Participam da iniciativa músicos profissionais e estudantes das cidades contempladas.

Além dos Concertos-aula, o projeto se dedica à Difusão e Pesquisa. Os profissionais do Conservatório trabalham a partir de três eixos estruturadores: democratização do Estado (referente à qualidade de vida), transposição do conhecimento (levando em conta a interiorização da cultura) e o desenvolvimento econômico para todos.

Serviço:
Aniversário de 10 anos do projeto Bandas de PE
Dia 17, às 19h
Conservatório Pernambucano de Música 
Av. João de Barros, 594, Santo Amaro
Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário