Concurso de Agremiações será realizado na Avenida Dantas Barreto

Decisão foi tomada em reunião realizada hoje, entre representantes da Prefeitura do Recife e carnavalescos

Após um processo de consulta popular iniciado há um mês, foi decidido há pouco, na quarta reunião realizada entre carnavalescos e representantes da Secretaria de Cultura do Recife, que o tradicional Concurso de Agremiações será realizado na Avenida Dantas Barreto, durante o Carnaval do próximo ano.


As discussões sobre uma eventual transferência do desfile para a Avenida Alfredo Lisboa foram iniciadas pelo poder público, para assegurar maior protagonismo às tradições que fazem do Carnaval do Recife uma colorida celebração à cultura popular. “Num processo extremamente democrático, propusemos essa consulta, que se encerra hoje com a decisão soberana dos carnavalescos. São eles que têm, por direito, o protagonismo da festa que é a mais fiel tradução de nossa identidade cultural”, disse o secretário executivo de Cultura, Eduardo Vasconcelos. 

A maioria dos carnavalescos optou por manter o desfile do Grupo Especial no centro da cidade, na Avenida Dantas Barreto, no domingo, segunda e terça de Carnaval, começando às 14h. Os grupos 1, 2 e de Acesso desfilarão na Avenida do Forte. 

Tradição iniciada nos idos de 1930, que já percorreu vários bairros da cidade, o concurso reúne hoje 257 agremiações de onze modalidades: escola de samba, blocos de pau e corda, tribos de índios, troças carnavalescas, maracatus de baque solto, maracatus de baque virado, clubes de frevo, clubes de boneco, caboclinhos, bois e ursos.

“Saí da reunião melhor do que entrei. Viemos discutir. E foi o que fizemos. Nada é definitivo. O debate continua, por um Carnaval sempre melhor. Manter na rua uma agremiação por muitos anos e gerações é um grande testemunho de amor à nossa cultura. A Prefeitura respeita e reverencia isso. Nosso compromisso é servir a cada brinquedo e a cada carnavalesco”, concluiu a secretária de Cultura do Recife, Leda Alves.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife