Doutores da Alegria encenam relatos de histórias dos hospitais no Centro Cultural Correios

Foto: Léo Caldas

Conta Causos – Histórias de Palhaços será nesta sexta-feira, 17 de novembro, às 16h, com entrada gratuita. Seis atores do elenco participam do encontro

Se algum dia você estiver nas alas pediátricas dos hospitais Barão de Lucena, Restauração, Hospital Universitário Oswaldo Cruz/Procape ou no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) é possível que, além de cruzar com médicos, enfermeiras e técnicas, você se depare com uma dupla de palhaços. Há 14 anos, os “besteirologistas”, como são chamados os atores do elenco da associação Doutores da Alegria, realizam intervenções artísticas duas vezes por semana em cada um desses hospitais. Algumas das histórias e experiências vividas ao longo desses anos serão compartilhadas no Conta Causos – Histórias de Palhaços, encontro com entrada gratuita que será realizado nesta sexta-feira (17), às 16h, no Centro Cultural Correios, no Bairro do Recife.


O ator Luciano Pontes, conhecido nos hospitais como Dr. Lui, vai contar, por exemplo, a surpresa feita por Robert Ryan Ferreira, de 11 anos, paciente do setor de hemodiálise do IMIP. No último carnaval, Robert decidiu se fantasiar: brincou no Bloco do Miolinho Mole vestido igualzinho ao Dr. Lui. “Não era a roupa de um homem de aço, que voa e tem poderes de efeitos especiais”, escreveu Luciano Pontes no blog dos Doutores da Alegria.

Participam desta edição do Conta Causos os atores Fábio Caio (Dr. Eu_zébio), Juliana de Almeida (Dra. Baju), Luciana Pontual (Dra. Svenza), Luciano Pontes (Dr.Lui), Marcelino Dias (Dr. Micolino) e Marcelo Oliveira (Dr. Marmelo), que assina a direção dessa edição do Conta Causos. A coordenação artística da unidade Recife dos Doutores da Alegria é do ator Arilson Lopes (Dr. Ado) e a coordenação administrativa de Nice Vasconcelos.
O Conta Causos é aberto ao público em geral e tem classificação indicativa livre. 120 alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Porto Digital, que também funciona no Bairro do Recife, estarão na plateia. Ao final, todos podem fazer perguntas ao atores-palhaços.

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que utiliza a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos em hospitais públicos e ambientes adversos. Fundada por Wellington Nogueira em 1991, a associação foi inspirada no trabalho do Big Apple Circus de Nova York. Há 25 anos no Brasil, já realizou mais de um milhão e setecentas mil intervenções junto a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. Atualmente, o Doutores da Alegria possui atividade continuada em São Paulo, no Recife e no Rio de Janeiro.
A partir das intervenções em hospitais, Doutores da Alegria amplia canais de diálogos reflexivos com a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas.

Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria - O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Quem quiser ajudar o trabalho da associação Doutores da Alegria pode entrar no sitewww.doutoresdaalegria.org.br e em facebook.com/doutores.

Serviços:
Conta Causos - Histórias de palhaços
Quando: 17 de novembro (sexta-feira), às 16h
Onde: Centro Cultural Correios (Avenida Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife)
Quanto: Gratuito
Classificação indicativa: Livre
Informações: (81) 3466-2373
Apoio: Centro Cultural Correios
Realização: Doutores da Alegria e Ministério da Cultura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife